ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES E RENAIS E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM ANEMIA FALCIFORME

Departamento

Medicina.

Resumo

Anemia falciforme (AF) é determinada por uma mutação no gene da cadeia ß da globina, determinando o aparecimento da HbS, que, em condições de hipóxia, sofre polimerização, o que deforma os eritrócitos e induz a episódios de vaso-oclusão, anemia hemolítica, lesão endotelial e vasculopatia proliferativa, o que pode provocar complicações cardiovasculares e renais. Objetivos: identificar possíveis complicações cardiovasculares e renais que possam se associar à doença e avaliar o impacto da AF na qualidade de vida desses pacientes. Métodos: serão avaliadas as características demográficas e clínicas, exames laboratoriais e de imagem ­ para análise cardiovascular e renal ­ e aplicação de questionário de qualidade de vida.

Palavras-chave

Anemia falciforme; qualidade de vida; complicações cardiovasculares e renais.

Aplicações/produtos

O trabalho permitirá que se conheça o perfil cardiovascular e renal dos pacientes com Anemia Falciforme e será muito útil para a avaliação da resposta terapêutica a médio e longo prazos.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010; em andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Ronaldo D'Avila; Vera Lúcia Nascimento Blaia D'Avila; Juliana Assis.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Bolsista e alunos de iniciação científica: Róbson Cristian Virgílio; Ricardo Carvalho Mallozi; Vanessa Dina Palomina Castillo.