Monitoria

 

 

 Coordenação do Grupo de Monitores:

Professora  Maria Celina de Q. C. Nasser

O que é ser monitor 

            A atividade de monitoria é parte fundamental da Proposta de Trabalho do Departamento de Teologia e Ciências da Religião, respondendo à instância do ensino, sendo que compreendemos a pesquisa e a extensão como elementos que se inter-relacionam. Assim, o nosso monitor tem, prioritariamente, suas atividades voltadas para o ensino, mas oferecemos a possibilidade de ele realizar Iniciação Científica na área de Teologia ou Ciências da Religião, e de trabalhar com a Extensão, através do Projeto Mão-Dupla de Solidariedade. Esta integração entre ensino, pesquisa e extensão permeia o Plano Acadêmico deste Departamento.

            Como metodologia de trabalho,  priorizamos o estudo em grupo dos conteúdos trabalhados pela disciplina. Desta forma, cumprimos nosso objetivo de tornar os monitores um grupo de trabalho, mantendo a função do monitor de facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

O que é ser um monitor?

  1. Ser um monitor, antes de tudo, é ser um facilitador do aprendizado em sala de aula. A relação ensino-aprendizagem se realiza de forma especial e própria em cada sala de aula, em conjunto com os alunos e o professor.

O que é a monitoria?

  • Uma iniciação à docência, em um trabalho conjunto entre professor-monitor dentro de uma sala de aula da disciplina de Introdução ao Pensamento Teológico.

  • Uma iniciação à docência, em um trabalho conjunto entre professor-monitor dentro de uma sala de aula da disciplina de Introdução ao Pensamento Teológico.

  • Uma possibilidade de contato com a experiência de construção do ensino e de ser um agente construtor.

  • Uma participação ativa  no processo de construção da universidade: de seus objetivos e valores.

  • Uma experiência  de auxílio à relação professor-aluno em sala de aula.

  • Uma possibilidade de  enriquecimento de currículo

Pré-requisitos exigidos de um monitor:

  1. Interesse pelo processo de ensino-aprendizado e pelo material trabalhado na disciplina de IPT.

  2. disponibilidade de tempo para encontros semanais com um professor do departamento que será seu professor/tutor ao longo do curso, além de comprometimento com encontros mensais com o grupo de monitores e com grupo de estudo.

  3. Iniciativa no processo de ensino-aprendizagem tanto na preparação das aulas quanto na atuação em sala de aula.

  4. responsabilidade com o que será requisitado do monitor pelo professor/tutor e pelo grupo de monitoria.

  5. Senso crítico para  discutir e propor questões pertinentes à experiência da monitoria.

Maiores informações:

Mandar uma mensagem para Profª Celina – macelina@uol.com.br

ou para o  Departamento de Teologia e Ciências da Religião – dtcr@pucsp.br

Objetivos da Monitoria

Desde a entrega do Plano Trienal (1998-2000), este Departamento manifestou-se favorável à uma retomada mais sistemática do seu trabalho com monitores como uma atividade de caráter coletivo. Formou-se, então, um grupo de monitores desta Unidade com os seguintes objetivos:

·      aprofundar conhecimentos específicos da área trabalhada por este Departamento;

·      possibilitar ao aluno-monitor da graduação participar efetivamente da experiência de construção do ensino e da pesquisa na universidade;

·      formar e capacitar futuros quadros para a universidade;

·      possibilitar/incentivar o trabalho conjunto de professores e monitores de modo a desenvolver um processo ensino-aprendizagem com caráter mais cooperativo;

·      dar continuidade e consistência ao perfil do processo ensino-aprendizagem desenvolvido por este Departamento cujo objetivo é contribuir para a construção da cidadania;

·      favorecer, com a presença do monitor, um melhor entrosamento professor -aluno e uma qualidade mais efetiva na relação dos agentes do processo educativo com o conhecimento;

·      incentivar a observação, análise e aprofundamento do trabalho e dos objetivos da própria universidade, permitindo ao aluno-monitor sentir-se participante do processo de construção desta;

·      oferecer, com o próprio processo da monitoria, a possibilidade de o aluno-monitor enriquecer o seu currículo e efetivar a idéia da flexibilidade curricular

Indicação de Monitores

                        Os critérios utilizados para a indicação dos nomes dos alunos-monitores, além dos já formalizados pela resolução n.º 04/91, foram os seguintes:

·      idoneidade e senso de responsabilidade;

·      seriedade e envolvimento com o projeto da disciplina;

·      interesse do aluno pelo curso;

·      bom relacionamento com colegas e disponibilidade de tempo

Processo de Seleção de Monitores

O Processo de Seleção de Monitores da Disciplina de Introdução ao Pensamento Teológico é fruto de um trabalho conjunto entre a coordenação da monitoria e os monitores, e apresenta critérios; metodologia e cronograma.  

