ABORDAGEM HERMENÊUTICO-FENOMENOLÓGICA EM PESQUISAS NA ÁREA DA LINGUÍSTICA APLICADA, A

Departamento

Inglês.

Resumo

Este projeto visa ao estudo, desenvolvimento e aplicabilidade da abordagem hermenêutico-fenomenológica (van Manen, 1990; Freire, 1998, 2006, 2007, 2008, 2009) ao desenho de pesquisas em Línguística Aplicada. Destina-se à reflexão e ao questionamento crítico sobre a abordagem, seus instrumentos e procedimentos, com a finalidade de aprofundar seu potencial metodológico, estabelecendo interlocuções com posturas teóricas diversificadas e, em particular, com as teorias da complexidade, dos sistemas complexos e da atividade. O presente projeto também alimenta e é alimentado pelas atividades do GEAHF, Grupo de Estudos sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica, criado em 2007, na PUC-SP.

Palavras-chave

Abordagem hermenêutico-fenomenológica; hermenêutica; fenomenologia; metodologia de pesquisa; linguística aplicada; complexidade; teoria da atividade.

Aplicações/produtos

Ver currículo Lattes.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Maximina Maria Freire.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Andrea Braga Cazerta de Souza; Carla Gallego; Cátia Veneziano Pitombeira; Célia Pereira da Cruz; Gisele de Oliveira; Luciani Vieira Gomes Alvareli; Luís Otávio Batista; Maria Eugênia Witzler D'Esposito; Taciana Oliveira Carvalho Coelho.