Editorial - REVER dezembro, ano 10, 2010

José Casanova: Religião e Geopolítica

A presente edição de Rever nasceu no segundo semestre de 2009. De setembro a dezembro/2009, durante pós-doutorado[1], frequentei o seminário “Globalization, Religions, and the Secular”, ministrado semanalmente pelo sociólogo das religiões José Casanova, da Universidade de Georgetown, em Washington DC.

José Casanova é um dos pesquisadores mais importantes do mundo em Sociologia da Religião. Estudou Filosofia em Zaragoza, Espanha, concluiu mestrado em Teologia pela Universidade de Innsbruck, e mestrado e doutorado em Sociologia pela New School for Social Research, de Nova York. Desde 2008 é docente no Departamento de Sociologia da Universidade Georgetown e chefia o Programa de Globalização, Religião e o Secular do Centro Berkeley daquela instituição[2]. Também publicou obras sobre migração, pluralismo religioso, religiões transnacionais e teoria sociológica. Seu livro Public Religions in the Modern World (1994, inédito em português, disponível em espanhol) é um clássico que, entre outros, trata do caso brasileiro. Em suas pesquisas, adota a perspectiva comparativa envolvendo Catolicismo, Pentecostalismo e Islamismo. Sobre migração, aborda a incorporação das minorias e a construção de redes, identidades e estruturas transnacionais. Casanova profere palestras em todo o mundo e, ultimamente, concentra-se na China.

Já na entrevista prévia, impressionou-me a solidez teórica e a vasta cultura (ele parece conhecer todo mundo na área de Ciências Sociais dos EUA) de José Casanova. Não menos importante, conquistou-me a generosidade intelectual e pessoal desse espanhol perfeitamente aclimatado – inclusive, seu sotaque carregadíssimo no inglês parece fazer pouca diferença para seus ouvintes.

Esta edição de Rever divulga para o público acadêmico brasileiro três textos de Casanova. Em “O problema da religião e as ansiedades da democracia secular europeia” são abordados aspectos problemáticos da convivência polêmica entre religião e algumas sociedades europeias. O segundo texto, “A globalização do Catolicismo e o retorno a uma Igreja universal”, enfoca a função do papado como núcleo institucional do transnacionalismo católico, suas relações com o regime secular externo e as oportunidades oferecidas pelos atuais processos de globalização a um regime religioso transnacional como o Catolicismo. Enfim, em “Política católica e muçulmana em perspectiva comparada” são analisadas as estruturas transnacionais do Catolicismo e Islamismo enquanto religiões globais.


Agradeço à professora Leila Cristina de Melo Darin, da PUC-SP, a Rodrigo Andrade da Silva e a Marianna Portela pelo competente trabalho de tradução.


Jorge Claudio Ribeiro (PUC-SP), Editor Convidado

Notas

[1] Realizado com apoio institucional da Capes, sob supervisão de Ralph Della Cava, da Columbia University, em Nova York.

[2] http://berkleycenter.georgetown.edu/programs/globalization-religions-and-the-secular