Dra.Thais Waisman

Projeto de Pesquisa: Mestrado

PUC-SP - Pós Graduação em Comunicação e Semiótica

Área de Concentração: Comunicação

Orientadora: Prof.a. Dra. Maria Lúcia Santaella Braga

 

 

1.Título 

A UNIVERSIDADE CORPORATIVA E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA COMUNICAÇÃO

 

2. Introdução

O IMPACTO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA SOBREVIVÊNCIA EMPRESARIAL

O Capital Intelectual aliado ao Conhecimento Empresarial nunca foi tão valorizado e fundamental para a sobrevivência de uma organização como está sendo à beira do século XXI. As Universidades com os cursos regulares e de pós-graduação tornaram-se abundantes, oferecendo diplomas práticos demais ou teóricos demais, preparando mal o profissional para enfrentar o mercado de trabalho e o próprio trabalho em si. Estas  inúmeras opções de carreiras tornaram quase impossível acompanhar as inovações tecnológicas que se impõe e que ocorrem mais rápido do que a velocidade do pensamento possa acompanhar. O ciclo de aprendizado atualmente é de para 03 anos, ou seja a cada três anos os conhecimentos que envolvam tecnologia devem ser renovados. Partindo dessa premissa, percebe-se a dissonância encontrada entre o que o aluno efetivamente aprende na escola e a dificuldade que encontrará para desempenhar sua função na corporação. Diminuir este gap requer uma ferramenta de renovação tão rápida quanto as próprias mudanças. Em vista disso, a EAD via Web passa a ser uma excelente opção para minimizar a dificuldade das empresas em identificar os seus profissionais de hoje,  prepará-los para a liderança eficaz de amanhã, reciclando continuamente seus conhecimentos numa cultura de aprendizagem continuada voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional.

O foco organizacional que antes pousava nas finanças (foco no mercado), migra nesta última década para o ser humano (foco individual) com o objetivo de potencializar e valorizar o conhecimento e qualidades dos funcionários e de toda a cadeia produtiva de valores, aprimorando seu conhecimento individual e, cons equentemente, o empresarial. Neste ponto, insere-se a Universidade Corporativa como um processo a ser incorporado pela organização e a EAD como a ferramenta que viabiliza, colaborativamente este processo.

 

2.1 - A EDUCAÇÃO NO PRÓXIMO MILÊNIO: AS ORGANIZAÇÕES

Os modelos formais de Educação estão em crise há muito tempo. As Universidades deveriam instigar o aprendizado na sua forma de pesquisa científica e serem reconhecidas como centros de excelência, porém esta não é a realidade na grande maioria das instituições. Profissionais pouco preparados na graduação têm que continuar especializando-se para obter um lugar no mercado de trabalho, porém nem sempre há tempo hábil para esta espera longa em começar a produzir financeiramente. As empresas, então, vislumbrando um grande potencial em seus candidatos ou funcionários, têm que investir em suas carreiras, dando-lhes subsídios para que possam crescer e suprir as necessidades específicas que o cargo e a corporação necessitam. A  indústria de Educação é a # 2 no ranking mundial e com um percentual de crescimento de mais de 10% ao ano mundialmente. Novos modelos urgem e estão sendo desenvolvidos para adaptar-se ao ritmo alucinante de novas tecnologias e de novos horizontes advindos do processo de globalização em um mercado altamente competitivo. Tais modelos acabam recaindo na responsabilidade social da empresa que é o setor mais sensível a este problema e o que tem maior interesse em investir nos seus talentos.

Utilizando dados americanos, observa-se que o foco universitário dos cursos de longa duração, em 1988 representava 56% da população que buscam cursos superiores. Na década de 70, este número correspondia à 80% dos estudantes. Isto nos mostra que o número de profissionais que buscam instituições formais de ensino em cursos de longa duração vem caindo significativamente, mas estes estudantes começam a formar uma nova categoria: o estudante profissional , representando uma fatia de 44%  dessa população que sem dúvida nenhuma será o mercado que mais crescerá no século XXI. Esse estudante profissional é um consumidor de Educação especializada que busca alternativas  eficazes para manter o nível de conhecimento individual através de uma constante reciclagem tecnológica, consolidando uma necessidade de aprendizagem permanente, Educação continuada dentro do seu próprio ambiente de trabalho.

