Dra.Thais
Waisman
Projeto
de Pesquisa: Mestrado
PUC-SP
- Pós Graduação em Comunicação e Semiótica
Área
de Concentração: Comunicação
Orientadora:
Prof.a. Dra. Maria Lúcia Santaella Braga
1.Título
A
UNIVERSIDADE CORPORATIVA E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA COMUNICAÇÃO
2.
Introdução
O IMPACTO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA SOBREVIVÊNCIA EMPRESARIAL
O Capital Intelectual aliado ao Conhecimento
Empresarial nunca foi tão valorizado e fundamental para a sobrevivência de uma
organização como está sendo à beira do século XXI. As Universidades com os
cursos regulares e de pós-graduação tornaram-se abundantes, oferecendo diplomas
práticos demais ou teóricos demais, preparando mal o profissional para
enfrentar o mercado de trabalho e o próprio trabalho em si. Estas inúmeras opções de carreiras tornaram quase
impossível acompanhar as inovações tecnológicas que se impõe e que ocorrem mais
rápido do que a velocidade do pensamento possa acompanhar. O ciclo de
aprendizado atualmente é de para 03 anos, ou seja a cada três anos os
conhecimentos que envolvam tecnologia devem ser renovados. Partindo dessa
premissa, percebe-se a dissonância encontrada entre o que o aluno efetivamente
aprende na escola e a dificuldade que encontrará para desempenhar sua função na
corporação. Diminuir este gap requer
uma ferramenta de renovação tão rápida quanto as próprias mudanças. Em vista
disso, a EAD via Web passa a ser uma excelente opção para minimizar a
dificuldade das empresas em identificar os seus profissionais de hoje, prepará-los para a liderança eficaz de
amanhã, reciclando continuamente seus conhecimentos numa cultura de
aprendizagem continuada voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional.
O foco organizacional que antes pousava nas
finanças (foco no mercado), migra nesta última década para o ser humano (foco
individual) com o objetivo de potencializar e valorizar o conhecimento e
qualidades dos funcionários e de toda a cadeia produtiva de valores,
aprimorando seu conhecimento individual e, cons equentemente, o empresarial.
Neste ponto, insere-se a Universidade Corporativa como um processo a ser
incorporado pela organização e a EAD como a ferramenta que viabiliza,
colaborativamente este processo.
Os modelos formais de Educação estão em crise há
muito tempo. As Universidades deveriam instigar o aprendizado na sua forma de
pesquisa científica e serem reconhecidas como centros de excelência, porém esta
não é a realidade na grande maioria das instituições. Profissionais pouco
preparados na graduação têm que continuar especializando-se para obter um lugar
no mercado de trabalho, porém nem sempre há tempo hábil para esta espera longa
em começar a produzir financeiramente. As empresas, então, vislumbrando um
grande potencial em seus candidatos ou funcionários, têm que investir em suas
carreiras, dando-lhes subsídios para que possam crescer e suprir as
necessidades específicas que o cargo e a corporação necessitam. A indústria de Educação é a # 2 no ranking
mundial e com um percentual de crescimento de mais de 10% ao ano mundialmente.
Novos modelos urgem e estão sendo desenvolvidos para adaptar-se ao ritmo
alucinante de novas tecnologias e de novos horizontes advindos do processo de
globalização em um mercado altamente competitivo. Tais modelos acabam recaindo
na responsabilidade social da empresa que é o setor mais sensível a este
problema e o que tem maior interesse em investir nos seus talentos.
Utilizando dados americanos, observa-se que o
foco universitário dos cursos de longa duração, em 1988 representava 56% da
população que buscam cursos superiores. Na década de 70, este número
correspondia à 80% dos estudantes. Isto nos mostra que o número de
profissionais que buscam instituições formais de ensino em cursos de longa duração
vem caindo significativamente, mas estes estudantes começam a formar uma nova
categoria: o estudante profissional ,
representando uma fatia de 44% dessa
população que sem dúvida nenhuma será o mercado que mais crescerá no século
XXI. Esse estudante profissional é um
consumidor de Educação especializada que busca alternativas eficazes para manter o nível de conhecimento
individual através de uma constante reciclagem tecnológica, consolidando uma
necessidade de aprendizagem permanente, Educação continuada dentro do seu
próprio ambiente de trabalho.