1 – Critérios:

·        Disponibilidade de horário (de10 a 15 horas semanais) para: entrada em sala de aula; reunião semanal com professor; grupo de estudo; preparação individual).

·        Interesse pela docência, uma vez que a monitoria é uma iniciação à docência.

·        Bom desempenho e assiduidade na disciplina de IPT.

·        Comprometimento e responsabilidade.

2 – Metodologia e Cronograma:

·        Início do mês de novembro – os professores convidam os alunos candidatos à monitoria, a partir dos critérios estabelecidos, solicitando que o aluno compareça no departamento para a inscrição e elaboração de uma dissertação [Por que você quer fazer monitoria em IPT?] e uma foto. Pedimos aos professores que elaborem um pequeno relatório sobre o desempenho do aluno-candidato.

·        As dissertações são lidas pela coordenação da monitoria e pelos monitores diretamente envolvidos com a seleção. É feita uma entrevista com cada candidato, e neste momento são explicitadas as funções do monitor de IPT, havendo também a troca de experiências com antigos monitores.

·        Em dezembro – Resultado das entrevistas, recepção aos novos monitores e confraternização da equipe de monitores e professores de IPT.

·        Em fevereiro – antes do início das aulas, há um treinamento do grupo de monitores. O monitor de IPT só entra em sala após seleção e treinamento.

 

 

 

Trabalho em grupo e função do monitor

  1. Como trabalhar em grupo

Objetivos do trabalho em grupo:

    • Recurso para ensino-aprendizagem
    • Circulação das informações (cooperar e compartilhar)
    • Comunicação
    • Respeito ao outro
    • Aprender a viver juntos (família, escola, amigos) – oportunidade de aprendizagem; momento de reflexão.

Problemas:

·        Externos (auto-imagem supervalorizada ou inferiorizada)

·        Desrespeito

Soluções:

·        No interior do grupo através da reflexão, identificando o âmbito do problema:

o       Humor

o       Capacidade de iniciativa

o       Repercussão da presença no grupo

o       Capacidade de dialogar

·        Na identificação do problema está o caminho da solução.

  1. Papéis no grupo

·        Quanto ao humor:

o       Tolerante

o       Irascível

o       Cordato

o       Conciliador

o       Agressivo

o       Ressentido

o       Emburrado

o       Emocional / passional

o       Respeita o outro

·        Quanto à iniciativa:

o       Tem iniciativa

o       Segue os outros (má ou boa vontade)

o       É do contra

o       Reage com timidez

o       Inferioridade

o       Superioridade

·        Quanto à auto-percepção (como é visto no grupo):

o       Agradável

o       Suportável

o       Antipático

o       De oposição

o       Desejada

o       Respeitosa

·        Quanto à capacidade de dialogar:

o       Flexível

o       Teimoso

o       Cabeça-dura

o       Inseguro

o       Maria-vai-com-as-outras

o       Razoável

o       Sabe escutar sem interromper o outro

o       Exprime com clareza e segurança as opiniões

o       Aberto aos argumentos dos outros

  1. Função do monitor nas dinâmicas de grupo

·        Saber o objetivo da atividade: para que e por que será feita a dinâmica; o que deve ser feito; qual o tipo de discussão – debate, estudo, preparação de trabalho – se deve ser feito um relatório; qual o tipo de relatório (esquema; resumo; trabalho); se vai valer nota.

·        Orientar o grupo no objetivo proposto:

o       Quanto ao conteúdo: o monitor deve, tendo um bom domínio sobre o conteúdo a ser trabalhado, facilitar a compreensão dos conceitos – ir do particular ao geral ou do geral ao particular; fazer o aluno descobrir a resposta; ajudá-lo a pensar; se for necessário dê a resposta para não gerar muita ansiedade no grupo. Pense junto com o grupo, dê exemplos (para isso, prepare muitos exemplos antes da aula).

o       Quanto à forma:

§         Organizar o grupo, se for necessário. Não imponha sua presença nem sua ajuda.

§         Coordenar, inicialmente, a discussão

§         Estimular a participação de todos, evitando a monopolização

§         Identificar um coordenador

§         Orientar como trabalhar em grupo

·        Avaliar a partir dos objetivos:

o       O grupo: quanto à forma e ao conteúdo

o       Os participantes do grupo: postura e conteúdo.