"Quando entramos na nave espacial do meu pai" - Esperanças cargoísticas[*] e cosmologias milenaristas nos novos movimentos religiosos de UFOS

Andreas Grünschloß []
tradução por Paulo Gonçalves Silva Filho[**] []

1. Cargos milenaristas do espaço sideral?

O suicídio da comunidade californiana Heaven's Gate em março de 1997 trouxe a presença dos movimentos de UFOS de volta à atenção pública. Contudo, eu não pretendo, como o título pode sugerir, tratar exclusivamente da cosmologia deste grupo particular. Estarei mais preocupado em compará-la com outras formas de esperança apocalíptica de salvação, que também aguardam uma iminente intervenção extraterrestre neste planeta, e que incorporam a construção de um Homo Novus[1]. Movimentos milenaristas são movimentos religiosos que esperam uma libertação iminente, coletiva e definitiva – geralmente dentro deste mundo[2]. Isto implica na fundação de uma idade perfeita (isto é: pura, abençoada, reta, livre de todo o sofrimento e conflito) ou de um lugar ou reino perfeito[3].

Os chamados cargo cults da Melanésia e Nova Guiné estão relacionados de uma forma similar, à aurora de um estado de bem estar material, organizacional e espiritual, que oferecerá um substituto ou uma compensação para as insuficiências do presente. Esta antecipação iminente do futuro, como salvação ou libertação coletiva, e em especial, a esperada abundância de bens e produtos de consumo ocidentais, adquiridos ou gerados de maneira sobrenatural (cargo; em inglês, Kago no dialeto local), podem se transformar na característica central de uma "manifestação do milênio"[4]. "Os assim chamados cargoísmo e milenarismo acabam por se sobrepor enquanto tipos de esperanças coletivas, quando a vinda iminente de uma ordem cósmica totalmente transformada, é relacionada à chegada de uma gama radicalmente diferente de bens materiais. Estes bens são entendidos como provenientes de uma fonte sobrenatural, ou supranormal, o mundo dos seres espirituais"[5].

Ao lado de expectativas que se apresentam como relacionadas com um tipo de tecnologia sobrenatural, existem concepções escatológicas fortemente influenciadas pela idéia de retorno ao paraíso original. Como uma vitória sobre o "mundo invertido" do presente (crise ecológica, injustiça social, falência espiritual), esta esperança de salvação afirma a restauração de uma harmonia natural e paradisíaca. A superabundância do Céu na Terra, uma espécie de País da Cocanha à vista, em que todo o tipo de trabalho duro, cansativo, mecânico e repetitivo, será eliminado[6]. Uma alternativa é encontrada na idéia de um arrebatamento final, onde um pequeno grupo de eleitos ou espiritualmente avançados são retirados, ou evacuados, temporariamente ou permanentemente, para um novo nível de existência; essa visão é devedora do imaginário relacionado aos 144.000 escolhidos do Apocalipse de João (Apocalipse 7).

Muitas formas híbridas destas idéias aparecem nas cosmologias religiosas dos movimentos de UFO, e nos crentes em UFOS. Uma marca distintiva importante pode ser encontrada na presença ou ausência de traços de cargoísmos[7] relacionadas com as tecnologias superiores extraterrestres e professores interplanetários (estes últimos são freqüentemente identificados com heróis civilizadores míticos ou deuses da Antigüidade[8]): "Quando milenarismo e cargoísmo se casam, contudo, pelo menos as imagens da tecnologia moderna e das conquistas científicas são retidas, de forma que a nova ordem profetizada possa ser articulada com o ponto mais alto da modernidade, mais que, exclusivamente, a uma espécie de grande retorno espiritual, que por vezes pode ter um forte toque de ficção científica (ou algum tipo de mitologia científica)"[9].

Sem qualquer dúvida um importante atrativo das crenças em UFOS é a sua capacidade de sintetizar elementos e partes de tradições esotéricas, espirituais, teosóficas e cristãs, para reconciliá-las com a ciência, a tecnologia espacial e a cosmologia moderna[10]. Especialmente, as tradições de pessoas "numinosas" (por exemplo, os chamados "mestres ascensos" da teosofia, ou as representações esotéricas de Jesus Cristo) aparecem freqüentemente no espectro dos movimentos de UFOS e suas publicações com um padrão consistente de funções[11]. Além deles, inúmeras outras novas "pessoas" especiais aparecem, como o comandante da frota espacial, e mestre universal "Ashtar" (Sheran)[12], membros proeminentes da "irmandade cósmica", da frota da luz da fraternidade da estrela ou da Galactic Federation[13].

O mapa cosmológico é estendido pela existência de mundos paralelos[14] intergalácticos, ou multidimensionais, que em alguns casos são conectados com a concepção de um desenvolvimento espiritual das almas, para uma "freqüência de ressonância mais alta" em outras esferas ou reinos cósmicos[15]. A fraternidade interplanetária da luz, destes mundos paralelos, ajudará a humanidade terráquea durante a iminente e imensa renovação e purificação da terra (por exemplo, pela evacuação temporária em naves espaciais) e pelo fortalecimento e melhora da consciência humana. As freqüentes visões de UFOs são tidas como sinais ou provas diretas que a as atividades destes grupos extraterrestres estão atualmente aumentando. Explicações céticas ou científicas-imanentistas destes alegados "sinais" de aproximação do milênio podem ser rapidamente refutadas por aqueles que insistem na ocorrência de tais contatos, através de teorias conspiratórias. Se, então, os membros do grupo Heaven's Gate estavam procurando abandonar essa "sala de aula" terrena para salvarem-se em um nível cosmológico superior, "acima do humano", numa esfera localizada em certas naves espaciais ("O reino de meu Pai se move ou viaja em naves espaciais"[16], uma continuidade clara com o imaginário conceitual de muitos outros movimentos e crenças em UFOS, parece estar presente[17]. Contudo, um olhar mais cuidadoso revela que o cenário apocalíptico depende de expectativas e visões cosmológicas muito distintas.