Complementando este processo, entra em cena a Educação a Distância.

 

2.2 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ( EAD )

Educação à Distância é a combinação de tecnologias convencionais e mídia digital com atividades presenciais. O meio pode ser Internet, Intranet, Televisão, videoconferência, Teleconferência, CD-ROM e novas tecnologias que surjam. O estudo pode ser individual e/ou em grupo, nos locais de trabalho ou à conveniência do usuário, através de métodos de orientação e tutoria à distância. O aluno é pró-ativo no processo de aprendizagem, sendo o professor um moderador/facilitador.

A EAD vem auxiliando a Educação privada corporativa  adeqüando-se  à realidade do ambiente profissional,  oferecendo a rapidez, a agilidade, o conteúdo adequado e a disponibilidade da informação  no momento necessário. A Internet quebra radicalmente o paradigma da Educação restrita às estruturas físicas consolidadas, pois coloca à disposição do estudante um mundo de informações antes aprendidos nos bancos escolares.

Mundialmente, EAD como método educativo vem sendo utilizado por empresas na Europa e Estados Unidos desde o início da década de 80 e vem conquistando espaço no Brasil desde o fim da década de 80, mas é no fim da década de 90 que apresenta um crescimento visível do interesse das instituições de ensino, das empresas e do próprio governo. Tal interesse está profundamente atrelado ao desenvolvimento das tecnologias de informação e rápida disseminação da Internet, conectando o mundo, tornando-o sem fronteiras e facilitando o contato entre empresas e instituições de ensino, numa troca frenética de conhecimentos, experiências, talentos, informações.

Nada nos leva a crer que haverá uma substituição total e radical dos treinamentos corporativos presenciais pelo modelo EAD, ao contrário, estas mesmas “fábricas de conteúdos e talentos” desencerram-se de um mundo restrito das quatro paredes das Universidades e Instituições, onde estão limitados a condições estritas para o acesso de alunos, abrindo-se para um mundo sem fronteiras: a Internet. A aula presencial  continua tendo a sua importância fundamental reconhecendo a importância da convivência presencial, porém mescla-se com as aulas virtuais, em modelos híbridos, num suspiro tecnológico à serviço da aprendizagem sem fronteiras e disponível a todos.

 

Cursos online estão se tornando o método de escolha padrão para o  treinamento corporativo, de acordo com a Information Week. O estudo entrevistou 300 executivos da área de tecnologia da Educação e identificou que 55% deles qualificaram EAD como prioridade fundamental para os negócios no ano  2000, pois reduz as despesas com viagens e as dificuldades de agenda associadas aos treinamentos tradicionais baseados em salas de aula, podendo ser disponibilizados para clientes e funcionários    ( Information Week, 03/01/2000 ).

 

2.3 - A UNIVERSIDADE CORPORATIVA

A Universidade Corporativa visa promover a capacitação profissional e a manutenção dos conhecimentos, otimizando tempo e recursos no alcance de resultados superiores. Tem por objetivo criar uma cultura organizacional de aprendizado contínuo, intercolaboradora para promover e aperfeiçoar os talentos empresariais, direcionando as corporações para posições de liderança no mercado global através da valorização do capital intelectual. Dentro deste contexto que trabalha variáveis como rapidez, aperfeiçoamento profissional, competitividade, diversificação de produtos e diversidade de culturas e pessoas,  perguntas chave vêm à tona e devem ser pensadas como: prazo de validade do conhecimento adquirido; os processos de renovação e armazenamento do conhecimento; a manutenção dos funcionários e toda a cadeia de valores da empresa em constante estado de atualização.

As empresas não querem depender das instituições formais de ensino. Elas têm que ser agentes dos seus próprios processos de conhecimento empresarial e Educação continuada, vinculando de maneira mais estreita os programas de aprendizagem a metas e resultados estratégicos desejados pelas empresas, com mais agilidade e utilizando-se cada vez mais a tecnologia disponível: EAD como facilitador e propulsor da aprendizagem para muitos e simultaneamente.