Complementando
este processo, entra em cena a Educação a Distância.
2.2
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ( EAD )
Educação à Distância é a
combinação de tecnologias convencionais e mídia digital com atividades
presenciais. O meio pode ser Internet, Intranet, Televisão, videoconferência, Teleconferência, CD-ROM e novas
tecnologias que surjam. O estudo pode ser individual e/ou em grupo, nos locais
de trabalho ou à conveniência do usuário, através de métodos de orientação e
tutoria à distância. O
aluno é pró-ativo no processo de aprendizagem, sendo o professor um
moderador/facilitador.
A EAD vem auxiliando a Educação privada
corporativa adeqüando-se à realidade do ambiente profissional, oferecendo a rapidez, a agilidade, o
conteúdo adequado e a disponibilidade da informação no momento necessário. A Internet quebra radicalmente o paradigma
da Educação restrita às estruturas físicas consolidadas, pois coloca à
disposição do estudante um mundo de informações antes aprendidos nos bancos
escolares.
Mundialmente, EAD como
método educativo vem sendo utilizado por empresas na Europa e Estados Unidos
desde o início da década de 80 e vem conquistando espaço no Brasil desde o fim
da década de 80, mas é no fim da década de 90 que apresenta um crescimento
visível do interesse das instituições de ensino, das empresas e do próprio
governo. Tal interesse está profundamente atrelado ao desenvolvimento das
tecnologias de informação e rápida disseminação da Internet, conectando o
mundo, tornando-o sem fronteiras e facilitando o contato entre empresas e
instituições de ensino, numa troca frenética de conhecimentos, experiências,
talentos, informações.
Nada nos leva a crer que haverá uma substituição
total e radical dos treinamentos corporativos presenciais pelo modelo EAD, ao
contrário, estas mesmas “fábricas de conteúdos e talentos” desencerram-se de um
mundo restrito das quatro paredes das Universidades e Instituições, onde estão
limitados a condições estritas para o acesso de alunos, abrindo-se para um
mundo sem fronteiras: a Internet. A aula presencial continua tendo a sua importância fundamental reconhecendo a
importância da convivência presencial, porém mescla-se com as aulas virtuais,
em modelos híbridos, num suspiro tecnológico à serviço da aprendizagem sem
fronteiras e disponível a todos.
Cursos online estão
se tornando o método de escolha padrão para o
treinamento corporativo, de
acordo com a Information Week. O estudo entrevistou 300 executivos da área de
tecnologia da Educação e identificou que 55% deles qualificaram EAD como
prioridade fundamental para os negócios no ano
2000, pois reduz as despesas com viagens e as dificuldades de agenda
associadas aos treinamentos tradicionais baseados em salas de aula, podendo ser
disponibilizados para clientes e funcionários (
Information Week, 03/01/2000 ).
A Universidade Corporativa visa promover a capacitação profissional e a manutenção dos conhecimentos, otimizando tempo e recursos no alcance de resultados superiores. Tem por objetivo criar uma cultura organizacional de aprendizado contínuo, intercolaboradora para promover e aperfeiçoar os talentos empresariais, direcionando as corporações para posições de liderança no mercado global através da valorização do capital intelectual. Dentro deste contexto que trabalha variáveis como rapidez, aperfeiçoamento profissional, competitividade, diversificação de produtos e diversidade de culturas e pessoas, perguntas chave vêm à tona e devem ser pensadas como: prazo de validade do conhecimento adquirido; os processos de renovação e armazenamento do conhecimento; a manutenção dos funcionários e toda a cadeia de valores da empresa em constante estado de atualização.
As empresas não querem depender das instituições
formais de ensino. Elas têm que ser agentes dos seus próprios processos de
conhecimento empresarial e Educação continuada, vinculando de maneira mais
estreita os programas de aprendizagem a metas e resultados estratégicos
desejados pelas empresas, com mais agilidade e utilizando-se cada vez mais a
tecnologia disponível: EAD como facilitador e propulsor da aprendizagem para
muitos e simultaneamente.