2. A Brotherhood of the Sun ou a Sunburst Community

Garry Trompf, já citado e conhecido por seu trabalho sobre a religião Melanésia, comparou o cargoísmo e milenarismo Melanéiso com movimentos religiosos do outro lado do Pacífico. Nos concentraremos aqui, na Sunburst community[18] fundada na Califórnia por Norman Paulsen por volta de 1970. Incluídos na cosmovisão sincrética desta religião estão a Kriya-Yoga de Yogananda, alguns elementos cristãos, diversas tradições esotéricas e teosóficas, e uma forte influência de Erich von Däniken, com idéias de contatos iminentes com UFOS como peça central de esperança de salvação[19]. As crenças cosmológicas da Brotherhood of the Sun eram expressas em formas espaciais e temporais. Existiu um continente chamado "Mu" há doze mil anos no meio do Pacífico, diferente da Austrália e Nova Guiné[20]. Este continente é a pátria, sagrada e perdida, onde todos os eventos cósmicos importantes da história sagrada ocorreram. Os heróis civilizadores eram seres de outros mundos que influenciaram o processo evolucionário da humanidade através de manipulação genética. É claro, esta idéia – astronautas ancestrais como os heróis extraterrestres civilizadores de uma humanidade geneticamente manipulada – é um das principais idéias do discurso que aparece nos "astronautas ancestrais" (ou os paleo-SETI, dos dias de hoje), como é evidente no caso do famoso Erich von Däniken (Chariots of the Gods 19681) e muitos outros autores que foram inspirados por ele e o legado fantástico de Charles Fort (cf. também a amálgama destes conceitos seculares neomitológcios com a religião "atéia" de UFOS fundada pelo profeta francês Claude Vorilhon, aliás, "Rael"). Segundo os ensinamentos de Paulsen, há um milhão de anos, seres de outros mundos escaparam de uma guerra interestelar, e chegaram na terra; eles foram considerados deuses nas religiões terrenas de seu tempo. Cerca de 500.000 anos atrás, estes seres, chamados construtores, fundaram cidades no continente Mu, e eles criaram pessoas segundo a sua imagem (cf. Gen. 1:26): vermelhos, azuis, amarelos e brancos[21]. O conflito contínuo com os inimigos dos construtores espalhou a raça humana sobre a terra. Finalmente, há doze mil anos, um asteróide colidiu com a terra e destruiu o continente de Atlântida (colisão) e Mu (uma onda gigante).

O futuro é visto acima de tudo como um retorno, uma reconstrução do paraíso perdido. Os discos voadores nada mais são do que naves espaciais ou "naves Mus", dos construtores angélicos, que selecionaram Norman Paulsen como o seu principal representante. Como "in illo tempore", a "Meditação e Iniciação eram parte do sistema educacional"(Sunburst 522), Paulsen deve liderar agora, uma irmandade prototípica e pura no novo milênio. Os heróis civilizadores divinos da cultura mitológica anterior retornarão ("O Retorno dos Ancestrais"), para dar o golpe final nos inimigos do mal (os "Nephilim"). Desta maneira, a sociedade atual na sua presente forma será destruída. Quando o milênio acontecer, este novo cargo não se manifestará como abundância de riqueza do tipo ocidental, mas com uma tecnologia completamente superior, com materiais até aqui desconhecidos pela humanidade e com a liberação de energias desconhecidas do universo[22], especialmente do sol (Trompf 43).

Então, novamente, será possível seguir "as leis simples de Deus e da natureza" (Trompf 44). Aqui o imaginário paradisíaco do "jardim" perfeito, é imediatamente associado com o sonho de um milagre científico (Trompf 44). As naves espaciais Mu possuem debaixo de seus tetos jardins internos nos quais todo o tido de ambientes agradáveis podem ser criados. A pátria-mãe, que infelizmente não existe mais, exceto em registros astrais do Grande Livro da Vida, e na memória silenciosa de seu povo, há muito perdida, está agora retornando (Sunburst 305), e com sua volta, o Jardim do Éden será restaurado (Trompf 44). Segundo Paulsen, a Fazenda Sunburst do grupo, no norte de Santa Bárbara, terá um papel central nos eventos (Paulsen: "Os Construtores querem criar uma imagem através da nossa comunidade que mostrará como os ancestrais viviam em irmandade") e seus membros serão os primeiros a lucrar com o novos "produtos", como nos primeiros dias de harmonia paradisíaca, quando tudo pertencia às pessoas coletivamente, e "homens e mulheres jovens podiam se tornar pilotos de naves espaciais ou cientistas, ou realizar livremente as suas vocações" (Sunburst 522; cf. Trompf 55).

Paulsen explicitamente conecta sua visão de uma consciência cósmica (ou consciência crística) com expectativas do tipo cargoísticas. Em suas palavras: "O resultado de viver uma vida de harmonia com O Espírito é ter abundância material" (Sunburst 520).

Paulsen primeiro viu a si mesmo como um profeta, mas no fim dos anos setenta passou a assumir de forma mais proeminente uma liderança nos moldes de um Cristo. Ele passou a dizer que havia sido um Senhor em Mu, e que havia tido acesso às memórias de suas viagens interestelares anteriores. Seu estilo de liderança, aparentemente estranho e visionário, gerou conflitos com a população vizinha, e também uma certa dose de má administração, levou ao fim do grupo em 1982, que foi bastante próspero (cf. Trompf 52-57). Chegou ao meu conhecimento, recentemente, pelo antigo presidente do negócio de alimentação da comunidade, que depois de alguma reformulação (parcialmente no nordeste de Nevada), Norman Paulsen e seus seguidores atualmente formam uma comunidade chamada "Fundação Logos Solar"(Solar Logos Foundation - estabelecida em 1993 e atualmente localizada no sul da Califórnia, norte de Santa Barbara). As práticas religiosas continuam a se basear nos ensinamentos de Ioga de Paulsen, na forma exposta nos seus livros The Christ-Consciousness (uma edição revisada do seu livro Sunburst anterior), e Sacred Science (um guia de meditação): o objetivo das práticas é atingir a realização de Deus, através de técnicas meditativas que abrem o caminho para o "Logos Solar" ou o Puro Self interior[23]. Os aspectos tipicamente milenaristas do antigo "Sunburst" parecem ter agora quase completamente desaparecido.

