Projeto de Pesquisa

Bolsa de Iniciação Científica CNPq

 

Pluralismo Religioso na Mídia Eletrônica

 

 

Pesquisadora Responsável:

Profa. Dra. Eliane Hojaij Gouveia

Núcleo de Pesquisa Religião e Sociedade - Nures

 

Alunas:

         Rita de Cássia  A. Barbosa- Bolsista Pibic / PUC-SP/ CNPq

         Luana Terá Rangel - Bolsista – Pibic / PUC-SP / CNPq

 

Este projeto de pesquisa é resultado de uma produção coletiva de professores de Graduação e Pós Graduação, mestrandos e doutorandos, que fazem parte da Linha de Pesquisa: Estudo das Instituições e agentes institucionais, tanto sob o prisma de sua estrutura, organização e ideologias específicas como de sua interconexão com a dinâmica das classes sociais, do Estado e das práticas culturais e, do Núcleo de Estudos e Pesquisa Religião e Sociedade (Nures)  do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fazem parte, do grupo de pesquisadores participantes do presente projeto: a Profa. Dra. Eliane Hojaij Gouveia, Líder do Grupo de Pesquisa e professora da Faculdade de Ciências Sociais e da Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP; o Prof. Dr. Luis Mauro Sá Martino, da Faculdade Cásper Líbero; Profa. Dra. Leila Marrach Albuquerque da Unesp - Rio Claro;   dois mestrandos do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais.

Nosso objeto é a programação televisiva e os sites católicos e os sites recentemente criados pelas Comunidade do Santo Daime, de cuja origem  emana, aparentemente, da vertente do catolicismo popular de perfil marianista.

Tal comparação tem por objetivo relacionar a presença da religião em novos meios de comunicação de massa a um possível impacto de tais programas televisivo-religiosos  nas atuais maneiras de formatação de identidades religiosas, na sociedade brasileira. Para tanto, as programações   em canais abertos e a cabo e internet, serão monitoradas com o intuito de buscar diferenças e semelhanças no gênero dos programas.

A pesquisa visa responder a dos questionamentos principais. O primeiro é: quais os impactos da programação televisiva e da linguagem virtual na formação da identidade e do sentido de pertença religiosa?  O segundo é: qual trajetória dos fiéis e das respectivas Igrejas no atual campo religioso paulista.

Quais as transformações significativas, temporárias ou permanentes na vida das pessoas, ocasionadas pela conversão, por meio, da experiência religiosa não presencial; que tipo de alterações no perfil religioso contemporâneo, em virtude do mundo virtual.

O estudo cria a oportunidade para que os Professores Pesquisadores do Nures os alunos de Iniciação Científica possam dar continuidade ao movimento de investigação da nova realidade religiosa virtual que movimenta o mundo contemporâneo.

No Brasil, o televangelismo chega tarde. Quando comparamos a instalação do televangelismo brasileiro com países como os Estados Unidos, Europa e, alguns países da América Latina percebem uma história de resistências e de conservadorismos, presente na sociedade brasileira, que tende a dificultar a adesão da população aos novos modelos de comunicação dos serviços da fé. Identificou-se, também, ser pequeno o número de estudos desenvolvido sobre tal fenômeno. Além disso, as pesquisas existentes prendem-se as especificidades de um ou de outro, programa televisivo ou a formação das redes de canal aberto ou, ainda apenas sinalizam para a questão da Internet. (Gouveia, 1998)

Assim sendo, a investigação proposta deverá constitui-se possibilidade de agregar valor aos conhecimentos já existentes de forma a reavaliar resultados de pesquisas já realizadas.