WEBQUEST

 

A tecnologia educacional WebQuest é uma técnica para aprendizagem usando a Internet que permite a criação de ambientes de aprendizagem próximo ao nosso modelo ideal. Foi proposta em 1995 por Bernie Dodge, professor da San Diego State University e destina-se à educação presencial com participação ativa dos alunos sob orientação do professor estendendo-se pela pesquisa guiada na Internet. Uma atividade WebQuest oferece a possibilidade da construção do saber em um processo cooperativo na realização de um projeto.

Esse tipo de atividade serviu de modelo para uma tecnologia educacional particularmente interessante no que se refere ao uso da Internet em educação. A tarefa proposta, a organização da atividade e a dinâmica do trabalho levam os alunos a um comprometimento especial com o resultado e com a construção do próprio conhecimento tornando cada um responsável e especialista cooperando de forma ativa para a obtenção do resultado.

Acreditamos na importância da proposta de Bernie Dodge e tentamos, com as duas WebQuest abaixo, auxiliar o professor na sua missão mais importante: estimular a capacidade de atuar no mundo.

Referência: "WebQuest -Um Desafio para o Professsor. Abar,C.A.A.P. e Barbosa,L.M.- São Paulo: Avercamp, 2008 - ISBN 978-85-89311-54-0

MINI-MISSÃO

 

            Se você pretende produzir uma WebQuest procure se preparar antes (e aos seus alunos também) com atividades mais simples, que exigem menos tempo de preparação e de duração, mas com características semelhantes a proposta de uma WebQuest. Exemplos nesta direção são as mini-missões (mini-missions), sugeridas pelo GEP-Langues[1].

            Essa atividade pode ser adaptada ao contexto escolar, faz uso da Internet e pode ser executada em uma ou duas horas, enquanto a WebQuest é uma proposta mais elaborada e demanda mais tempo de desenvolvimento e execução. Em qualquer caso, a busca das informações  na Internet para serem utilizadas pelos alunos no cumprimento da MISSÃO é essencial.

           Em uma mini-missão (mini-mission), se propõe ao aluno uma simulação de uma situação real, em que ele, obrigatoriamente, deve consultar a Internet em um local indicado pelo professor para resolvê-la.


[1] http://www.langues.ac-versailles.fr/doc/dossier/  Acesso em 22/05/2007