3. O Ground Crew Project ou a Planetary Activation Organization

O Ground Crew Project (GCP) é contemporâneo e ainda não totalmente consolidado. Ele foi especialmente ativo na publicação de mensagens apocalípticas, muito parecidas, sobre UFOS na Internet, principalmente durante o ano de 1997. O GCP é baseado na Califórnia e no Hawai. Descobri este grupo no verão de 1997 durante uma pesquisa na Internet sobre a religião de UFOS. Na sua antiga página na Internet eles colocaram uma detalhada descrição de um cenário apocalíptico envolvendo uma gigantesca aterrissagem de 15 milhões de naves espaciais[24].

Em novembro de 199, logo depois deste ensaio ter sido originalmente apresentado na conferência da DVRG [Associação Alemão da História da Religião] em Mainz, o movimento se dividiu[25], em um novo Ground Crew (GC) sobre a direção e autoridade de Valerie Donner, e na Planetary Activation Organization (PAO)[26]. A última é agrupada em torno de Sheldon (recentemente passou a se chamar Sheldan) Nidle[27] e agora se baseia exclusivamente em mensagens telepáticas, ou "canalizações, que ele recebe e afirma virem da Galactic Federation. Desde que a aproximação das naves foi anunciada para o verão de 1997, o grupo original gerou grande excitação, e as mensagens na Internet tornaram-se cada vez mais preocupadas com o atraso da parousia. Depois da divisão, os dois grupos adotaram uma aproximação mais espiritual, sem desistir, contudo, completamente das intervenções de alienígenas e anjos na terra num futuro próximo.

O cenário apocalíptico desenhado por este grupo, ou estes dois grupos (e outros grupos similares) pode ser resumido brevemente como segue[28]: A humanidade será desperta, e receberá no corpo físico, uma alta freqüência de ressonância (vibração de luz), que lhe permitirá ver outras dimensões superiores.

"O milênio é agora."[31] A terra será devolvida à sua condição original de "Céu na Terra."[32]

Fenômenos climáticos e geológicos incomuns (como a enchente do Rio Oder na Polônia e Alemanha em 1997) são reconhecidos como "sinais dos tempos". Como as mudanças serão dramáticas, os amigos dos outros planetas evacuarão os seres humanos, pelo menos temporariamente, em suas naves espaciais com ambientes holográficos. Depois da "ascensão" espiritual, a consciência plena prevalecerá, e as pessoas poderão escolher a sua aparência, serão perfeitamente saudáveis, criarão seu lugar de moradia, e poderão "viver centenas ou milhares de anos"[33]: "Como se diz no filme Guerra nas Estrelas: "a força está com você!"[34]. Durante o período crítico, a Federação Galáctica e os anjos fornecerão "conselheiros, suprimentos, professores e a nova tecnologia"[35].

O logotipo[36] do GCP original traz de forma clara a integração destes vários aspectos religiosos e cosmológicos. Abaixo do arco-íris vemos um UFO, uma pomba da paz, e dois anjos com suas trombetas apocalípticas, e depois, a terra é segurada por mãos protetoras. A coroa de folhas envolta da parte de baixo (incluindo o planeta terra) lembra o emblema das Nações Unidas e parece se estender ao espaço sideral (a "Sociedade Galáctica"). Em suas cosmologias, estes grupos (GCP, CG e PAO), concordam com os movimentos esotéricos e de Nova Era, e suas variantes ufológicas[37] (Comando Ashtar, etc.): uma completa Nova Era está nascendo, e isto implica em uma enorme transformação de dimensões cósmicas. Uma vez que tudo se interpenetra, eventos objetivos "de fora", se ligam com os "de dentro" e o espiritual. Os heróis civilizadores de outros mundos e mestres espirituais da Antigüidade ("Mestres Ascensos", "Reinos Angélicos", "Hierarquia Espiritual", etc.) voltarão e ajudarão a recriar o paraíso na terra, através de sua supremacia espiritual e tecnológica. Então a terra será o que havia se pretendido em sua criação: "Céu na Terra". Apesar das consistentes referências a formas de vida de outros mundos, a cosmovisão é decididamente geocêntrica: a terra é algo especial, uma jóia entre os planetas. Como em uma "peregrinação de povos para Sião", naves espaciais de todas as regiões do universo, se apressam para partilhar e participar da experiência da transformação da terra e sua civilização. A terra então será uma "vitrine galáctica".

Um grande trabalho de multiplicação é exigido de todos os "trabalhadores da luz" e "semeadores de estrelas" da terra[38]: a humanidade deve estar preparada para o tempo que virá e deve se reunir (para dias de meditação mundial, por exemplo) até que suficiente "massa crítica"[39] de energia espiritual se acumule e harmonize todas as vibrações da terra, em direção a um futuro de paz. Os problemas e sintomas inevitáveis do fim dos tempos são percebidos com antecipação ansiosa, mas alegre[40], porque uma grande mudança evolucionária é iminente e ocorrerá tão logo as naves espaciais pousem. Então, o Grande Teletransporte protegerá os humanos das conseqüências danosas das mudanças na terra. O que os grupos dizem sobre este evento não é unânime. Algumas vezes parece que o teletransporte para as naves é necessário para proteção, e outras vezes, se diz que as naves farão um pouso direto, pois a transformação na terra não será tão perigosa, e irá produzir imediatamente a consciência plena, e diversas capacidades paranormais. Em qualquer situação, o teletransporte, será apenas um curto intermezzo, um breve arrebatamento, pois a vida continuará na "Mãe Terra", que enquanto isto está sendo transformada em um paraíso. A função do "Grupo da Terra" é cooperar com o processo e mesmo apressá-lo, manter-se preparados como uma equipe de mediação e contato, e preparar a humanidade para as mudanças revolucionárias[41].

Para os cargo cults Melanésios, o consumo de bens e produtos da civilização ocidental tornou-se objeto de preocupação religiosa. De uma maneira assemelhada aqui, é a suposta tecnologia superior dos alienígenas (viagens através de mundos paralelos, velocidades maiores que a da luz, teletransporte etc.) somadas às faculdades espirituais ou paranormais mais altas (despertar espiritual, consciência plena, viagem no tempo, bilocação, telepatia, etc.) é que, junto com outros presentes e "suprimentos", exercem um charme exótico[42]. É fascinante ver, contudo, como um grupo de crentes em UFOS, pode discretamente modificar sua visão para um cenário esotérico simples de "ascensão" – depois de uma forte tensão milenarista, em face de problemas com o tempo de eventos que foram profetizados. (E, é claro, temos que lembrar, que nem todos os grupos de UFOs mantém uma visão apocalíptica, e.g. a Sociedade Aetherius).

4. O grupo Heaven's Gate

A cosmovisão deste grupo, que esteve ativo por um longo tempo, é bastante diferente[43]. É certo que o milênio ocorrerá, mas com outros portentos. Aqui, o teletransporte é apenas a "última chance" de abandonar o mundo "antes dele ser reciclado"[44]. Certamente o mundo será transformado, mas não em um paraíso galáctico: ele será revolvido, aniquilado, reciclado, ou mudado em outra coisa[45]. Ele chegou ao ápice da depravação. O mundo foi uma espécie de "escola" holográfica, um tipo de jardim para o cultivo de "transplantes espirituais" para o Nível Acima do Humano. A colheita foi agora reunida, seguindo um repetido ritmo bimilenar, por Jesus e seu Pai, ou seja, Marshal Herff Applewhite (1931) e o membro mais velho Lu Trusdale Nettles (1917-1985), ou Do e Ti, ou Bo e Peep (Os dois UFOS). Não existe mais nenhum uso para a terra. Na "Declaração de um ET no momento encarnado"[46], escrita em 1995, é explicado que dezesseis anos atrás, dois indivíduos do "Nível Acima do Humano" (AH-Level Above Human)[47] foram "encarnados, (mudaram para dentro), possuíram dois corpos humanos" a fim de usá-los como novos "veículos"(§1)[48].

A terra vem sido usada, por um longo tempo (assim como outros planetas úteis) para a formação espiritual de almas. Ela é um "jardim" para a "colheita de almas", "um campo de treinamento transitório" para novos membros potenciais do reino celestial. A cada dois mil anos a colheita é reunida, e então o LAH renova o contato com a terra através de seus representantes[49]. Os corpos humanos que estão disponíveis para a encarnação dos LAH, recebem um implante de um chip (feito por tripulantes de naves designados) para prepará-los para a função de incorporação. O significado da terra enquanto jardim ou escola é tornar os humanos disponíveis, como "containers," para as almas dos LAH, para serem educados até a maturidade, " na presença física e tutela dos Representantes mandados pelo Reino"[50]. Este é o único "futuro" para os seres humanos uma vez que terra de tempos em tempos é destruída e "reciclada"[51].

Consequentemente, a visão esotérica ou Nova Era da aproximação de um "Céu na Terra" é expressamente rejeitada![52]. Tal rejeição parece estar relacionada ao passado de Ti e Do, que afirmaram ter tido envolvimento com grupos e ensinamentos esotéricos, que repudiaram, e foram descritos posteriormente como uma "tentação" de Satã[53]. Aqui, os alienígenas luciferianos entram em cena. Eles sempre intervêm na terra com intenção de sabotagem[54]. Por exemplo, eles fundam religiões, imitam o papel dos deuses, levam os homens ao erro e os manipulam, promovem uma subversiva transferência de tecnologia genética para terra, etc. De forma distinta dos LAH, eles não são assexuados. Estes alienígenas são, de alguma forma, parecidos com os heróis da Antigüidade, mas dedicados a portentos negativos: eles são LAH decaídos, se passam por deuses e enganam as pessoas. São antagonistas dos LAH, ao Reino dos Céus, que realmente existe em algum lugar nos confins intermináveis do espaço. Eles pertencem a Satã, ao campo de Lúcifer[55] e desviam as pessoas para uma vida terrena que é, assim, inevitavelmente, destinada à morte.

O reino dos LAH, em oposição, "não é deste mundo": Somente aquele que conscientemente perde sua vida, ganhará a vida eterna[56]. Se a salvação para o "pequeno rebanho" depende do procedimento correto de teletransporte para a nave espacial do Pai divino, então, não há sentido em fazer qualquer coisa para mudar o mundo. Ocorrerá uma desconexão final[57], como a remoção de um computador de uma rede. Depois dela, os corpos humanos na terra, nada mais que containers vazios, poderão ser descartados. Não se deve desperdiçar lágrimas com eles, pois já atrapalharam o suficiente. Outros corpos perfeitos[58] serão fornecidos, muito mais adequados às almas dos LAH. A imagem deste Homo Novus pode ser encontrado no site da Internet, sob o título "Como um membro do Reino dos Céus deve aparecer"[59].

Anlody, um membro do grupo, no Online Book do movimento, afirma esta idéia de forma muito precisa: "Tudo irá ser destruído quando o programa deste holograma for reiniciado", e, portanto, o "convite para abandonar a Terra é um convite para ir para casa"[67]. O pessimismo cosmológico acerca do desenvolvimento deste mundo[68] é, de certa forma, bastante parecido com as especulações cosmológicas hindus acerca dos Yugas[69], compensado por uma espécie de dispensação divina especial. Como nos tempos de "dharma" corrompido[70], é uma forma fácil e distinta de religião, que pode trazer a salvação no momento presente (cf. As Religiões Bhakti da Índia). Deve agarra-se ao "REP" (Representante) que "descerá" (cf. o avatara indiano) do Nível Acima transcendental, para ir com ele para a sua "Terra Pura".

Como dito por Stmody, outro membro do grupo, no Online Book: "a situação em relação às religiões de hoje é como ter todos os arquivos de computador (todas as mensagens Originais do Próximo Nível) corrompidos por um vírus alienígena que somente o "REP", do Próximo Nível, pode restaurar para leitura. E a única realidade é a conexão com os "REPs", o único futuro possível, enquanto eles nos visitam no presente, e aproveitarmos a sua ajuda, enquanto a porta está aberta. É simples[71]". Reconstruções religiosas da história envolvendo depravação estão freqüentemente em interação mútua com visões evolucionárias de salvação: A queda universal da graça e todos outros sistemas religiosos são contrastados com a restituição da verdade; quer dizer, um novo caminho de salvação é estabelecido no meio da doença universal (Un-heilsgeschichte). Em março de 1997 trinta e nove membros do Heaven's Gate aceitaram o "convite para ir para casa", e abandonaram seus containers ou veículos terrestres. Eles "desencarnaram"[72] quando o Heaven's Gate se abriu para eles. Eles estão agora, segundo pensam, seguros enquanto para todas as outras pessoas um gigantesco e cósmico reiniciar (Reset) é iminente, e os dados reais e verdadeiros serão mais tarde destruídos[73]. Eles deixaram para traz cerca de cinco megabytes de dados na Internet, como um fóssil digital.

As metáforas do mundo do computador, e sua respectiva cosmologia, usadas pelo grupo parecem consistentes com o fato deles terem utilizado a Internet como o seu principal meio de proclamação religiosa, embora com pouco sucesso. Eles até ganhavam seu dinheiro fazendo páginas para Internet, e em sua área profissional, se apresentavam com o nome "Fonte Superior"[74]. Assim, não é surpreendente que alguns dos temas de ficção científica e de UFOs, apareçam novamente entre os exemplos e imagens apresentadas nas páginas na Internet, da "Fonte Superior", como sugestão ou estimulação para eventuais clientes[75]. O exemplo mais evidente é provavelmente o sugestivo título "Planejando uma mudança futura?", elaborada para uma organização de remoção intergaláctica fictícia chamada "Q-Haul" (uma alusão a um bem conhecido serviço de mudança americano).

A ilustração mostra uma nave espacial deixando o planeta terra. O texto que acompanha a ilustração se refere ao "Rep" local do Q-Haul Intergalactic, que trabalha em um "plano de mudança instantânea" de uma "tecnologia de mudança e serviço" efetivamente superior. Portanto, as ilustrações da Fonte Superior já são uma alusão pictórica à ação final dos membros do grupo, sob os sinais apocalípticos do cometa Hale Bopp. Embora o grupo fosse um forte opositor das outras (Nova Era ou esotéricos) versões das crenças em UFOS, não é surpreendente que pouco depois de sua final "transferência", segundo se disse, seus membros contataram um outro grupo de UFOS, chamado Andrômeda, de sua nova residência no LAH, comunicando a sua transferência bem sucedida descrita da seguinte forma[76]: "há uma breve escuridão e então uma sensação de sair do corpo rapidamente e ir para cima. A velocidade disto é incompreensível. A distância que a invisível parte do self percorre não é grande imediatamente. É como parássemos, olhássemos para traz, e víssemos que de fato tínhamos feito aquilo [...] depois olhamos para traz e vimos que nós realmente tínhamos partido, e percebemos que ainda estávamos juntos como grupo e partimos para o próximo lugar de reunião".

Eles resseguraram aos seres humanos que "realmente existem veículos interplanetários", e que a terra (nome galáctico C-Ton) está em um alarmante estado de desequilíbrio ecológico. Encarnados outra vez, em diferente containers, eles estão agora se movendo para longe da terra, mas prometem ficar em contato, através de outras "transmissões", e com informações mais específicas, para os seres terrestres avançarem no caminho da iluminação. Obviamente, as idéias originais do grupo já foram reconstruídas e apropriadas à luz de um cenário esotérico de "ascensão" e "purificação" da terra, que é partilhado pela maioria de grupos e pessoas que acreditam em UFOS. O grupo Heaven's Gate, porém, não tinha qualquer interesse em mudar o mundo ou em tentativas fúteis de despertar almas atadas à terra.

5. O milênio no conflito das cosmologias "Céu na Terra" ou "Nível Acima do Humano"?

Em grupos de UFOS discutidos acima é possível identificar duas opções básicas, se não tipos ideais, de cosmologias milenaristas.

G. Trompf, usando uma distinção bipolar similar, ao falar sobre a relação entre cosmologias milenaristas e ações para mudar o mundo afirmou: "Alguns milenarismos concebem que a perfeição que virá ocorrerá apenas no plano celestial; já aqueles que o prevêem para ocorrer na terra, estarão provavelmente, mais preocupados em agir para que o milênio se realize"[77]. De fato, enquanto o grupo Heaven's Gate se preparava para "partir" ou para o arrebatamento, a maioria dos crentes em UFOS tentam "pregar a palavra", "ativar mais pessoal de chão", e melhorar a situação espiritual (freqüência de ressonância) de todo o planeta, a fim de acelerar a vinda da grande transformação final em um processo de co-criação. As duas variantes do milenarismo dos UFOS podem igualmente ser interpretadas como uma reatualização de padrões tipológicos básicos da tradição apocalíptica cristã. Por um lado, existe o pós-milenarismo (dispensação), expresso no estabelecimento final de um reino celestial nesta terra quando Cristo, no fim de mil anos de reinado (já presente mas não visível), voltar para o tempo final, e Satã, liberto pela última vez, será definitivamente derrotado.