 

2.4 - A PIRÂMIDE  DA APRENDIZAGEM

A pirâmide do aprendizado é uma representação gráfica simbólica do índice de  retenção do conhecimento do indivíduo em situações de aprendizado presenciais. Da simples leitura conclui-se que esta retenção será maior quanto mais forem utilizados os níveis inferiores da pirâmide (aprendizagens práticas). A questão básica é saber que método de aprendizagem poderá reunir o maior número possível de degraus da pirâmides de forma que se obtenha a máxima capacidade de retenção do conhecimento ou do aprendizado. A EAD pode ser a resposta a essa questão e é o objeto desta pesquisa, na hipótese de que como ferramenta de disseminação abrangente do conhecimento e ao mesmo tempo customizada individualmente, pode utilizar-se de sistemas híbridos com aulas presenciais e virtuais, ampliando as formas de comunicação, podendo ser um excelente método que resulte em altos níveis de retenção desse conhecimento, com resultados mensurados de produtividade acima da média, ou no mínimo, nivelado com o método tradicional, porém com economia de tempo e recursos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Cortesia do NTL Institute for Applied Behavioral Sciences

 

2.5 - MODELO DE AVALIAÇÃO

Avaliação é componente fundamental de qualquer processo ou instituição cujo trabalho seja Educação. No caso específico de programas de Educação a Distância, diante da falta de um modelo consolidado há pouquíssimos trabalhos científicos de pesquisa que elucidam os modos e a eficácia dos processos comunicativos. Como o ambiente corporativo não requer reconhecimento de programas pelo MEC, a avaliação poderá ter outros critérios mais específicos, onde a qualidade dos processos é relevante. A Educação a Distância  vem incorporando um alto número de novas tecnologias que expandem as possibilidades de interatividade, comunicação, apresentação e condução de cursos, sendo assim necessária a pesquisa permanente na busca de soluções ótimas e subsídios que possam contribuir para a construção de uma base teórica e operacional que permita uma reflexão crítica sobre o tema. 

 

3-Justificativa para o projeto de pesquisa

As instituições formais de ensino não estão satisfazendo as necessidades de aprendizado e reciclagem das empresas. Os cursos “de prateleiras” oferecidos no mercado não correspondem às expectativas de negócios empresariais. A globalização da economia e a rapidez das inovações tecnológicas estão exigindo cada vez maior esforço em formação profissional, treinamento e Educação continuada, fazendo com que empresas invistam mais em programas de ensino a distância, como forma de minimizar custos, uniformizar as informações dispensadas aos colaboradores. As Universidades Corporativas procuram, então diminuir este gap através de programas personalizados, em substituição aos programas formais de ensino.

A importância da pesquisa aqui proposta é fundamental dada a responsabilidade social  que as empresas estão assumindo em formar cidadãos, substituindo muitas vezes o próprio papel do Estado na formação básica de seus cidadãos. Falar sobre EAD sem conhecer a fundo as consequências e impactos reais que este método pode ter na vida das pessoas é leviano, assim como é o papel das Universidades pesquisar a eficácia do modelo e auxiliar a utilização da ferramenta na sua potencialidade e efeitos desejados. Esta pesquisa trata de discutir não o modelo educacional em si, mas as formas de comunicação que fazem da EAD uma ferramenta de aprendizagem personalizada e  ao mesmo tempo de alta demanda, com impacto importante na vida profissional e no desenvolvimento individual.

 

3.1-CONSTRUTIVISMO OU CONSTRUCIONISMO

"Construir seu próprio conhecimento", assim, praticar o  Construtivismo em EAD significa proporcionar ao estudante profissional, criança ou adulto, um ambiente totalmente favorável aos objetivos a que se  propõe, apresentando uma razoabilidade concreta do método. O professor mantém uma postura de mediador , presente virtualmente, interagindo com seus alunos, exercendo o papel de facilitador da construção do conhecimento do outro. O setor corporativo obtém vantagens da EAD uma vez que  “provoca” o funcionário a se responsabilizar por sua própria formação e destino dentro da empresa, decidindo como, quando e o quê vai querer no seu menu de conhecimentos, obedecendo sempre um programa mínimo oferecido.

