METODOLOGIA:

 

As metodologias enfatizadas pelo grupo visam desenvolver conexões produtivas entre teoria e prática (veja, por exemplo, Kelly & Lesh, 2000).

 

Tais metodologias incluem:

 

1.      experimentos de ensino em ambientes de aprendizagem.

2.      entrevistas clínicas.

3.      pesquisa-ação.

4.      pesquisas etnográficas e pesquisas interpretativas.

5.      “design” iterativo de ambientes informatizados.

6.      estudos de caso.

7.      engenharia didática (Douady, 1993)

8.      modelo teórico dos campos semânticos / estratégia argumentativa.

 

ATIVIDADES:

 

Nos encontros semanais do grupo ocorrem diversas atividades entre as quais:

 

1.      Palestras de professores e pesquisadores convidados nacionais e internacionais.

2.      Estudo e discussão de modelos teóricos que influenciam as pesquisas do grupo.

3.      Atualização em novas tecnologias através de estudos de ferramentas tecnológicas e visitas às instituições que as utilizam.

4.      Pesquisas em Ensino a Distância.

5.      Experiências “hands-on” com novos tecnologias (robótica, linguagens de programação etc.) em oficinas lideradas por membros do grupo ou convidados.

6.      Apresentações de pesquisas em andamento.

7.      Produção e publicação de artigos.

8.      Participação em projetos externos : PEC, Gestão e Tecnologias.

 

Tendo como tema central a tecnologia atualmente o grupo utiliza em suas atividades e pesquisas, entre outros, os softwares abaixo:


- DOUADY, R. L’ingeniérie didactique: um moyen pour l’enseignant d’ organiser lês rapports entre l’enseignement et l’apprentissage. Cahier de DIDIREM. Paris, Université Paris VII, nº 19 1, janeiro, 1993.


- KELLY, A. E. & LESH, R. A. (eds). Research Design in Mathematics and Science Education. London: LEA, 2000.