Prof. Dr. Sílvio Ferraz [ sferraz@pucsp.br ]

Projeto: Ambiente de composição e Performance com suporte tecnológico

O projeto tem por foco o estudo de questões relativas à composição musical realizada com auxílio de suportes tecnológicos, com foco primordial sobre a presença do computador nas situações de composição e performance. Duas perspectivas foram privilegiadas no projeto: um estudo crítico musicológico e a construção de sistemas de composição e performance musical com auxílio de computador.

No que diz respeito ao primeiro ponto, consiste em um estudo crítico musicológico da produção musical recente (últimos 15 anos) realizada com auxílio de computador. O objetivo deste estudo é o de buscar enriquecer o material teórico disponível sobretudo no que diz respeito à interatividade, simulação, automação de processos, e síntese em tempo real. O segundo ponto tem um caráter mais prático e visa a construção de sistemas de composição e performance musical que explorem as potencialidades do computador neste sentido.

Para viabilizar a performance dos trabalhos em desenvolvimento no projeto propos-se a criação de um Módulo Móvel de Performance (MMP) composto de dispositivos de controle e geração sonora que fogem aos moldes tradicionais dos equipamentos comerciais, visando a exploração de modos de interação em situação de performance, com uso de sensores físicos e ambientes de tratamento e transformação de informações sonoras e musicais em tempo real. A pesquisa também tem privilegiado a criação de interfaces sensoriais (sensível a variações de luz e som) para controle em tempo real de instrumentos musicais eletrônicos gerenciado sobretudo por uma biblioteca de funcóes composicionais interativas no ambiente de programação MAX/MSP.

Por outro lado, é também objetivo do projeto ampliar o contato entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros (através da organização de cursos e palestras, participação em congressos e da realização de reuniões científicas) e de formar em torno do Laboratório de Linguagens Sonoras da PUCSP (LLSPUC) um núcleo de pesquisa referencial para músicos e compositores empenhados na exploracão das possibilidades da música com suporte tecnológico.

 

 

Publicaçoes

Ferraz, Silvio (1998). Música e Repetição: aspectos da diferença na música do séc. XX. S.Paulo: EDUC/Fapesp.

Ferraz, Silvio (1998). Composição e Ambiente de Composição. in: Revista de Música. Rio: CBM.

Ferraz, Silvio. (1997). Semiotica e Música: mais uma aproximação, in: Opus, nº 4, Rio: ANPPOM.

Ferraz, Silvio. (1996). Composição e pesquisa, Anais do IX Encontro da ANPPOM, Rio: ANPPOM.

Ferneyhough, Brian (1994). A presença de Adorno, tradução de comunicação do compositor apresentada no Voix Nouvelle 1994, na Foundation Royaumont. in: Cadernos de estudo: Analise Musical, nº 8/9. S. Paulo: Atravez. 1995.

Ferraz, Silvio. (1994). Elementos para uma Análise do Dinamismo Musical, in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, nº 6/7, S. Paulo: Atravéz.

Ferraz, Silvio e Kater, Carlos (1991). Editorial, in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, nº4,. S.Paulo: Atravez.

Ferraz, S. (1990). Manoel Dias de Oliveira e Davide Perez: Uma Aproximação Entre a Opera Napolitana e o Barroco Mineiro, com colaboração de M.Dottori, in: Ciência e Cultura, nº 9, vol. 42.

Ferraz, Silvio (1990). Análise e Percepção Textural: Peça VII para sopros de G. Ligeti, in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, nº 3, S. Paulo: Atravéz.

Ferraz, Silvio (1989). Diferença e Repetição: A Polifonia Simulada na Sequenza VII para oboé de L.Berio, in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, nº 1. S. Paulo: Atravéz

Kater, Carlos Org.(1994). Entrevista com Ilza Nogueria, Kilza Setti, Rodolfo Caesar e Silvo Ferraz, in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, nº 6/7.

Kater, Carlos e Ferraz Silvio (1995). Encontro com Arthur Nestrovski: Entrevista. Cadernos de Estudo: Análise Musical, 8/9. S. Paulo: Atravez.

Registros de composições musicais em CD

• Trópico das repetições (1990-94) - piano: Lídia Bazarian. CD "Brasil New Music", vol. 3. Em preparação.

• Canto de cura (1993) - para fita e grupo instrumental - Grupo Novo Horizonte, CD "Brasil, New Music", vol. 2. Santo André Camerati, 1994

• Pássaro preto, sol e menina em vermelho (1993) - The Smith Quartet e Grupo Novo Horizonte, CD "Brasil, New Music", vol. 2. Sto. André, Camerati, 1994

• Várzea dos pássaros de pó (1992) - Edson Gianesi, Silvio Ferraz e Duo Contexto. CD "Brasil, New Music", vol.1. Santo André: Camerati, 1993.

• Entre vozes, gestos e pássaros (1992) - Grupo Novo Horizonte, sob reg. de Graham Griffiths. CD "Brasil, New Music", vol.1. Santo André: Camerati, 1993.

• Enquanto corre o Rio das Onças (1985) - piano: Graham Griffiths. CD "Brasil New Music,", vol.1. Santo André: Camerati, 1993.

• conferência (1996). Versões para ensemble solo e ensemble com fita pré-gravada. Grupo Novo Horizonte, sob reg. de Graham Griffiths CD Brasil New Music, vol. 4. S.Paulo: EDUC/ Fapesp, 1997.