Área Restrita
   

Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”

veja mais fotos +

Em 1959, a PUC-SP era pioneira no Brasil, ao criar sua clínica-escola. A Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” surgiu antes mesmo da própria Faculdade de Psicologia, em 1963. Mais do que espaço para aplicação prática de conceitos, é uma unidade de ensino e serviços e se projeta para além do campus universitário, alcançando pessoas e organizações da sociedade.

O atendimento, voltado o público interno e externo, considera os aspectos da realidade em todas as suas dimensões ao realizar diagnósticos, tratamentos e aconselhamentos. A equipe é composta por psicólogos, psiquiatras, neurologistas, psicopedagogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

A maior parte da população que procura a clínica psicológica da PUC-SP não pode pagar pelo tratamento. Em 2006, 8.178 atendimentos (90% do total) foram totalmente gratuitos e o restante em valores que não ultrapassaram os R$ 100/mês. Ainda há as pessoas encaminhadas por organizações com as quais a PUC-SP mantém acordos de cooperação e que recebem atendimento gratuito.

A Clínica Psicológica também serve para a formação de graduandos e aprimorandos em Psicologia e Serviço Social, bacharelandos em Fonoaudiologia e alunos do curso de Psicopedagogia. É ainda local para pesquisas clínicas e de incentivo à transmissão dos conhecimentos clínico-institucionais, dando sede a grupos como o Núcleo de Pesquisas em Psicologia e Informática (NPPI) e o Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (Lelu), entre outros.

Ao contrário da maioria das clínicas-escola, a da PUC-SP mantém atendimento regular, independente do ano letivo porque conta com um corpo profissional de aprimorandos. Processos clínicos e atendimentos são feitos por alunos dos últimos anos dos cursos de graduação e do aprimoramento, sempre sob supervisão de professores.

As presenças do Serviço Social, da Psicopedagogia e da Fonoaudiologia evidenciam a amplitude buscada no trabalho da Clínica Psicológica da PUC-SP. Em relação à primeira área, o objetivo é dar atenção ao sofrimento psíquico, emocional e afetivo das pessoas, de maneira que se considerarem sua inserção sociocultural e as questões específicas daí advindas – sejam elas de natureza relacional, familiar, educacional, financeira, trabalhista, entre outras. Com a Psicopedagogia, o interesse é criar condições para que crianças e adolescentes possam superar problemas de aprendizagem, dando espaço também para estágios supervisionados na área. Já o setor de Fonoaudiologia da Clínica possibilita a avaliação e o atendimento aos pacientes que apresentem alterações na fala, linguagem oral e/ou escrita, sistema sensório motor oral, voz e audição.

Atividades
Até meados de 2006, a Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” já tinha agendadas mais de 11 mil triagens da comunidade externa, cerca de 230 da comunidade PUC-SP e quase 70 pessoas para orientação vocacional, entre outras atividades.
O atendimento ao público externo realizado na sede da clínica em Perdizes oferece serviços para indivíduos, casais, famílias e grupos. Está divido em quatro modalidades – Porta de Entrada, Intervenções, Comunidades Específicas e Área Complementar. Na modalidade “Porta de Entrada” são realizados triagem, pronto atendimento à comunidade PUC-SP, plantão de crise e atendimento a pessoas enlutadas; em “Intervenções” são feitos diagnósticos, terapias, orientação de pais, orientação vocacional e Grupos Interdisciplinares Temáticos; em “Comunidades Específicas” são atendidos deficientes visuais, terceira idade, psicomotricidade, famílias, casos graves e pessoas enlutadas, além daquelas atendidas pelo Núcleo de Pesquisas da Psicologia e Informática (NPPI); na modalidade “Área Complementar”, estão as áreas de psiquiatria, neurologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social.

No atendimento realizado fora dos campi da PUC-SP, alunos do quinto ano da graduação, do Aprimoramento e da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP (Cogeae) atendem a população em organizações públicas e privadas. Algumas destas entidades são Hospital do Servidor Público Municipal, Instituto da Criança, Unifesp, Hospital Infantil Darcy Vargas, Unidades Básicas de Saúde e Complexo Hospitalar Sorocaba, Lar Escola São Francisco e ONG Pró-Mulher, além de penitenciárias, juizados, escolas, abrigos e o Conselho Estadual de Direitos da Criança (Cedeca).  
Outra característica da clínica da PUC-SP é a realização inédita de um atendimento on-line de orientação psicológica. Desde 1995, com a popularização da Internet, a equipe desenvolve estratégias para aproveitá-la na ampliação da comunicação com a sociedade. Um dos frutos deste trabalho é a criação de um espaço de pesquisa que investiga o impacto da nova tecnologia sobre as pessoas e a sociedade. Paralelamente ao atendimento on-line, a equipe mantém uma discussão sobre aspectos éticos, terapêuticos e práticos do uso desses recursos tecnológicos.

A comunidade interna à PUC-SP também pode usar a Clínica Psicológica. O atendimento é destinado aos professores, funcionários e alunos da PUC-SP que procuram espontaneamente atendimento psicológico ou são a ele encaminhados pelo DRH, por Centros, Faculdades e pelo Programa de Atendimento Comunitário (PAC).

Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”
R. Monte Alegre, 961 – Perdizes, São Paulo
(11) 3670-8040
www.pucsp.br/clinica
secretariacp@pucsp.br

saiba mais +

.::voltar::.