PESQUISAS

Os três focos que interligam as pesquisas do grupo são:

 

Entende-se por cenários de aprendizagem, usando o teatro como metáfora, o conjunto dos diversos materiais e efeitos cênicos (os bastidores envolvidos na preparação das cenas educacionais) que serve para criar a realidade visual ou a atmosfera do ambiente onde ocorre a ação educativa, abrangendo também a apresentação, o momento da realização, que é o fruto da preparação desta cena. Aceitando essas características para a idéia de cenário, o pesquisador pode ser definido como cenarista ou cenógrafo, praticante da arte e técnica de projetar e dirigir a execução de cenários.

 

Um dos elementos de um cenário de aprendizagem é um micromundo matemático. Ele é elaborado para permitir o acesso a uma variedade de objetos e relações com as quais os usuários interagem para construir e manipular novos e mais complexos objetos e relações. Desta forma ele se desenvolve conforme o crescimento do conhecimento do usuário. A idéia de micromundo é que as trajetórias de aprendizagem sejam controladas pelos aprendizes e não pelo computador.

 

Uma abordagem usada para analisar cenários de aprendizagem e micromundos matemáticos, neste grupo, é por meio da sua inserção no contexto da educação matemática e na prática docente permitindo o aprimoramento contínuo de seus designs.