A pirâmide do aprendizado é uma representação
gráfica simbólica do índice de retenção
do conhecimento do indivíduo em situações de aprendizado presenciais. Da
simples leitura conclui-se que esta retenção será maior quanto mais forem
utilizados os níveis inferiores da pirâmide (aprendizagens práticas). A questão
básica é saber que método de aprendizagem poderá reunir o maior número possível
de degraus da pirâmides de forma que se obtenha a máxima capacidade de retenção
do conhecimento ou do aprendizado. A EAD pode ser a resposta a essa questão e é
o objeto desta pesquisa, na hipótese de que como ferramenta de disseminação
abrangente do conhecimento e ao mesmo tempo customizada individualmente, pode
utilizar-se de sistemas híbridos com aulas presenciais e virtuais, ampliando as
formas de comunicação, podendo ser um excelente método que resulte em altos
níveis de retenção desse conhecimento, com resultados mensurados de
produtividade acima da média, ou no mínimo, nivelado com o método tradicional,
porém com economia de tempo e recursos.
80
Cortesia
do NTL Institute for Applied Behavioral Sciences
2.5 - MODELO
DE AVALIAÇÃO
Avaliação é componente fundamental de qualquer
processo ou instituição cujo trabalho seja Educação. No caso específico de
programas de Educação a Distância, diante da falta de um modelo consolidado há
pouquíssimos trabalhos científicos de pesquisa que elucidam os modos e a
eficácia dos processos comunicativos. Como o ambiente corporativo não requer
reconhecimento de programas pelo MEC, a avaliação poderá ter outros critérios
mais específicos, onde a qualidade dos processos é relevante. A Educação a
Distância vem incorporando um alto
número de novas tecnologias que expandem as possibilidades de interatividade,
comunicação, apresentação e condução de cursos, sendo assim necessária a
pesquisa permanente na busca de soluções ótimas e subsídios que possam
contribuir para a construção de uma base teórica e operacional que permita uma
reflexão crítica sobre o tema.
3-Justificativa
para o projeto de pesquisa
As instituições formais de
ensino não estão satisfazendo as necessidades de aprendizado e reciclagem das
empresas. Os cursos “de prateleiras” oferecidos no mercado não correspondem às
expectativas de negócios empresariais. A globalização da economia e a rapidez
das inovações tecnológicas estão exigindo cada vez maior esforço em formação
profissional, treinamento e Educação continuada, fazendo com que empresas
invistam mais em programas de ensino a distância, como forma de minimizar
custos, uniformizar as informações dispensadas aos colaboradores. As Universidades
Corporativas procuram, então diminuir este gap através de programas
personalizados, em substituição aos programas formais de ensino.
A importância da pesquisa
aqui proposta é fundamental dada a responsabilidade social que as empresas estão assumindo em formar
cidadãos, substituindo muitas vezes o próprio papel do Estado na formação
básica de seus cidadãos. Falar sobre EAD sem conhecer a fundo as consequências
e impactos reais que este método pode ter na vida das pessoas é leviano, assim
como é o papel das Universidades pesquisar a eficácia do modelo e auxiliar a
utilização da ferramenta na sua potencialidade e efeitos desejados. Esta
pesquisa trata de discutir não o modelo educacional em si, mas as formas de
comunicação que fazem da EAD uma ferramenta de aprendizagem personalizada
e ao mesmo tempo de alta demanda, com
impacto importante na vida profissional e no desenvolvimento individual.
3.1-CONSTRUTIVISMO OU CONSTRUCIONISMO
"Construir
seu próprio conhecimento", assim, praticar o Construtivismo em EAD significa proporcionar ao estudante
profissional, criança ou adulto, um ambiente totalmente favorável aos objetivos
a que se propõe, apresentando uma
razoabilidade concreta do método. O professor mantém uma postura de mediador ,
presente virtualmente, interagindo com seus alunos, exercendo o papel de
facilitador da construção do conhecimento do outro. O setor corporativo obtém
vantagens da EAD uma vez que “provoca”
o funcionário a se responsabilizar por sua própria formação e destino dentro da
empresa, decidindo como, quando e o quê vai querer no seu menu de
conhecimentos, obedecendo sempre um programa mínimo oferecido.
