Prof. Dr. Edson Zampronha [ zampra@osite.com.br ]

Projeto: Fragmentação e Materialidade / Fragmentation and Materiality

A pesquisa de pós-doutorado que desenvolvo atualmente procura aplicar a semiótica e a teoria do caos na constituição da materialidade sonora. Essa materialidade sonora é apliada na composição musical com reflexos também na linguagem muscial.
O principal problema é, por um lado, desenvolver diferentes formas de geração caótica. Essa geração usa processos caóticos provenientes da matemática e da análise de sons naturais.
Por outro lado, o principal problema é como partir do domínio matemático e chegar no domínio sonoro. Esse problema é particularmente difícil, e nesse ponto encontramos a barreira mais complexa a ser superada de modo a se conseguir bons resultados. Aqui a presença da semiótica é dominante.
Esse problema é, de fato, um probrema de representação, i.e., saber como representar um domínio no outro. Já desenvolvi varrias táticas, com resultados bastante satisfatórios. E estou aplicando esses resultados, passo a passo, em diferentes composições musicais. Esses resultados produziram também uma mudança na estrutura da linguagem musical dessas obras. Elas geram uma característica fragmentária que abre uma nnova perspectiva a qual promove o repensar da linguagem musical e do processo de escuta musical.

The post-doctorate research that I am developing nowadays searches for the application of the semiotics and chaos theory in the constitution of sound materiality. This sound materiality is applied to musical compositions and it reflexes also in their musical languages. The main problem is, on the one hand, to develop different forms of chaotic generation. This generation uses chaotic processes coming from mathematics and from the analysis of natural sounds. On the other hand, the main problem is how to depart from the mathematical realm and arrive in the sound realm. This problem is specifically difficult, and in this point we find the more complex barrier to be overcome in order to achieve good results. Here semiotics has its main presence. This problem is, in fact, a problem of representation, i.e., to know how to represent one realm into the other. I have developed many tactics with quite good results. And I am applying these results, step by step, to different musical compositions. These results have also produced a change in musical language structure of these works. They generate a fragmentary feature that opens a new perspective, which promotes the rethinking of musical language and the process of musical listening.

 

Edson Zampronha (Rio de Janeiro-RJ, Brasil, 02/Junho/1963) Compositor, trabalha com música contemporânea e experimental, semiótica e tecnologia. Estudou Composição na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Após o Mestrado em Composição Musical na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), obteve Doutorado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é professor de Composição na UNESP e pesquisador pós-doutorando em Semiotica da PUC/SP. Recebeu dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes: Toccata II, em 1993, e Modelagem VII, em 1996. Coordenador do Grupo de Estudos em Música, Semiótica e Interatividade. Produz e apresenta o programa Contemporânea - a ousadia da escuta na Rádio UNESP FM. É autor do livro Notação, Representação e Composição - um novo paradigma da escritura musical (Annablume/FAPESP, 2000).

Edson Zampronha (Rio de Janeiro-RJ, Brasil, 02/Junho/1963) He is composer, works with contemporary and experimental music, semiotics and technology. Studied Composition at São Paulo State University (UNESP). After accomplishing Master's degree in Musical Composition at Rio de Janeiro Federal University (UFRJ), he concluded his Doctorate in Communication and Semiotics at Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC/SP). Nowadays he is professor of musical composition at UNESP and Post-Doctorate researcher in Semiotics at PUC/SP. He received two prizes from São Paulo Association of Arts Critics (APCA): Toccata II in 1993 and Modelagem VII in 1996. He is the coordinator of the Research Group in Music, Semiotics and Interactivity. He produces and broadcasts the program Contemporary – the dare of listening at Radio UNESP FM. He is the author of the book Notação, Representação e Composição - um novo paradigma da escritura musical (Annablume/FAPESP, 2000).