Dorival Campos Rossi, arquiteto [winck@uol.com.br]

Site


Projeto: Transdesign. Folias da Linguagem. Anarquia da Representação. Um estudo acerca dos objetos sensíveis (or. Lucia Santaella)

Este estudo pretende investigar uma das principais vias de desenvolvimento do Design contemporâneo: o fato de os objetos terem adquirido a dimensão da interatividade, dimensão tecnológica que os torna sensíveis, espertos e reagentes ao comando do usuário. O principal objetivo desta investigação é o de procurar compreender em que medida o modo de projetar e os meios de processar esses objetos sensíveis implicam uma nova pragmática, novas formas de pensar e planejar a relação com o Design. Essa discussão compreende uma revisão nos conceitos de inter e multi disciplinaridade, em voga nas linhas de pesquisa e experimentação em Design contemporâneo, tendo em vista a hipótese genérica de que a emergência da função interativa da linguagem venha a borrar os limites entre as disciplinas que concorrem para a elaboração de objetos e signos. A função interativa não apenas interage no interior das disciplinas. Tende a transpassar o todo, acrescentando-lhe soma e modificando a essência do conceito de projeto, de processo e de produtos.

Dorival Campos Rossi é arquiteto pela Usp, mestre em Comunicação Visual pela Fauusp, doutorando em Comunicação e Semiótica pela Puc-SP. Professor de Design na Unesp-Bauru, professor do curso de Arquitetura unesp-Bauru, foi coordenador do curso de Design Unesp-Bauru e foi professor de Design da Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona.