O EVENTO

A XV Semana da Gerontologia / II Simpósio Internacional de Gerontologia Social é evento científico que se realiza na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, campus Marquês de Paranaguá, no período de 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, organizado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia - com apoio da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Reitoria da PUC-SP, SESC .

Estudiosos nacionais e estrangeiros, com reconhecimento em suas áreas de reflexão e atuação, estarão debatendo a questão da LONGEVIDADE COMO OPORTUNIDADE: PRÁXIS CONTEMPORÂNEAS, no sentido de valorizar o envelhecimento, antes que pelo viés de um problema de difícil solução reduzindo assim a velhice a uma condição patológica, mas como a otimização de oportunidades para uma vida com qualidade. A partir do cruzamento de saberes fundados na tese de que longeviver é um processo marcado por oportunidades que devem ser reconhecidas (tanto subjetiva como socialmente) e otimizadas para que o viver a vida com qualidade se concretize como conquista para todas as idades.

A relevância e atualidade do tema proposto propicia a criação de um campo fértil – interdisciplinar e de dimensão nacional-internacional – de discussão que, certamente, promoverá desdobramentos teóricos e práticos nos vários segmentos sociais nele representados (acadêmicos e não acadêmicos).

As sessões de apresentação de trabalhos, em forma de Comunicações Orais ou Pôsteres, visam a compartilhar resultados de pesquisas e relatos de experiências, debater fundamentos teórico-metodológicos sobre as temáticas do envelhecimento, da velhice, da pessoa idosa, nestes tempos com o fenômeno da longevidade na ordem do dia, em torno de eixos temáticos de discussão como: Design Ambiental, Cuidado Social e Políticas Públicas; Trilhas intergeracionais na construção de espaços relacionais.

Aguarda-se um público formado por pesquisadores, estudiosos, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pessoas interessadas das mais variadas áreas ligadas às questões aqui tratadas.

Este evento dá sequência a uma série iniciada em 1998. O Programa da PUC-SP, que foi um dos primeiros do Brasil a dar reconhecimento à complexidade do objeto investigado no campo da Gerontologia e, consequentemente, abordá-lo numa perspectiva interdisciplinar, se apresenta (até o momento) como o único programa brasileiro de pós-graduação strictu sensu a optar pela Gerontologia Social como sua Área de Concentração.

Tanto o Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da PUC-SP, quanto o SESC se aproximam, tendo em vista o compromisso que assumem com uma reflexão e ação que destacam as potencialidades vinculadas a e as oportunidades resultantes do longeviver no âmbito de diferentes dinâmicas socioculturais. Nessa perspectiva, vale destacar o reconhecimento que vêm recebendo pelo pioneirismo e grande experiência acumulada por ambos. Neste evento, são realizadas palestras de pesquisadores do Brasil e do exterior, mesas-redonda com convidados, apresentação de Comunicações em duas modalidades:

-Comunicação oral: formato de artigo completo caracterizado como um trabalho original e ainda não publicado. Os artigos podem ser do tipo relato de experiência, relatório com os resultados finais ou parciais de pesquisa, descrição de projeto em andamento.

-Pôster: formato de artigo curto contendo um relato sobre pesquisas ou cursos, de experiências e atividades em andamento.

Os trabalhos a serem submetidos ao evento deverão versar sobre os seguintes eixos temáticos, ligados ao tema principal:

Longevidade como oportunidade: práxis contemporâneas:

-design ambiental, cuidado social e políticas públicas;
- trilhas intergeracionais na construção de espaços relacionais;
-criando e sustentando lugares acolhedores em moradias coletivas;
-extensão do tempo de trabalho, educação e lazer.