O governo brasileiro apoia
a iniciativa da EAD com a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinando que o “Poder Público incentivará o desenvolvimento
e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e
modalidades de ensino e de Educação continuada” ( Art. 80 da Lei 9394 de 10
de Dezembro de 1996), porém tais leis dirigem-se aos cursos regulares e que necessitam
de titulação do MEC, saindo do escopo dessa pesquisa; mesmo assim interessa-nos
saber que existe uma secretaria
governamental de Educação a Distância tratando de normatizar esta nova modalidade de Educação.
Como a Comunicação é
intermediada pela mídia, a EAD possui
características peculiares como a relação professor-aluno fugindo do modelo
presencial, mas introduzindo a
interatividade através de ferramentas utilizadas que permitem a comunicação
bidirecional e a participação do aluno,
valorizando o estudo individual - a auto-instrução. A aprendizagem é
independente e flexível, tornando o
aluno capaz de aprender a aprender e aprender a fazer. A forma de comunicar-se
é o divisor de águas e objeto desta pesquisa, pois a EAD pode ser a comunicação de um para muitos, chegando ao
extremo de massificar a aprendizagem e ignorar a diversidade cultural, ou a
comunicação de muitos para muitos devido à incrível vantagem da interatividade
e bidirecionalidade do método. A pesquisa aqui proposta deve estudar estas
características das formas da comunicação próprias e específicas da EAD (
bidirecionalidade e interatividade) para serem eficazmente aplicadas, cumprindo
o papel a que se propõem.
3.3-A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM EAD
Todo processo educativo é um
processo de Comunicação. As formas de Comunicação pressupõem não só o aspecto
cognitivo, mas também a formulação do
raciocínio lógico ou Semiótico, onde a
ética do processo, portanto a do gerador de conteúdo, assim como a
própria Estética do Aprendizado são de vital importância para a interatividade
e perfeita interpretação do conteúdo a ser estudado. A forma de se comunicar se
dá pela multiplicidade e diversidade de recursos tecnológicos da Web que
permitirão ao aluno a tão almejada presença ou introspeção na realidade
virtual. O processo de comunicação não
pode deixar dúvidas estruturais, mas sim questões lógicas a serem perseguidas.
Sendo a EAD via Web um sistema de comunicação abrangente, deveria atender a alguns objetivos básicos
como informar, ensinar e entreter, já que tem a seu favor a interatividade e
bidirecionalidade do meio. Esta pesquisa proposta tem em seu escopo avaliar a
real interatividade do indivíduo com o meio de comunicação proposto. Qual seria
este “índice de interatividade”, de presença
no ambiente virtual? Quanto este indivíduo interage com o sistema e adapta-se a
ele? Qual o índice de retenção desse conhecimento baseado na Pirâmide
anteriormente apresentada?
Os fatores considerados chave da comunicação em EAD
levam em consideração:
1.
a Coerência global, ou
seja, o quanto esta linguagem eletrônica está verdadeiramente comunicando-se
com o indivíduo;
2.
Quão sem fronteiras é
a sua abrangência ;
3.
O contexto, ou seja, a
razoabilidade do método
4. Descrição do projeto
Esta pesquisa visa analisar criticamente o binômio Universidade Corporativa e Educação à Distância (EAD), prioritariamente na mídia digital Internet (WBT - Treinamento baseado na Web ) sob a ótica da Comunicação, avaliando a importância e a efetividade da aprendizagem no modelo EAD como ferramenta de ensino no ambiente corporativo, através do estudo da interatividade real do indivíduo com o ambiente de aprendizado híbrido (virtual e presencial). No presente estudo o foco estará voltado somente à esfera corporativa, devido à formação das Universidades Corporativas Virtuais e Presenciais que surgem. Como o papel preponderante destas novas instituições passa a ser o de formar o estudante profissional em programas de Educação continuada oferecidos dentro das empresas, a Internet entra dentro das instituições, atropelando os sistemas formais de treinamento, criando novos hábitos, mudando culturas, impondo novo ritmo aos programas de aprendizagem corporativa. Envolve com isso nada mais que o Globo em sua teia invisível e irreversível de infovias, disponibilizando e permeando as informações como nunca antes visto a tal ponto que passa a ser mais produtivo ou mais hábil no ambiente corporativo aquele que souber como lidar com essas informações todas disponíveis 24 hs/dia, 7 dias/semana e 365 dias/ano. Assim, o que antes era privilégio de alguns dentro das empresas, passa a ser básico na sobrevivência empresarial. Como em toda época de transição, torna-se relevante, então, estudar o impacto e a efetividade do treinamento à distância comparativamente com o treinamento presencial sob o importante viés da Comunicação da Informação, baseada na Semiótica ou na Ética da Aprendizagem Virtual, destrinchando os elementos intrínsecos deste processo que fazem a diferença entre modelos consolidados e os de uso inadvertido de uma poderosa ferramenta de disseminação da informação.
