Home - Artigos - Perfil Grupo Pesquisa - Conselho Editorial - Submissão de artigos - Contato - Créditos


Apresentação

É com muita satisfação que estamos trazendo aos nossos colegas, o primeiro número da TE@D - Revista Digital de Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Os trabalhos aqui publicados foram apresentados no II Simpósio promovido pelo Grupo de Pesquisa Tecnologia Educacional e Educação a Distância - TEED, da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP. O II Simpósio, realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 2003, teve como tema: E-agor@, professor? Para onde vamos? - Reflexão sobre a formação de docentes online .

Os artigos que constam da presente publicação são uma pequena amostra do que tem sido feito na área de EAD.

Em O Projeto Educom.TV: Formação On Line de Professores numa Perspectiva Educomunicativa , como o próprio título nos informa, encontramos um relato sobre o desenvolvimento do Projeto Educom.TV, coordenado pelo professor Ismar de Oliveira Soares, da USP. Realizado por meio da modalidade de educação a distância, o Projeto, segundo o texto assinado também por pós-graduandos da ECA/USP, da PUC-SP e Unicamp, teve como objetivo capacitar professores da rede de ensino do Estado de São Paulo a utilizar linguagens audiovisuais dentro de uma perspectiva educomunicativa. A realização do Projeto se deu por meio da modalidade de educação a distância. O texto informa que os bons resultados dos trabalhos são representados pelo baixo índice de desistência (16,5%) e pela qualidade dos 980 projetos interdisciplinares e educomunicativos elaborados.

Em seu artigo, Comunidades Virtuais de Aprendizagem: Espaços de Desenvolvimento de Socialidades, Comunicação e Cultura , as pesquisadoras Ademilde Silveira Sartori, professora do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina, e Jucimara Roesler, coordenadora da Unisul Virtual da Universidade do Sul de Santa Catarina, discutem o papel das comunidades virtuais de aprendizagem. Num primeiro momento, dizem as autoras, essas comunidades têm seu funcionamento ligado às redes de conexões proporcionadas pelas tecnologias de informação e comunicação; num segundo momento, possibilitam que pessoas com objetivos comuns se encontrem e estabeleçam relações. Enfatizam ainda que, através da ação a distância, é possível o desenvolvimento de novas socialidades e subjetividades.

Luís Rogério da Silva, professor da Universidade Paulista, também traz sua contribuição com o trabalho intitulado Formação do Conhecimento Coletivo: O Papel do Professor em Tempos de Web Arte e Copyleft . Em seu artigo aborda questões relativas à incorporação de recursos virtuais como componente de cursos presenciais e os problemas decorrentes dessa estratégia, além de discutir o impacto da tecnologia na educação, as perspectivas em pedagogia e questionar o significado da escola na atualidade.

As Quatro Habilidades é o trabalho elaborado por Marcelo El Khouri Buzato, a partir da oficina apresentada no II Simpósio. Professor da PUC-SP e pesquisador do grupo E-lang da UNICAMP, o autor apresenta uma reflexão sobre a necessidade do desenvolvimento de habilidades específicas, por parte de professores e aprendizes, para o ensino-aprendizagem de línguas online, bem como para sua inserção pessoal nos círculos interagentes do informacionalismo. Emprestando o conceito de habilidades do referencial teórico do ensino de línguas e aplicando este conceito à temática do letramento digital, Buzato propõe que o desenvolvimento de habilidades de design, navegação, investigação, e colaboração está ligado ao uso de estratégias cognitivas e metacognitivas específicas e cita exemplos de recursos capazes de potencializar o uso de tais estratégias.

Agradecemos os autores pelos trabalhos apresentados no II Simpósio e aqui publicados. Esperamos que, com este primeiro número, a TE@D - Revista Digital de Tecnologia Educacional e Educação a Distância possa se tornar um veículo para divulgação de pesquisas e um espaço reconhecido para debate e reflexão sobre possibilidades e novos rumos em EAD.

Maria Aparecida Caltabiano M. B. da Silva

Departamento de Lingüística da PUC-SP

P/ Comissão Editorial da TE@D - Revista Digital de Tecnologia Educacional e Educação a Distância