TECNOCRIAÇÕES//
 
 
programa
organização e divulgação
 
   
 

2006
Workshop:
Processing, Arte e Tecnologia com
Zachary Lieberman
Quando: 15 e 16 de agosto de 2006

Veja as fotos do evento
Workshop sobre Processing, Arte e Tecnologia com Zachary Lieberman
Quando: dias 15 e 16 de agosto de 2006.
Onde: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC (SP)
Laboratório 9 do Campus Marquês de Paranaguá – Consolação
Endereço: Rua Marquês de Paranaguá,111
Clique aqui para ver o MAPA
Inscrições:
e-mail: processingpuc@gmail.com
website:
www.pucsp.br/tecnohipermidia/zachary.html
30 VAGAS
Investimento: R$ 75,00
Com tradução consecutiva

Drawn Table
Texto de Jane de Almeida sobre o artista publicado no catálogo do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica de 2006.
São Paulo, IMESP, ISBN 85-89730-05-0.

____________________________________________
Evento anterior: 2005
Crítica e Novas Mídias na era da Globalização
George Landow
Veja as fotos do evento
George Landow é professor da Universidade Brown e está pela primeira vez no Brasil. Landow é autor das primeiras publicações sobre Hipermídia e também idealizador do uso e desenvolvimento dos primeiros programas computacionais para hipermídia. Landow é autor de inúmeras obras, dentras as quais destacam-se Hypertext 2.0 e Hypertext 3.0 (2006).

George Landow is a well-known author, researcher and one of the most important thinkers of the Hypermedia and Hypertext field in the Academy. His most important works highlights the epistemological modification ocurred in the migration between systems of "closed" authorial publication, such as books, to the "open" systems, like the hypertext and hypermedia. Author of several books as: Hypermedia and Literary Studies (91), Hypertext 2.0 (97) and Hypertext 3.0 (06), among others. He is Professor of English and Art History at Brown University.
Software e Mídia para uma nova Democracia
Ted Nelson
Ted Nelson é professor e pesquisador de Tecnologias e Mídias Digitais.
Nelson é nada menos do que o inventor dos conceitos de Hipermídia e de Hipertexto. Atualmente é professor convidado do The Oxford Internet Institute. Ted Nelson também coordena os projetos transcopyright.com e transliterature.

Ted Nelson is professor and researcher of Technology and Digital Media.
He is currently a visiting Professor at Oxford University, and a Philosopher who works in the fields of information, computers, and human-machine interfaces. He founded the project Xanadu in 1960 with the goal of creating such a system on a computer network, further documented in his 74' book Computer Lib/Dream Machines and the 81' Literary Machines.


____________________________________________
Seminário de Estudos Avançados:
Linguagens Digitais
George Landow e Ted Nelson
27/10/2005 das 10:00 às 12:00h
Local: TUCA (Auditório do piso superior)
Veja as fotos do evento
Seminário dirigido aos estudantes de Pós-graduação, aos docentes na área de Net Art, tecnologias digitais, hipermídia, hipertexto e que marca o início do grupo de pesquisa Net Art - perspectivas criativas e críticas da PUC.
É a primeira vez que os dois pesquisadores se apresentarão juntos.
Link do grupo de pesquisa na FAPESP

Lecture to the Graduate students of the Semiotics and Communication course at Catholic University of Sao Paulo.
Performance
Paul D. Miller (DJ Spooky)
Paul D. Miller, conhecido como DJ Spooky, é pesquisador, artista conceitual, escritor, professor e músico. Seus artigos foram publicados no The Village Voice, The Source, Artforum, Raygun, Rap Pages e Paper Magazine. Publicou uma coletânea de ensaios no livro Rhythm Science (MIT Press, 2004). Paul está no Brasil pela primeira vez.

Paul D. Miller is a scholar, conceptual artist, writer and musician working in New York. His written work has appeared in the Village Voice, Artforum and Raygun. Miller's first collection of essays, Rhythm Science, was published by MIT Press in April of 2004, and was included in several year-end list of the best books of 2004, including The Guardian (UK).
Hipermídia: Futuros
George Landow e Cícero Inácio da Silva
 
   
Veja as fotos do evento
O que representou a hipermídia e o hipertexto alguns anos atrás no ensino foi de certa forma semelhante ao surgimento da Internet há pouco mais de dez anos. No entanto, ainda estamos carentes de uma análise mais sistematizada dos impactos não só tecnológicos que tivemos em nossa cultura, mas também das divergências que foram surgindo quando muitas técnicas supostamente tentavam suplantar certas tradições, e de certa maneira ainda tentam, como no caso da educação a distância. O que foi de fato alterado? De que forma o conhecimento foi sendo repensado? Como a noção de texto ainda prevalece em uma cultura na qual a informação flui rapidamente por vias eletrônicas? Porque se confundem hipermídia e hipertexto? Porque decidiu-se cometer o equívoco de nomear imagens animadas com trilhas sonoras de hipermídia?

With the electronic media increasing the utilization and the production of information, many references related to the act of know and reproduce knowledge was altered. What represented hypertext in the education some years ago was, in a certain way, similar to the internet appearance a little more than ten years ago. However, we are still careless of an in depth analyze, not only of the technological impacts in our culture, as well as of an analyze of the divergences emerged when many techniques were supposedly trying to supplant certain traditions. What have been really changed? Why has been decided to wrongly name animated images with sound tracks as Hypermedia?
Apoio///