 

O governo brasileiro apoia a iniciativa da EAD com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinando que o “Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino e de Educação continuada” ( Art. 80 da Lei 9394 de 10 de Dezembro de 1996), porém tais leis dirigem-se aos cursos regulares e que necessitam de titulação do MEC, saindo do escopo dessa pesquisa; mesmo assim interessa-nos saber que existe  uma secretaria governamental de Educação a Distância tratando de normatizar  esta nova modalidade de Educação.

 

Como a Comunicação é intermediada pela mídia, a  EAD possui características peculiares como a relação professor-aluno fugindo do modelo presencial, mas  introduzindo a interatividade através de ferramentas utilizadas que permitem a comunicação bidirecional e a participação do aluno,  valorizando o estudo individual - a auto-instrução. A aprendizagem é independente  e flexível, tornando o aluno capaz de aprender a aprender e aprender a fazer. A forma de comunicar-se é o divisor de águas e objeto desta pesquisa, pois a EAD pode ser  a comunicação de um para muitos, chegando ao extremo de massificar a aprendizagem e ignorar a diversidade cultural, ou a comunicação de muitos para muitos devido à incrível vantagem da interatividade e bidirecionalidade do método. A pesquisa aqui proposta deve estudar estas características das formas da comunicação próprias e específicas da EAD ( bidirecionalidade e interatividade) para serem eficazmente aplicadas, cumprindo o papel a que se propõem.

 

3.3-A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM EAD

Todo processo educativo é um processo de Comunicação. As formas de Comunicação pressupõem não só o aspecto cognitivo, mas também a  formulação do raciocínio lógico ou Semiótico, onde a  ética do processo, portanto a do gerador de conteúdo, assim como a própria Estética do Aprendizado são de vital importância para a interatividade e perfeita interpretação do conteúdo a ser estudado. A forma de se comunicar se dá pela multiplicidade e diversidade de recursos tecnológicos da Web que permitirão ao aluno a tão almejada presença ou introspeção na realidade virtual.  O processo de comunicação não pode deixar dúvidas estruturais, mas sim questões lógicas a serem perseguidas. Sendo a EAD via Web um sistema de comunicação abrangente,  deveria atender a alguns objetivos básicos como informar, ensinar e entreter, já que tem a seu favor a interatividade e bidirecionalidade do meio. Esta pesquisa proposta tem em seu escopo avaliar a real interatividade do indivíduo com o meio de comunicação proposto. Qual seria este  “índice de interatividade”, de presença no ambiente virtual? Quanto este indivíduo interage com o sistema e adapta-se a ele? Qual o índice de retenção desse conhecimento baseado na Pirâmide anteriormente apresentada?

 

Os fatores considerados chave da comunicação em EAD levam em consideração:

1.       a Coerência global, ou seja, o quanto esta linguagem eletrônica está verdadeiramente comunicando-se com o indivíduo;

2.       Quão sem fronteiras é a  sua abrangência ;

3.       O contexto, ou seja, a razoabilidade do método

 

4.    Descrição do projeto

Esta pesquisa visa analisar criticamente o binômio Universidade Corporativa e Educação à Distância (EAD), prioritariamente na mídia digital Internet (WBT -  Treinamento baseado na Web ) sob a ótica da Comunicação, avaliando a importância  e a efetividade da aprendizagem no modelo EAD como ferramenta de ensino no ambiente corporativo, através do estudo da interatividade real do indivíduo com o ambiente de aprendizado híbrido (virtual e presencial). No presente estudo o foco estará voltado somente à esfera corporativa, devido à formação das Universidades Corporativas Virtuais e Presenciais que surgem. Como o papel preponderante destas novas instituições passa a ser o de formar o estudante profissional em programas de Educação continuada oferecidos dentro das empresas, a Internet entra dentro das instituições, atropelando os sistemas formais de treinamento, criando novos hábitos, mudando culturas, impondo novo ritmo aos programas de aprendizagem corporativa. Envolve com isso nada mais que o Globo em sua teia  invisível e irreversível de infovias, disponibilizando e permeando as informações como nunca antes visto a tal ponto que passa a ser mais produtivo ou mais hábil no ambiente corporativo aquele que souber como lidar com essas informações todas disponíveis 24 hs/dia, 7 dias/semana e 365 dias/ano. Assim, o que antes era privilégio de alguns dentro das empresas, passa a ser básico na sobrevivência empresarial. Como em toda época de transição, torna-se relevante, então, estudar o impacto e a efetividade do treinamento à distância comparativamente com o treinamento presencial sob o importante viés da Comunicação da Informação, baseada na Semiótica ou na Ética da Aprendizagem Virtual, destrinchando os elementos intrínsecos deste processo que fazem a diferença entre modelos consolidados e os de uso inadvertido de uma poderosa ferramenta de disseminação da informação.

Avaliar a eficiência dos processos de comunicação do método, o trabalho a ser proposto está direcionado para a avaliação qualitativa das formas de Comunicação em EAD que se expressam no âmbito de tempo de aprendizagem comparado com o modelo presencial, ROI ( retorno sobre investimento) em relação ao presencial, índice de turn over (quantidade de permuta de trabalho de funcionários ao longo de um período) e satisfação do cliente (desempenho profissional avaliado pela gerência e formulários de satisfação de cliente) também são objetos desta pesquisa proposta.

 

Praticamente todas as empresas nacionais que atuam em mais de uma região do território brasileiro têm sérias dificuldades de manter a coesão  dos valores e missão da empresa, assim como de manter treinada sua equipe e transmitir as informações necessária em um território tão vasto geograficamente e culturalmente tão diversificado. Como treinar um funcionário do Nordeste igualmente a um do Sudeste? Este é o grande desafio das empresas hoje: aperfeiçoar a disseminação eficaz do conhecimento a um baixo custo e alta abrangência. Os modelos presenciais de treinamento requerem intermediadores ou “professores” que transmitirão estes conhecimentos, porém pela natureza sígnica da Comunicação, este indivíduo filtra e reinterpreta o conteúdo que lhe foi encomendado causando disparidade de informações e não a uniformização dos conceitos mínimos pretendidos pelas corporações, a tal ponto que as empresas desejam investir em métodos que possam minimizar esta influência  e que permita adotar meios  de comunicação para a aprendizagem que seja viável economicamente, veloz como a tecnologia e aperfeiçoável rapidamente .

 

5.    Objetivos

A Universidade Corporativa é um poderoso modelo de treinamento corporativo, utilizando-se de tecnologias convergentes como ferramental que viabiliza o modelo EAD em questão, em empresas como Mc.Donalds, Banco de Boston, Datasul, Grupo Accor, Grupo Algar, dentre alguns exemplos no Brasil. As limitações ao uso da Internet para a EAD resultam também do questionamento da eficácia e veracidade da ferramenta, com a resistência ao ambiente virtual de treinamento por ser este um modelo razoavelmente desconhecido e pouco estudado. Com isso, a EAD tem sido timidamente utilizada para oferecer parte de programas de aprendizagem corporativa contínua, porém amplamente discutida como meio de comunicação e ensino.

