Prof. Dr. Fernando Iazzeta [ iazzetta@pucsp.br ]

Projeto: Ambiente de Composição e Performance Musical com Suporte Tecnológico / Musical Environment for Composition and Performance Supported by Technological Means

Este projeto tem como foco o estudo de questões relacionadas à composição musical realizada com auxílio de suportes tecnológicos. O trabalho será realizado segundo duas perspectivas. A primeira refere-se ao estudo crítico musicológico da produção musical recente (últimos 15 anos) realizada com auxílio de tecnologias eletrônicas e digitais. A segunda perspectiva tem caráter mais prático e visa a construção de sistemas de composição e performance musical que explorem as potencialidades trazidas pelos novos meios tecnológicos. O núcleo do projeto está na criação de um Módulo Móvel de Performance (MMP) através do qual serão realizados os experimentos e trabalhos musicais. este módulo é composto de dispositivos de controle e geração sonora e fornece o suporte para a pesquisa e criação musical no projeto.

 This project is focused on the music composition aided by technological means and has two main perspectives: The first one refers to the musicological study of current music production that relies on the use of electronic and digital technologies. The second has a more practical approach and involves the research and creation of interactive musical systems for composition and performance. The project is centered on a technical environment (called Mobile Module for Performance) which comprises different types of devices for sound generation and control. This module gives support for research and musical creation and can be either linked to the Sonic Languages Laboratory at PUC-SP or work as an independent setup for performance.

 

Músico e pesquisador na área de tecnologia musical. É professor de música eletroacústica no Departamento de Música da ECA-USP, onde dirige o LAMI (Laboratório de Acústica Musical e Informática) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP Graduou-se em percussão pelo Instituto de Artes da UNESP, e é Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese "Sons de Silício: Corpos e Máquinas Fazendo Música". Suas composições para diferentes formações camerísticas e meios eletrônicos foram apresentadas em teatros e festivais de música no Brasil, Estados Unidos e Europa. Como pesquisador tem se dedicado particularmente ao estudo e utilização de novas tecnologias musicais. Recentemente fez estágio de um ano e meio como pesquisador associado no Center for New Music and Audio Technologies (CNMAT) da Universidade da Califórnia em Berkeley desenvolvendo pesquisa sobre sistemas musicais interativos. É autor do livro Música: Processo e Dinâmica (AnnaBlume, 1993) e vários outros artigos sobre música.

Fernando Iazzeta was born in São Paulo, Brazil in 1966. He teaches at the Music Department of the University of São Paulo were he coordinates the LAMI (Laboratório de Acústica Musical e Informática) and at the Graduate Program on Communication and Semiotics at PUC-SP. He holds a Percussion degree from the Institute of Arts of the Sao Paulo State University and a Doctoral degree in Communication and Semiotics from the Catholic University of São Paulo with a thesis entitled "Sons de Silício: Corpos e Máquinas Fazendo Música" (Silicon Sounds: Bodies and Machines Making Music). As a researcher he has been exploring new forms of music technology and music interaction. During 1994-95 he visited the Center for New Music and Audio Technologies (CNMAT) at the University of California, Berkeley, where he developed a research on interactive music systems. He is the author of the book Música: Processo e Dinâmica (Music: Process and Dynamics, AnnaBlume, 1993) and a number of articles about music.