OBJETIVOS DO GRUPO

OBJETIVO GERAL:

O objetivo do grupo é formar uma cultura de investigação e pesquisa, envolvendo questões sobre as relações recíprocas entre práticas matemáticas, aprendizagem e tecnologias e a orquestração de ensino na presença de ferramentas tecnológicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Analisar as relações entre os objetos do saber e os ambientes informatizados nos quais eles são estudados, considerando as especificidades de representações informatizadas de objetos matemáticos e demais características do processo de transposição informática.

Identificar as tensões inerentes ao uso de novas tecnologias na sala de aula e suas estratégias de superação; as mudanças no papel do professor e possíveis abordagens de ensino advindas de softwares e os suportes necessários para que professores integrem o computador em suas aulas de Matemática.

Desenvolver cenários de aprendizagem, abordando conteúdos específicos, integrando recursos tecnológicos e digitais tais como: micromundos, hiperdocumentos, hipertextos, "webquests" e objetos de aprendizagem, incentivando o desenvolvimento de competências intelectuais mais complexas que a tradicional armazenagem de conteúdos e investigar as influências das ferramentas, atividades e intervenções que compõem estes cenários nas trajetórias de aprendizagem de seus participantes.

Investigar os processos de gênese instrumental,  analisando os processos de transformação de artefato em instrumento, as formas pelas quais são atribuídas funções ou potencialidades às ferramentas com as quais os usuários desenvolvem ou se apropriam de esquemas de ação instrumentada.

Analisar o papel da  tecnologia na cognição matemática e investigar a produção de significados de alunos e professores envolvidos em atividades matemáticas em ambientes informatizados.

Refletir sobre o uso da Educação a Distância, da formação de comunidades virtuais e a gestão social do conhecimento .

Contribuir para debates nacionais e internacionais através da geração e disseminação dos trabalhos do grupo.