METODOLOGIA:
As metodologias enfatizadas pelo grupo visam desenvolver conexões produtivas entre teoria e prática (veja, por exemplo, Kelly & Lesh, 2000).
Tais metodologias incluem:
1. experimentos de ensino em ambientes de aprendizagem.
2. entrevistas clínicas.
3. pesquisa-ação.
4. pesquisas etnográficas e pesquisas interpretativas.
5. “design” iterativo de ambientes informatizados.
6. estudos de caso.
7. engenharia didática (Douady, 1993)
8. modelo teórico dos campos semânticos / estratégia argumentativa.
Nos encontros semanais do grupo ocorrem diversas atividades entre as quais:
1. Palestras de professores e pesquisadores convidados nacionais e internacionais.
2. Estudo e discussão de modelos teóricos que influenciam as pesquisas do grupo.
3. Atualização em novas tecnologias através de estudos de ferramentas tecnológicas e visitas às instituições que as utilizam.
4. Pesquisas em Ensino a Distância.
5. Experiências “hands-on” com novos tecnologias (robótica, linguagens de programação etc.) em oficinas lideradas por membros do grupo ou convidados.
6. Apresentações de pesquisas em andamento.
7. Produção e publicação de artigos.
8. Participação em projetos externos : PEC, Gestão e Tecnologias.
Tendo como tema central a tecnologia atualmente o grupo utiliza em suas atividades e pesquisas, entre outros, os softwares abaixo:
Cabri-Géomètre
Geogebra
Imagine
Scratch
Graphmatica
WinPlot,
Poly,
Derive
Mathematica,
SuperLogo
Modellus
Calculadoras gráficas
Robótica.
Plataforma para cursos a distância Teleduc e Moodle como apoio aos fóruns de discussões do Grupo.
- DOUADY, R. L’ingeniérie didactique: um moyen pour l’enseignant d’ organiser lês rapports entre l’enseignement et l’apprentissage. Cahier de DIDIREM. Paris, Université Paris VII, nº 19 1, janeiro, 1993.
- KELLY, A. E. & LESH, R. A. (eds). Research Design in Mathematics and Science
Education. London: LEA, 2000.