Por outro lado, existe uma esperança pré-milenarista em um arrebatamento, dos 144000, antes do reino dos mil anos, que é o tempo da "grande tribulação" que virá sobre o mundo e a humanidade, como necessidade escatológica, e sem possibilidade de escape, mas que deve ser suportada com fé e confiança na iminente e final salvação deste mundo[78]. Sem contar o grupo Heaven's Gate, na religião dos UFOS, as duas tendências milenaristas algumas vezes aparecem juntas, com a prevalência da visão otimista, pós-milenarista. Como nos casos do Ground Crew (Project) ou da Planetary Activation Organization, muitas crenças em intervenções escatológicas por alienígenas, diferem no que concerne ao tempo do grande teletransporte ou arrebatamento apocalíptico. Contudo, na maioria das vezes, o reino original de mil anos é reduzido para alguns poucos, se não dias, ou mesmo horas. O paraíso será restaurado na terra, e uma vida hedonista, alegre, com uma abundância cargoísitca estará à vista. A grande tribulação será apenas um pequeno intervalo, e algumas vezes é completamente negligenciada.

Um exemplo final para esta questão pode ser encontrado no "Apelo aos Habitantes da Terra" (Aufruf an die Erdbewohner), um escrito de um grupo ufológico suíço-germânico, que é baseado em mensagens "canalizadas" recebidas de Ashtar[79]. A pequena brochura, editada e publicada pelos autores, circula avidamente nos círculos ufológicos Suíços e Alemães, com "Explicações para a transformação do planeta terra e da humanidade nos fim dos tempos", como W. e Th.Gauch-Keller o colocam no subtítulo. A capa apresenta o típico cenário "Grande Teletransporte": seres humanos sendo transportados (ou levitados) por pequenos discos voadores que saem de gigantescas naves mães, em forma de cigarro.

Os discos pequenos se aproximam da terra em uma grande formação simbólica de cruz, e o Senhor Sananda, o Cristo esotérico, é a cabeça de Ashtar e do comando Ashtar. As imagens dos pequenos discos e gigantes "naves mães cilíndricas" podem ser descobertas em publicações e fontes relacionadas a Ashtar, e é claro, às famosas (alegadas) fotografias de Adamsky; este imaginário dual de pequenas e grandes naves parece reaparecer em todo lugar, na cena religiosa dos UFOS até hoje[80]. De toda a forma, o principal procedimento para a iluminação e evacuação humana, ou para a limpeza, transformação e restauração final da Mãe Terra, relatado no livreto, não é muito diferente do descrito pelo Grupo da Terra referido acima. Os seres humanos, agora elevados ao mais alto nível de um "paranormal"[81] e verdadeiro iluminado Homo Novus, serão assentados novamente no novo paraíso terreno, quando o curto intervalo para o "grande teletransporte" tiver terminado.

Deixem-me finalizar com uma consideração sobre o papel do ciberespaço e da tecnologia de computadores em relação ao conteúdo e estudo destes movimentos. A Internet parece ser particularmente adequada para a apresentação de tais cosmologias e escatologias, uma vez que a sua "realidade virtual" fornece ao usuário a ilusão de um controle privilegiado de toda a informação do mundo. A aparente capacidade de viajar facilmente para Hong Kong ou Austrália ("surfando") e para visualizar o mundo nas páginas da rede em casa, evoca um sentimento genuíno de bilocação. A "rede das redes" (como é hagiograficamente chamada: "Netz der Netze") oferece a perspectiva de uma gigantesca "Crônica Akasha" (lugar espiritual onde os eventos passados são registrados segundo crenças hindus), que o usuário experiente pode "grampear" e detectar mensagens especiais. Grupos esotéricos e da Nova Era se vêem há muito tempo como uma rede espiritual, e no mundo da Internet, esta concepção encontra uma quase insuperável capacidade tecnológica para a sua realização.

A Internet vem sendo ativamente utilizada. Tudo isto não é sem conseqüências para o estudo das religiões. Quem quer que pratique pesquisa religiosa no meio destas condições de rápida expansão desta "realidade virtual", terá que se tornar usuário, uma vez que, antes era quase impossível adquirir materiais remotos e autênticos, e manifestações religiosas pessoais tão rapidamente. Nunca antes foi possível seguir a emergência e desaparição de um grupo religioso contemporâneo, como agora acontece na Internet. Em contraste com a proverbial "pesquisa de gabinete", ou de mesa, (Schreibtischforschung em alemão) que foi um tabu, parece que uma nova e inesperada possibilidade de fazer frutíferas "pesquisas de gabinete" se apresentam, pois neste admirável mundo novo conectado da rede, existe um grande "cargo" estocado e não descoberto para pesquisadores de religião.

Notas

[*] N.B. do tradutor: Criei um neologismo para corresponder o melhor possível com o termo original "cargoistic hopes". Uma tradução alternativa, porém mais complexa, seria "esperanças centradas na carga". Tanto cargoistic quanto "carga" fazem referência ao fenômeno do "cargo-cult", palavra em inglês cujo uso tornou-se comum no inglês falado na Nova Guiné (o pidgin english) e incorporou-se também na linguagem dos antropólogos que estudam as culturas da Melanésia. A palavra "cargo" refere-se à carga trazida pelos navios cargueiros que chegavam da Europa carregados de mercadorias. Os canacos, ao verem aquela abundância de bens, supunham que tudo quilo havia sido enviado a eles pelos seus ancestrais, mas que os europeus haviam usurpado todos aqueles bens. Daí um sentimento de revolta que encontrava expressão também em seus rituais religiosos e mitos. No "cargo-cult" existe um pressuposto messiânico de base. Os adeptos do cargo-cult ou "culto da carga" expressam em seus rituais e crenças uma ativa esperança de que em algum lugar está reservada para eles uma (futura) abundância de bens. São dons de seus antepassados ou de alguma entidade benfazeja à qual eles se ligam por meio da crença e do culto. Grünschloß usa o termo em um sentido mais amplo, aplicando-o também a certos cultos e movimentos neo-religiosos que já nada têm a ver com o que os antropólogos encontraram na Nova Guiné, no início do século XX, quando do primeiro contato de seus habitantes com as civilizações européias tecnologicamente muito mais avançadas."