Baseada nas premissas até aqui expostas, esta pesquisa propõe-se a mensurar os processos comunicativos em EAD via Web, através de indicadores importantes de eficácia dos meios de comunicação utilizados; comparar o seu diferencial em relação ao método presencial clássico, analisando onde estes processos convergem ou divergem e quais seus pontos de contato; avaliar qualitativamente o índice de retenção de conhecimento do modelo EAD em comparação ao presencial. Pretende-se assim, elucidar em que os métodos diferem, porquê eles diferem e quando utilizar um ou outro, separados ou complementando-se.  Para este estudo selecionou-se a Academia  de Serviços - Universidade Corporativa Accor pertencente ao Grupo Accor do segmento hoteleiro e de refeições, de origem francesa, e a pioneira na implantação da Universidade Corporativa no Brasil. A Academia Accor nasceu em 1992 no Brasil pela necessidade de unificação, coesão  de valores e serviços dentro da empresa que seriam oferecidos dentro de programas de treinamento. Por possuir 19.000 funcionários até o presente momento, depara-se com algumas situações interessantes: 2.000 executivos de alto nível que podem enquadrar-se em qualquer forma de aprendizagem corporativa e responder satisfatoriamente ao modelo EAD; porém o grande desafio é levar a EAD via Web para os 17.000 funcionários de nível educacional fundamental e que são a linha de frente do Grupo. A Academia Accor poderá oferecer o campo fértil para a realização da pesquisa, pelo pioneirismo no Brasil, pela experiência em aculturamento, implantação e manutenção e controle do modelo Universidade Corporativa; estando em fase inicial de transição para um mix de programas presenciais e virtuais. Esta pesquisa poderá trazer à luz questões levantadas no decorrer da explanação e que servirão como modelo para outras empresas nacionais melhor utilizarem-se desta poderosa ferramenta que é a EAD e a aprendizagem corporativa.

 

 

6.    Questões e análises de resultados

As principais questões pesquisadas são:

6.1   - Impacto da EAD nas Universidades Corporativas: os processos de comunicação na Web como fator determinante de sucesso para o uso desta ferramenta;

6.2 - Análise dos fatores que justificam o uso da EAD: o impacto da ferramenta no ambiente corporativo  e a  melhora do desempenho individual, aumento de produtividade, economia de tempo, economia de recursos, diminuição do turn over de funcionários, globalização do aprendizado, padronização do conhecimento medidos através da eficácia do método virtual comparado com o presencial;

6.3 – O nível de interatividade do usuário no ambiente de aprendizado virtual, assim como a retenção do conhecimento

6.4 - Análise comparativa dos processos de comunicação presencial e virtual focando o que torna diferente e eficaz um modelo em relação ou outro em sociedades altamente diversificadas culturalmente estudando o papel do professor como filtro da informação no ensino presencial e a inexistência dessa questão  no modelo EAD

As questões serão analisadas de acordo com a tabulação dos formulários de avaliação, material de campo colhido e pesquisa bibliográfica, conforme metodologia abaixo.

 

7.    Metodologia

As visitas em campo da Academia Accor em Campinas proporcionarão o material necessário para o entendimento dos pontos críticos dos processos de comunicação em EAD e seus gaps, evidenciando as diferenças marcantes entre o treinamento tradicional presencial e o ambiente virtual da Universidade Corporativa. Como a experiência da Academia Accor é a mais importante do Brasil devido, também, à sua antiguidade e pioneirismo, o estudo de campo facilitará o entendimento e a aprendizagem desta experiência e nos dará material farto para a mensuração da eficácia dos processos de comunicação em EAD. Outro ponto importante será avaliar qual a porcentagem de cursos que estão sendo realizados via EAD exclusivamente, quais em sistemas híbridos, avaliando o índice de retenção de conhecimento através de análise qualitativa do conteúdo aprendido e aplicado na prática. 

 

Passos da pesquisa:

7.1 - Iniciaremos a pesquisa conceituando Educação a Distância e justificaremos seu modelo clássico Construtivista.

7.2 - Abordaremos as Teorias da Comunicação e seus processos comunicativos que embasarão as análises de resultados.

7.3 – Abordaremos a Estética da linguagem, no sentido de C.S.Pierce, como um dos pilares da formulação do raciocínio lógico ou Semiótico e que fundamentarão a discussão

7.4 – Discorreremos sobre Universidade Corporativa – Academia Accor, onde discutiremos o papel das empresas como instituições de ensino responsáveis pela formação, capacitação e potencialização dos estudantes profissionais e da cadeia produtiva de valores envolvida no processo e da valorização do Capital Intelectual. A argumentação será permeada pela análise do papel do interlocutor como interpretante do conteúdo e da EAD que minimiza esta função, fazendo uma comparação entre os dois modelos e a eficiência dos processos de comunicação sob a lente da estética Semiótica.