Avaliar a eficiência dos processos de
comunicação do método, o trabalho a ser proposto está direcionado para a
avaliação qualitativa das formas de Comunicação em EAD que se expressam no
âmbito de tempo de aprendizagem comparado com o modelo presencial, ROI (
retorno sobre investimento) em relação ao presencial, índice de turn over (quantidade de permuta de
trabalho de funcionários ao longo de um período) e satisfação do cliente
(desempenho profissional avaliado pela gerência e formulários de satisfação de
cliente) também são objetos desta pesquisa proposta.
Praticamente todas as empresas nacionais que
atuam em mais de uma região do território brasileiro têm sérias dificuldades de
manter a coesão dos valores e missão da
empresa, assim como de manter treinada sua equipe e transmitir as informações
necessária em um território tão vasto geograficamente e culturalmente tão
diversificado. Como treinar um funcionário do Nordeste igualmente a um do
Sudeste? Este é o grande desafio das empresas hoje: aperfeiçoar a disseminação
eficaz do conhecimento a um baixo custo e alta abrangência. Os modelos
presenciais de treinamento requerem intermediadores ou “professores” que
transmitirão estes conhecimentos, porém pela natureza sígnica da Comunicação,
este indivíduo filtra e reinterpreta o conteúdo que lhe foi encomendado
causando disparidade de informações e não a uniformização dos conceitos mínimos
pretendidos pelas corporações, a tal ponto que as empresas desejam investir em
métodos que possam minimizar esta influência
e que permita adotar meios de
comunicação para a aprendizagem que seja viável economicamente, veloz como a
tecnologia e aperfeiçoável rapidamente .
5. Objetivos
A Universidade Corporativa é um poderoso modelo
de treinamento corporativo, utilizando-se de tecnologias convergentes como
ferramental que viabiliza o modelo EAD em questão, em empresas como Mc.Donalds,
Banco de Boston, Datasul, Grupo Accor, Grupo Algar, dentre alguns exemplos no
Brasil. As limitações ao uso da Internet para a EAD resultam também do
questionamento da eficácia e veracidade da ferramenta, com a resistência ao
ambiente virtual de treinamento por ser este um modelo razoavelmente
desconhecido e pouco estudado. Com isso, a EAD tem sido timidamente utilizada
para oferecer parte de programas de aprendizagem corporativa contínua, porém
amplamente discutida como meio de comunicação e ensino.
Baseada nas premissas até aqui expostas, esta
pesquisa propõe-se a mensurar os processos comunicativos em EAD via Web,
através de indicadores importantes de eficácia dos meios de comunicação
utilizados; comparar o seu diferencial em relação ao método presencial
clássico, analisando onde estes processos convergem ou divergem e quais seus
pontos de contato; avaliar qualitativamente o índice de retenção de
conhecimento do modelo EAD em comparação ao presencial. Pretende-se assim,
elucidar em que os métodos diferem, porquê eles diferem e quando utilizar um ou
outro, separados ou complementando-se.
Para este estudo selecionou-se a Academia de Serviços - Universidade Corporativa Accor pertencente ao Grupo
Accor do segmento hoteleiro e de refeições, de origem francesa, e a pioneira na
implantação da Universidade Corporativa no Brasil. A Academia Accor nasceu em
1992 no Brasil pela necessidade de unificação, coesão de valores e serviços dentro da empresa que seriam oferecidos
dentro de programas de treinamento. Por possuir 19.000 funcionários até o
presente momento, depara-se com algumas situações interessantes: 2.000
executivos de alto nível que podem enquadrar-se em qualquer forma de
aprendizagem corporativa e responder satisfatoriamente ao modelo EAD; porém o
grande desafio é levar a EAD via Web para os 17.000 funcionários de nível educacional
fundamental e que são a linha de frente do Grupo. A Academia Accor poderá
oferecer o campo fértil para a realização da pesquisa, pelo pioneirismo no
Brasil, pela experiência em aculturamento, implantação e manutenção e controle
do modelo Universidade Corporativa; estando em fase inicial de transição para
um mix de programas presenciais e virtuais. Esta pesquisa poderá trazer à luz
questões levantadas no decorrer da explanação e que servirão como modelo para
outras empresas nacionais melhor utilizarem-se desta poderosa ferramenta que é
a EAD e a aprendizagem corporativa.