[**] Revisão por Leda Maria Perillo Seixas

[1] O presente ensaio foi publicado online pela primeira vez pelo Marburg Journal of Religion Vol.3, Nº 2, 1998 (como parte do Internet Journal of Religion); e ainda pode ser acessado em http://www.unimarburg.de/fb03/religionswissenschaft/journal/mjr/ufogruen.html, contém uma seção com "links" para endereços e referências na Internet sobre o tópico " UFOS e Religião (cf. ibd., "ufo_link.html"). A presente versão foi revisada, especialmente na seção nº 2 sobre a comunidade Sunburst (a versão online apresenta alguns equívocos, devido à falta de acesso às fontes primárias). Originariamente, o ensaio foi desenvolvido para ser apresentado à convenção anual do Deutsche Vereinigung für Religionsgeschichte (DVRG = o ramo alemão do I.A.H.R.) que ocorreu na Universidade de Mainz em outubro de 1997 e teve como tema "Religião e as Mudanças de Cosmologias". Os grupos religiosos mencionados no texto são (ou foram) ativos nos Estados Unidos. Uma vez que o ensaio foi originalmente preparado para uma audiência alemã, muitas referências nas notas finais são de materiais e fontes disponível em alemão. Uma versão alemã ligeiramente mais curta, aparece no volume da conferência, organizado por Dieter Zeller (Religion im Wandel der Kosmologien. Frankfurt/New York 1999, 287-305). Todas as fontes e dados da Internet, referidos nestas páginas foram coletados entre Maio de 1997 e o verão de 1998 (com a exceção das do "Solar Logos Foundation" pesquisadas em novembro de 2000). O primeiro resumo desta tradução inglesa foi afortunadamente preparada pela equipe do Center for the Study of New Religious Movements do Selly Oak Colleges em Birmingham, e agradeço sinceramente a Fr. Ralph Woodhall S.J. e ao Dr. Simon Smith. Também gostaria de expressar meus especiais agradecimentos a Simon Shields e a Fred Milligan por lerem as provas e às suas criticas construtivas. Devo agradecer especialmente a Valerie Donner do The Ground Crew [Project] pelo seu retorno e suporte positivo, e a Bil El Masril: os dois me deram permissão para usar alguns dos arquivos antigos da GCP na Intenet (cf. seção 3 do meu texto). Além disso gostaria de agradecer ao Andrômeda Group, por me permitir usar duas mensagens colocadas na Internet que foram recebidas (canalizadas) (cf. nota 76). Alguns dos pensamentos apresentados neste ensaio também foram trabalhados no meu verbete "Cargo Cults" in J.Lewi’s UFOs and Popular Culture: An Encyclopedia of Contemporary Myth, Santa Barbara/CA 2000, 60 - 63. Outros tratamentos da fé em UFOS aparecem no meu verbete sobre "cientologia" (ibd. 266-268) e em meu pequeno livreto Wenn die Götter landen ... Religiöse Dimensionen des UFO-Glaubens (EZW-Texte 153) Berlin 2000.

[2] Cf. G.Trompf (ed), Cargo Cults and Millenarian Movements. Berlin/New York 1990, 1 s., e o artigo "Apokalyptik / Messianismus / Chiliasmus", por H.G.Kippenberg no Handbuch religionswissenschaftlicher Grundbegriffe II (1990), 9-26 (esp. 11 s.)

[3] "O termo milênio foi conceituado no pensamento das ciências sociais modernas, para denotar qualquer vida ou ordem no futuro, perfeita, feliz e livre de problemas" (G.Trompf, Cargo Cults, 1).

[4] Cf. G.Trompf, Cargo Cults, 10 s. Por outro lado, existem também cargo-cults sem componentes milenaristas, i.e., sem esperanças de uma mudança final e total de vida.

[5] G.Trompf, "Os Cargos e o Milênio nos dois lados do Pacífico", no seu Cargo Cults, 35-94 (38 s).

[6] Cargo Cults, 39.

[7] O termo cargoísmo como um conceito (independente de seu uso coletivo) é usado para aqui denotar aqueles produtos de consumo, bens ou objetos, que recebem mais que um significado mundano, e assim, são dotados de uma aura de significado numinoso, que transcende seu valor real e econômico. Para este uso do termo, cf. G.Trompf na "Introdução" (Cargo Cults, 10-15).

[8] Esta é uma das crenças centrais na maioria dos movimentos de UFOS, e se tornou amplamente difundida, especialmente pelas publicações de Erich von Däniken. Ela é não somente uma parte da fé em UFOS, mas também é um tema favorito na "religião ficcional" da literatura de ficção científica e do cinema. No livro de R. Zelazny Lord of Light, New York 1976 (19671), por exemplo, um grupo de astronautas começa a governar e civilizar um planeta inteiro, eles atuam adaptando os papéis de diversos seres míticos do panteão indígena, e usando sua superioridade tecnológica e poderes sobrenaturais para governar o planeta.

[9] G.Trompf in Cargo Cults, 39.

[10] Ver o ensaio, sobre este aspecto de John A.Saliba, "Religious Dimensions of UFO Phenomena", in James R. Lewis (ed.), The Gods have landed: new religions from other worlds. Albany 1995, 15-64. Muitos aspectos das mitologias de UFOS (e.g. antropogênese e evolução) parecem combinar " a procura religiosa por respostas absolutas com a certeza da objetividade cientifica", e assim, tendem a parecer como mitos secularizados ou científicos (49, 53-55). Cf. E.Benz, Neue Religionen. Stuttgart 1971, Capítulo 7 ("Ufologie - Die Religion von den Planetariern und fliegenden Untertassen", 113-124): segundo Benz, as culturas e sociedades ocidentais estão prontas para as reinterpretações ufológicas da religião, pois a crença em alienígenas, que teriam " inspirado grandes conquistas neste planeta no passado, e que serão , como se alega, os futuros salvadores da humanidade", é sempre afirmada e "sugerida como uma normal e óbvia constituinte de nossa moderna e científica visão de mundo" (124).