7.5 – Comparação dos métodos presencial e EAD através de questionários dirigidos a um grupo-piloto heterogêneo e pré selecionado, que será exposto aos dois modelos e terá seu desempenho mensurado pelas respostas fornecidas, pela participação em sala de aula presencial  que nos indicará o índice de retenção do conhecimento adquirido através de mídias isoladas e processos comunicativos únicos ou mix de processos comunicativos e mídias combinadas. Esta análise nos guiará para o entendimento dos pontos de convergência dos métodos e mídias e também das divergências que ocorrem.

7.6 – A  interatividade com o ambiente virtual  será monitorada e analisada pelos boletins de log de acesso que são fornecidos por qualquer servidor de Internet, onde poderemos Ter uma idéia de presença na Internet ou realidade virtual do método com o intuito de corroborar ou não, o interesse que uma aula virtual pode despertar.

7.7 - Através da Diretoria Executiva da Academia Accor, acompanharemos as curvas de investimentos, abrangência do modelo, ROI, satisfação de clientes (formulários já existentes), taxa de retenção de clientes e funcionários, crescimento do Grupo

7.8 - Ilustrando esta discussão, falaremos sobre a tendência mundial do aprendizado coletivo, porém customizado via EAD, propiciado pelas tecnologias convergentes  através dos meios multimídia e que resultam em uma cibercultura global, porém com modelos locais apropriados e adequados ao local de aplicação – processo em contínua evolução, especialmente no ambiente empresarial onde o que está em jogo é o tripé de sustentação da empresa: competitividade ( capacidade de mudança e adaptação que resultará na sobrevivência mercadológica desta empresa) – conhecimento ( Tecnologia da Informação de um modo geral e EAD) - cliente ( produto final almejado pelas empresas – sem clientes não há empresas, pensamento estratégico, visão logística, relacionamento, experiência, lógica de raciocínio, foco no cliente).

Com o levantamento bibliográfico e a pesquisa em livros, textos e outras teses, assim como pesquisa em sites da Internet referentes ao tema pretende-se formar a base conceitual da pesquisa, enfatizando os três temas subentendidos: Universidade Corporativa, Educação a Distância e Processos de Comunicação.

A participação em listas internacionais de discussão trará visibilidade ao projeto e inputs globais sobre o tema.

Ainda como parte instrumental da pesquisa, inclui-se a implantação do laboratório de EAD no CIMID ( Centro de Investigação em Mídia Digital – Projeto subsidiado pela Fapesp no Programa de Comunicação e Semiótica da PUCSP, cujo objetivo é criar um Centro de Investigação das Mídias Digitais), onde pretende-se criar as ementais digitais dos cursos de Comunicação e Semiótica no formato EAD, como pré-cursos, propiciando ao aluno o conhecimento do conteúdo, perfil das aulas e do professor, assunto abordado, etc. O objetivo é iniciar a transição presencial-virtual, monitorando os processos de comunicação e compará-los com o modelo clássico existente.

 

8.    Plano de trabalho

1º. Semestre: 

Cursar 02 disciplinas; levantamento bibliográfico; implantação do projeto-piloto de ementas digitais como pré-cursos das disciplinas de Comunicação e Semiótica via EAD-WBT no CIMID; início às visitas da Academia Accor; passos da pesquisa 1, 2 e 3

 

2º Semestre:

Cursar 02 disciplinas; passos da pesquisa: 4 e 8 com  a elaboração e distribuição dos questionários ao grupo-piloto; participação Congresso ABED – São Paulo

 

3º Semestre:

Cursar as 02 últimas disciplinas; monitoração dos resultados das ementas digitais do CIMID; passos da pesquisa: 5 e 6. Exame de qualificação.

Participação Congresso Online Educa Madrid/Berlim e participação no Compós

 

4ºSemestre:

Passos da pesquisa: 7 e análise final geral dos resultados encontrados.

Defesa da tese

 

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