6. Questões e análises de
resultados
As principais questões pesquisadas são:
6.1 -
Impacto da EAD nas Universidades Corporativas: os processos de comunicação na
Web como fator determinante de sucesso para o uso desta ferramenta;
6.2 - Análise dos fatores que justificam o uso da EAD: o impacto da
ferramenta no ambiente corporativo e
a melhora do desempenho individual,
aumento de produtividade, economia de tempo, economia de recursos, diminuição
do turn over de funcionários, globalização do aprendizado, padronização do
conhecimento medidos através da eficácia do método virtual comparado com o
presencial;
6.3 – O nível de interatividade do usuário no ambiente de aprendizado
virtual, assim como a retenção do conhecimento
6.4 - Análise comparativa dos processos de comunicação presencial e
virtual focando o que torna diferente e eficaz um modelo em relação ou outro em
sociedades altamente diversificadas culturalmente estudando o papel do professor
como filtro da informação no ensino presencial e a inexistência dessa
questão no modelo EAD
As questões serão analisadas de acordo com a tabulação dos formulários
de avaliação, material de campo colhido e pesquisa bibliográfica, conforme
metodologia abaixo.
7. Metodologia
As visitas em campo da Academia Accor em Campinas
proporcionarão o material necessário para o entendimento dos pontos críticos
dos processos de comunicação em EAD e seus gaps, evidenciando as diferenças marcantes
entre o treinamento tradicional presencial e o ambiente virtual da Universidade
Corporativa. Como a experiência da Academia Accor é a mais importante do Brasil
devido, também, à sua antiguidade e pioneirismo, o estudo de campo facilitará o
entendimento e a aprendizagem desta experiência e nos dará material farto para
a mensuração da eficácia dos processos de comunicação em EAD. Outro ponto
importante será avaliar qual a porcentagem de cursos que estão sendo realizados
via EAD exclusivamente, quais em sistemas híbridos, avaliando o índice de
retenção de conhecimento através de análise qualitativa do conteúdo aprendido e
aplicado na prática.
Passos da pesquisa:
7.1 - Iniciaremos a pesquisa conceituando Educação a Distância e justificaremos seu modelo clássico Construtivista.
7.2
- Abordaremos as Teorias da Comunicação e seus processos comunicativos que
embasarão as análises de resultados.
7.3
– Abordaremos a Estética da linguagem, no sentido de C.S.Pierce, como um dos
pilares da formulação do raciocínio lógico ou Semiótico e que fundamentarão a
discussão
7.4
– Discorreremos sobre Universidade Corporativa – Academia Accor, onde
discutiremos o papel das empresas como instituições de ensino responsáveis pela
formação, capacitação e potencialização
dos estudantes profissionais e da cadeia produtiva de valores envolvida no
processo e da valorização do Capital Intelectual. A argumentação será permeada
pela análise do papel do interlocutor como interpretante do conteúdo e da EAD
que minimiza esta função, fazendo uma comparação entre os dois modelos e a
eficiência dos processos de comunicação sob a lente da estética Semiótica.
7.5
– Comparação dos métodos presencial e EAD através de questionários dirigidos a
um grupo-piloto heterogêneo e pré selecionado, que será exposto aos dois
modelos e terá seu desempenho mensurado pelas respostas fornecidas, pela
participação em sala de aula presencial
que nos indicará o índice de retenção do conhecimento adquirido através
de mídias isoladas e processos comunicativos únicos ou mix de processos comunicativos
e mídias combinadas. Esta análise nos guiará para o entendimento dos pontos de
convergência dos métodos e mídias e também das divergências que ocorrem.
