|
|
|
|
|
|
2006
Workshop:
Processing, Arte e Tecnologia com
Zachary Lieberman
Quando: 15 e 16 de agosto de 2006
|
|
|
|
Veja
as fotos do evento
Workshop sobre Processing, Arte e Tecnologia com Zachary
Lieberman
Quando: dias 15 e 16 de agosto de 2006.
Onde: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da
PUC (SP)
Laboratório 9 do Campus Marquês de Paranaguá
– Consolação
Endereço: Rua Marquês de Paranaguá,111
Clique
aqui para ver o MAPA
Inscrições:
e-mail: processingpuc@gmail.com
website:
www.pucsp.br/tecnohipermidia/zachary.html
30 VAGAS
Investimento: R$ 75,00
Com tradução consecutiva
Drawn Table
Texto de Jane de Almeida sobre o artista publicado no
catálogo do FILE - Festival Internacional de Linguagem
Eletrônica de 2006.
São Paulo, IMESP, ISBN 85-89730-05-0.
|
____________________________________________
Evento anterior: 2005
Crítica e Novas Mídias na era da Globalização
George Landow |
|
|
|
Veja
as fotos do evento
George Landow é professor da Universidade Brown
e está pela primeira vez no Brasil. Landow é
autor das primeiras publicações sobre Hipermídia
e também idealizador do uso e desenvolvimento dos
primeiros programas
computacionais para hipermídia. Landow é
autor de inúmeras obras, dentras as quais destacam-se
Hypertext 2.0 e Hypertext 3.0 (2006).
George Landow is a well-known author, researcher and one
of the most important thinkers of the Hypermedia and Hypertext
field in the Academy. His most important works highlights
the epistemological modification ocurred in the migration
between systems of "closed" authorial publication,
such as books, to the "open" systems, like the
hypertext and hypermedia. Author of several books as:
Hypermedia and Literary Studies (91), Hypertext 2.0 (97)
and Hypertext 3.0 (06), among others. He is Professor
of English and Art History at Brown University. |
|
|
|
|
|
Software e Mídia
para uma nova Democracia
Ted Nelson |
|
|
|
Ted Nelson é professor
e pesquisador de Tecnologias e Mídias Digitais.
Nelson é nada menos do que o inventor dos conceitos
de Hipermídia e de Hipertexto. Atualmente é
professor convidado do The Oxford Internet Institute.
Ted Nelson também coordena os projetos transcopyright.com
e transliterature.
Ted Nelson is professor and researcher of Technology and
Digital Media.
He is currently a visiting Professor at Oxford University,
and a Philosopher who works in the fields of information,
computers, and human-machine interfaces. He founded the
project Xanadu in 1960 with the goal of creating such
a system on a computer network, further documented in
his 74' book Computer Lib/Dream Machines and the 81' Literary
Machines. |
____________________________________________
Seminário de Estudos Avançados:
Linguagens Digitais
George Landow e Ted Nelson
27/10/2005 das 10:00 às 12:00h
Local: TUCA (Auditório do piso superior) |
|
|
|
Veja
as fotos do evento
Seminário dirigido aos estudantes de Pós-graduação,
aos docentes na área de Net Art, tecnologias digitais,
hipermídia, hipertexto e que marca o início
do grupo de pesquisa
Net Art - perspectivas criativas e críticas
da PUC.
É a primeira vez que os dois pesquisadores se apresentarão
juntos.
Link do grupo de pesquisa na FAPESP
Lecture to the Graduate students of the Semiotics and
Communication course at Catholic University of Sao Paulo. |
|
|
|
|
|
Performance
Paul D. Miller (DJ Spooky) |
|
|
|
Paul D. Miller, conhecido
como DJ Spooky, é pesquisador, artista conceitual,
escritor, professor e músico. Seus artigos foram
publicados no The Village Voice, The Source, Artforum,
Raygun, Rap Pages e Paper Magazine. Publicou uma coletânea
de ensaios no livro Rhythm Science (MIT Press, 2004).
Paul está no Brasil pela primeira vez.
Paul D. Miller is a scholar, conceptual artist, writer
and musician working in New York. His written work has
appeared in the Village Voice, Artforum and Raygun. Miller's
first collection of essays, Rhythm Science, was published
by MIT Press in April of 2004, and was included in several
year-end list of the best books of 2004, including The
Guardian (UK). |
|
|
|
|
|
Hipermídia:
Futuros
George Landow e Cícero Inácio da Silva |
|
|
|
|
|
|
Veja
as fotos do evento
O que representou a hipermídia e o hipertexto alguns
anos atrás no ensino foi de certa forma semelhante
ao surgimento da Internet há pouco mais de dez
anos. No entanto, ainda estamos carentes de uma análise
mais sistematizada dos impactos não só tecnológicos
que tivemos em nossa cultura, mas também das divergências
que foram surgindo quando muitas técnicas supostamente
tentavam suplantar certas tradições, e de
certa maneira ainda tentam, como no caso da educação
a distância. O que foi de fato alterado? De que
forma o conhecimento foi sendo repensado? Como a noção
de texto ainda prevalece em uma cultura na qual a informação
flui rapidamente por vias eletrônicas? Porque se
confundem hipermídia e hipertexto? Porque decidiu-se
cometer o equívoco de nomear imagens animadas com
trilhas sonoras de hipermídia?
With the electronic media increasing the utilization and
the production of information, many references related
to the act of know and reproduce knowledge was altered.
What represented hypertext in the education some years
ago was, in a certain way, similar to the internet appearance
a little more than ten years ago. However, we are still
careless of an in depth analyze, not only of the technological
impacts in our culture, as well as of an analyze of the
divergences emerged when many techniques were supposedly
trying to supplant certain traditions. What have been
really changed? Why has been decided to wrongly name animated
images with sound tracks as Hypermedia? |
|
|
|
|
|