Prof. Dr. José Luiz Martinez [ rudrasena@uol.com.br ]

Projeto: Rede Interdisciplinar de Semiótica da Música / Interdisciplinary Network of Musical Semiotics

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, bacharelado em Comunicação e Artes do Corpo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [Graduate Program in Communication and Semiotics, Department of Communication and Body Arts – Catholic University of Sao Paulo]

A Rede Interdisciplinar de Semiótica da Música é um projeto que reune alunos e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e do bacharelado em Comunicação e Artes do Corpo para o estudo da intersemiose da música com outras linguagens associadas, tais como: a música e a poesia (semiótica da canção); a música e a dança (semiótica da música para a dança); a música e os diversos meios que compõem a ópera (semiótica da ópera); a música e o teatro ou o musical (semiótica da música incidental); a música e o cinema (semiótica da música fílmica), a música e o vídeo; a música e a multi-mídia computadorizada (semiótica da música para multimídia). Cada pesquisador deve dedicar-se a uma área de especialidade (nem todas as áreas estão cobertas nesse momento) e os resultados das pesquisas individuais devem concretizar, a longo prazo, estudos comparativos e complementares de uma teoria integrada das artes, sob o prisma da música. Este projeto, que na fase atual se caracteriza como uma reunião de jovens pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e do bacharelado em Comunicação e Artes do Corpo, ambos sediados na PUC-SP, pode converter-se no futuro em um projeto de pesquisa temática. 

Semiótica da música na multimídia e hipermídia computadorizada

O desenvolvimento das tecnologias computacionais revolucionam os modos de articulação e representação entre a música, imagem e texto. A codificação analógica da imagem no vídeo já aproximara a imagem técnica dos procedimentos musicais contemporâneos, em relação aos problemas de temporalidade e processamento eletrônico. Contudo, com as tecnologias digitais, se observa uma equivalência a nível profundo na organização das diversas artes que compõem a multimídia e a hipermídia computadorizada. Tanto a música, como as imagens e textos são arquivos digitais em códigos intrinsecamente equivalentes, captados e editados por meio de programas que manipulam esses arquivos de acordo com funções lógicas e protocolos computacionais. A diferença entre as linguagens está sobretudo na forma de apresentação sensível, enquanto som ou imagem, que podem portanto ser estruturados em níveis de significação intrínseca profunda, isto é, manipulados em seus padrões fundamentais de articulação de qualidades, normas e sistemas organizadores e suas realizações específicas. O estudo da intersemiose da música com outras artes nesse meio é portanto caracterizado por sinestesias técnicas, correspondências estruturais típicas das artes tecnológicas da contemporaneidade.

The Interdisciplinary Network of Musical Semiotics is a community of researchers devoted to the study of the inter-semiosis between music and other associated arts. The main areas of bi and multimediality that concern this project are: music and poetry (semiotics of the song); music and dance (semiotics of music for dance); music and the several media from which opera results (semiotics of opera); the musical theater and music for theater (semiotics of incidental music); music and the cinema (semiotics of film music); music and video (semiotics of music for the TV); and music and computer multimedia (semiotics of music for multimedia). The main researchers dedicate to one area of investigation and regular meetings are held to promote discussion and interchange of common theoretical grounds and questions, in particular, musical semiotics. Results of each area of study shall promote in a near future comparative art studies focused on musical signification. This research project is granted by Fapesp [Research Aid Foundation of the State of São Paulo].

Semiotics of music for multimedia

The development of computational technologies promoted a revolution in the ways of articulation and representation of music, image and text. The analogical image code in video had already shortened the distance between the technological image and contemporary musical conceptions. This is true specially in relation to questions of temporality and electronic processing. However, with digital technologies, there is a deep level consistency in structures that organize the several arts in computerized multimedia and hypermedia. In fact, all music, images and text are digital files coded in an intrinsically equivalent language, captured and edited by software that process those files according to logical functions and computational protocols. The difference among the several languages consists above all in forms of distinct sense presentation, such as sound or image, which can be organized and changed at deep levels of intrinsic signification. That is, music, image and text can be manipulated in their patterns of articulation in quality of appearance, laws, structural systems and their particular actualizations. The study of inter-semiosis of music and the other arts in this area, therefore, can be characterized as synesthetic, investigating structural correspondences as found in the technological arts of nowadays.

 

José Luiz Martinez (São Paulo, 1960) - semioticista da música e compositor. Suas principais áreas de pesquisa incluem semiótica musical peirceana, música clássica da Índia, música contemporânea ocidental e dança. Martinez obteve o título de Doctor of Philosophy em musicologia na Universidade de Helsinki em 1997, com a tese Semiosis in Hindustani Music, publicada pelo International Semiotics Institute. Na Índia ele estudou canto (dhrupad) com Ustad Zia Fariduddin Dagar. Como compositor, Martinez tem explorado as técnicas do serialismo, aleatorismo, minimalismo e música eletro-acústica em obras que combinam elementos e estruturas de diversas tradições musicais do mundo. Martinez é pesquisador associado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, foundou e coordena a lista Musikeion, forum de discussão internacional sobre semiótica da música (martinez@pucsp.br).

José Luiz Martinez (São Paulo - Brazil, 1960) is a music semiotician and composer. His main research interests include musical semiotics, Indian classical music, Western contemporary music and dance. Martinez received a Ph.D. in musicology by the Department of Musicology of the University of Helsinki in 1997. His dissertation, Semiosis in Hindustani Music, was published by the International Semiotics Institute (Imatra, Finland). In India, he studied vocal music (dhrupad) with Ustad Zia Fariddudin Dagar. Martinez is an associated researcher at the Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica [Graduate Department of Communication and Semiotics] of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [Catholic University of São Paulo]. Martinez founded and directs Musikeion, an international forum (e-mail list) on musical semiotics (martinez@pucsp.br).