7.6
– A interatividade com o ambiente
virtual será monitorada e analisada
pelos boletins de log de acesso que são fornecidos por qualquer servidor de
Internet, onde poderemos Ter uma idéia de presença na Internet ou realidade
virtual do método com o intuito de corroborar ou não, o interesse que uma aula
virtual pode despertar.
7.7
- Através da Diretoria Executiva da Academia Accor, acompanharemos as curvas de
investimentos, abrangência do modelo, ROI, satisfação de clientes (formulários
já existentes), taxa de retenção de clientes e funcionários, crescimento do
Grupo
7.8
- Ilustrando esta discussão, falaremos sobre a tendência mundial do aprendizado
coletivo, porém customizado via EAD, propiciado pelas tecnologias
convergentes através dos meios
multimídia e que resultam em uma cibercultura global, porém com modelos locais
apropriados e adequados ao local de aplicação – processo em contínua evolução,
especialmente no ambiente empresarial onde o que está em jogo é o tripé de
sustentação da empresa: competitividade
( capacidade de mudança e adaptação que resultará na sobrevivência
mercadológica desta empresa) – conhecimento
( Tecnologia da Informação de um modo geral e EAD) - cliente ( produto final almejado pelas empresas – sem clientes não
há empresas, pensamento estratégico, visão logística, relacionamento,
experiência, lógica de raciocínio, foco no cliente).
Com o levantamento bibliográfico e a pesquisa em
livros, textos e outras teses, assim como pesquisa em sites da Internet
referentes ao tema pretende-se formar a base conceitual da pesquisa,
enfatizando os três temas subentendidos: Universidade Corporativa, Educação a
Distância e Processos de Comunicação.
A participação em listas internacionais de discussão trará visibilidade
ao projeto e inputs globais sobre o tema.
Ainda como parte instrumental da pesquisa, inclui-se
a implantação do laboratório de EAD no CIMID ( Centro de Investigação em Mídia
Digital – Projeto subsidiado pela Fapesp no Programa de Comunicação e Semiótica
da PUCSP, cujo objetivo é criar um Centro de Investigação das Mídias Digitais),
onde pretende-se criar as ementais digitais dos cursos de Comunicação e
Semiótica no formato EAD, como pré-cursos, propiciando ao aluno o conhecimento
do conteúdo, perfil das aulas e do professor, assunto abordado, etc. O objetivo
é iniciar a transição presencial-virtual, monitorando os processos de
comunicação e compará-los com o modelo clássico existente.
8. Plano de trabalho
1º. Semestre:
Cursar 02 disciplinas; levantamento bibliográfico; implantação do
projeto-piloto de ementas digitais como pré-cursos das disciplinas de
Comunicação e Semiótica via EAD-WBT no CIMID; início às visitas da Academia
Accor; passos da pesquisa 1, 2 e 3
2º Semestre:
Cursar 02 disciplinas; passos da pesquisa: 4 e 8 com a elaboração e distribuição dos
questionários ao grupo-piloto; participação Congresso ABED – São Paulo
3º Semestre:
Cursar as 02 últimas disciplinas; monitoração dos resultados das
ementas digitais do CIMID; passos da pesquisa: 5 e 6. Exame de qualificação.
Participação Congresso Online Educa Madrid/Berlim e participação no
Compós
4ºSemestre:
Passos da pesquisa: 7 e análise final geral dos resultados encontrados.
Defesa da tese
8. Bibliografia
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Pierre. A inteligência Coletiva. São Paulo: Loyola,1998.
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Cibercultura, São Paulo: 34, 1999
Pessis-Pasternak,
Guitta: Do caos à inteligência artificial, São Paulo Unesp, 1993
Santaella,
Lucia: Cultura das Mídias, São Paulo, experimento, 1997
Volkmer,
Ingrid: Borders in cyberspace – Information policy and the global information
infraestructure, cambridge: MIT press, 1997
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Jesús. Sujeito, Comunicação e Cultura. Comunicação e Educação. São Paulo,
n.15,p.62-80, maio/ago.,1999.
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DUCHAEST,PHILIP - “A web-based model for University
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SPIRO,R
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and KAYE,A- “Mindwave: communication, computers and distance education” –
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Education World - biblioteca http://www.education-world.com
Biblioteca Virtual de
Educação - (BVE) http://bve.cibec.inep.gov.br