Dando continuidade ao nosso propósito de publicar trabalhos sobre EAD, este segundo número da Revista de Tecnologia Digital e Educação a Distância – TE@D traz alguns dos trabalhos apresentados no III Simpósio promovido pelo Grupo de Pesquisa TEED, da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP. Ocorrido em novembro de 2004, o III Simpósio teve como tema: Falando sobre EaD: Abrangências e Possibilidades.

Em Imagens Digitais , Cibercultura e Design em EAD , Ademilde Sartori e Jucimara Roesler apontam a necessidade de se discutir o design gráfico dos materiais didáticos, especialmente em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que precisa estar em consonância com o desenho pedagógico do curso e possibilitar a interpretação dos elementos que o compõe, a partir da experiência do aluno.

Alexandra Lilavati Pereira Okada e Edméa Oliveira dos Santos apresentam suas experiências de pesquisa e docência em EAD, com o trabalho Mapeando Redes de Informações com Uso de Software. Ao analisar um curso de especialização, procuram mostrar como os mapas podem ser utilizados para construir redes de informação, contribuindo assim para a construção de conhecimentos e facilitando a pesquisa qualitativa e mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem.

Gerson Pastre de Oliveira nos traz duas contribuições: Em O Fórum em um Ambiente Virtual de Aprendizado Colaborativo , como o próprio título resume, o autor relata uma experiência de uso do fórum como ferramenta geradora de discussões de caráter colaborativo. As características predominantes do fórum que analisa são experiências de diferentes momentos de um curso semi-presencial de um programa de pós-graduação em educação. No segundo trabalho, intitulado Monitoria Solitária, Viagem Coletiva: Uma Experiência de Apoio à Autonomia e à Fluência na Virtualidade descreve sua experiência como monitor no mesmo curso. Expõe as expectativas iniciais provocadas pela atividade inédita (para o autor) de monitoria, as dificuldades para a conciliação desta atividade com outras, as dificuldades de ordem técnica, pedagógica e psicológica dos participantes do curso e a atuação do monitor na tentativa de minorá-las, além de outros procedimentos e reflexões inerentes à atividade, em um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa.

Em Interação com o Online Teacher: reconfigurando a prática da sala de aula?, Grazyna A Bonomi descreve o perfil do professor on-line (Online Teacher) - um novo profissional que se insere no contexto de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras com o advento das novas tecnologias da informação. Apresenta alguns scripts de chats individuais entre alunos e Online Teachers que atuam em um contexto de cursos híbridos de uma instituição de ensino de línguas. A partir de sua análise dessas interações, propõe uma reflexão sobre uma reconfiguração da sala de aula diante desta nova voz que se faz ouvir.

Luiz Cláudio Medeiros Biagiotti enfatiza em seu texto A Preparação para o Fazer Docente na Educação a Distância. Segundo ele, peça chave na transformação do mundo atual, o docente por meio de seus saberes e da sua capacidade de multiplicar o conhecimento com competência, precisa estar capacitado para enfrentar os novos desafios que a sociedade lhe impõe.

Outra experiência com o ensino a distância é relatada pelas pesquisadoras Maria Cristina Pfeiffer Fernandes e Marisa Lucena, no trabalho intitulado Usando Novas Práticas Pedagógicas através de um Ambiente e de um Curso de EAD Via Web. As autoras relatam a experiência vivenciada, no segundo semestre de 2004, pela equipe do Portal EduKbr, na PUC-Rio, que provocou uma mudança de atitude dos professores em relação ao uso de um ambiente de EAD via Web, o AulaNet, desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Software (LES) na PUC-Rio. Maria Cristina e Marisa informam que o sucesso alcançado por tal experiência estaria possibilitando a construção de um programa de formação de multiplicadores para o uso de tal ambiente pelos professores de Ensino Fundamental e Médio, usuários do Portal. No artigo são descritos: o Portal EduKbr, o ambiente AulaNet, o curso TIAE-Kidlink, a metodologia utilizada no experimento, os principais resultados obtidos e os trabalhos futuros.

O trabalho de Mário Lúcio de Lima Nogueira e Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Formando Professores a Distância – Uma Experiência do Estado do Rio de Janeiro apresenta uma proposta de formação de professores, gerada pelo CEDERJ - Centro Universitário de Educação à Distância - no Rio de Janeiro. A primeira parte do texto evidencia questões legais e conceituais em Educação à Distância (EAD), como a constituição de novos ambientes educativos, a atuação do professor nessa modalidade de ensino e a multiplicidade de recursos e possibilidades que apresenta. A segunda parte descreve a constituição e o desenvolvimento do CEDERJ, e a parceria entre duas universidades públicas (UERJ e UNIRIO), em um curso novo: Pedagogia - Licenciatura para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Em Balanço de Inovações em Educação On-Line , Marcelo Giordan, Liliana Vasconcellos Jacobsohn e Andrea Filatro analisam aspectos da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) que possibilitam inovações significativas nos processos de ensino-aprendizagem. A partir da pesquisa bibliográfica realizada, são analisadas teorias e experiências inovadoras na educação on-line, com foco nos aspectos pedagógicos e tecnológicos e no design instrucional e gestão educacional. Como resultado da análise de transformações na educação relacionadas à introdução das TICs, os autores destacam a importância de uma interação mais equilibrada entre pedagogia e tecnologia, o papel essencial do apoio institucional e a necessidade de colocar em prática um esforço de mudança organizacional, tendo em vista as barreiras e resistências existentes.

 Certamente os estudiosos e interessados na área de EAD irão se beneficiar com as experiências relatadas pelos pesquisadores que apresentaram seus trabalhos no III Simpósio e que enviaram seus textos para compartilhar suas pesquisas com nossos leitores.

 

Maria Aparecida Caltabiano M. B. da Silva
Departamento de Lingüística da PUC-SP
P/ Comissão Editorial da TE@D -
Revista Digital de Tecnologia Educacional e Educação a Distância