CURSO DE C

Outras Questões

Uma função, como foi dito anteriormente, é um bloco de construção muito útil. No C as funções são flexíveis. A flexibilidade dá poder, mas exige cuidado.

 Funções devem ser implementadas, quando possível, da maneira mais geral possível. Isto as torna mais fáceis de serem reutilizadas e entendidas. Evite, sempre que possível, funções que usem variáveis globais.

 Se houver uma rotina que deve ser o mais veloz possível, seria bom implementá-la sem nenhuma (ou com o mínimo de) chamadas a funções, porque uma chamada a uma função consome tempo e memória.

 Um outro ponto importante é que, como já sabemos um bocado a respeito de funções, quando formos ensinar uma das funções das bibliotecas do C vamos mostrar, em primeiro lugar, o seu protótipo. Quem entendeu tudo que foi ensinado nesta parte sobre funções pode retirar inúmeras informações de um protótipo (tipo de retorno, nome da função, tipo dos argumentos, passagem por valor ou passagem por referência).

 Sugiro que neste ponto, o leitor leia um arquivo-cabeçalho como, por exemplo o conio.h ou o string.h. É um bom treino. Estes arquivo podem ser encontrados no diretório apropriado do compilador que você estiver utilizando (geralmente o subdiretório include do diretório onde você instalou o compilador).

Página Anterior Índice da Aula Próxima Página


Curso de C do CPDEE/UFMG - 1996 - 1999