[11] Por exemplo, no já bem conhecido estudo psico-social "When Prophecy Fails", por L. Festinger, H.W.Riecken e S.Schachter (Minneapolis 1956), dedicado a um pequeno movimento de UFO dos anos cinqüenta, pode se ver que é ninguém menos que a figura de Jesus, da tradição teosófica esotérica, que aparece ao médium "Mrs.Keech" sob o nome de "Sananda": Ele dava instruções a respeito da iminente destruição do mundo e sobre a salvação de uns poucos escolhidos, através de naves espaciais (36 ss.). Dentro do contexto das fés em UFOS de hoje, este Sananda-Jesus é ainda muito citado e freqüentemente "canalizado" como um professor espiritual do mundo; ele aparece em muitos endereços da Internet (e.g. "www.spiritweb.org") e publicações de crentes nos UFOS. Um exemplo alemão recente é W. & Th.Gauch-Keller, Aufruf an die Erdbewohner. Erklärungen zur Umwandlung des Planeten Erde und seiner Menschheit in der Endzeit (Ostermundingen, 1992), uma brochura gratuita que pode ser obtida diretamente dos autores, ou de muitos Grupos de UFOS e editoras da Alemanha e Suíça; cf. aqui 53-55, sobre "O Senhor Sananda" (cf. também a referência a este livreto na seção final deste ensaio).

[12] As fontes básicas são G.Van Tassel, I Rode a Flying Saucer! The Mystery of the Flying Saucers Revealed through George van Tassel, Los Angeles 1952, E.P.Hill, Ashtar -- In kommenden Tagen ... Alarmierende Botschaften von Weltraum-Piloten. Wiesbaden/Göttingen 19906 (US original: In Days to Come 11956), e Tuella, Projekt: Welt-Evakuierung. Diktiert vom Ashtar-Kommando. Wiesbaden/Göttingen 19893 (US-original: Project: World Evacuation, 1982) assim como uma enorme quantidade de publicações similares (K.Veit, W. & Th.Gauch-Keller, e outros). Uma boa lista de fontes atuais na Internet para o Comando Ashtar pode ser facilmente obtido com instrumentos de busca como Webcrawler ou outros. Uma coleção de publicações relevantes (e "clássicos" modernos, segundo a tradução alemã) pode ser encontrada no Turmalin-Verlag, em Gütersloh (o sucessor do Ventla [= "disco"] Verlag, Wiesbaden). As mais novas instruções "canalizadas" de Ashtar são publicadas por grupos de UFOS como o "Santiner-kreis" de Berlim ("Schritte zur Vorbereitung auf die Evakuierung" etc.), e algumas vezes na revista UFO-Nachrichten (cf. abaixo).

[13] Nos anos cinqüenta as crenças crescentes em UFOS foi principalmente influenciadas por publicações americanas, por exemplo Orfeo M.Angelucci (The Secret of the Saucers, German transl. Das Geheimnis der Untertassen), Donald E.Keyhoe (Flying Saucers from Outer Space) e George Adamski & Desmond Leslie (The Flying Saucers Have Landed; uma tradução alemã apareceu em 1957 com o título Fliegende Untertassen sind gelandet). Carl G.Jung comentou estas novas crenças de uma perspectiva psicológica já em 1958 com Ein moderner Mythus. Von Dingen, die am Himmel gesehen werden. Zürich & Stuttgart, 19642 (cf. com seu epílogo, 129 ss. com comentários sobre Angelucci).

[14] Cf. O estudo completo de E.Benz, Außerirdische Welten. Von Kopernikus zu den Ufos. Freiburg 1990 (O título original é Kosmische Bruderschaft. Die Pluralität der Welten. Zur Ideengeschichte des Ufo-Glaubens. Freiburg 1978). Ver também B.Gladigow, "Andere Welten - andere Religionen?" in F.Stolz (org.), Religiöse Wahrnehmung der Welt, Zürich 1988, 245 ss. (com um título diferente no índice); S.Golowin, Götter der Atom-Zeit. Moderne Sagenbildung um Raumschiffe und Sternenmenschen, Bern 19802 (19651).

[15] Há uma forte inclinação em direção a uma ampla recepção das crenças em UFOS nos novos movimentos religiosos contemporâneos. Um estudo detalhado da história religiosa das várias tradições que reaparecem e se misturam nestas publicações sobre UFOS ainda é uma necessidade para os estudiosos atuais. Existe uma valiosa e extensiva antologia por J.R.Lewis (org), The Gods have Landed: New Religions from Other Worlds, New York 1995 (com referências e comentários detalhados sobre a literatura existente!); ver também o tratamento enciclopédico de "ufologia" no seu UFOs and Popular Culture. An Encyclopedia of Contemporary Myth. Santa Barbara 2000 e, é claro, nos trabalhos gerais de referência sobre ufologia, de Jerome Clark, especialmente o seu The UFO Encyclopedia, 2 vols., Detroit 19972. Entre outros, cf. o capítulo "Die UFO-Bewegung" in K.Hutten, Seher, Grübler, Enthusiasten. Stuttgart 198914, 761-795; M.Rothstein, UFOer og rumvoesener. Mythen om de flyvende tallerkener. Copenhagen 2000; M.Rothstein, "The Family, UFOs and God: A Modern Extension of Christian Mythology", Journal of Contemporary Religion 12 (1997), 353-362; J.E.Porter, "Spiritualists, Aliens and UFOs: Extraterrestrials as Spirit Guides", Journal of Contemporary Religion 11 (1996), 337-353. Muito interessante a existência do livro alemão não acadêmico, escrito a partir da perspectiva de dois "Paleo-Seti" "pesquisadores", com intuições interessantes sobre a reconstrução mutua (apologética) de "ufologias" em diferentes (e diversos) discursos ufológicos: L.A.Fischinger & R.M.Horn, UFO-Sekten, Rastatt 1999. Educação e "iluminação" ufológicas são a aspiração do UFO-Nachrichten (antes em Wiesbaden, agora em Obergünzburg) fundado por Karl L. e Anny Veit em 1956: O seu jornal informa sobre novas aparições de UFOS e "canalizações" de mensagens da fraternidade estelar, e os interessados podem contatar os vários lugares de encontro, seminários e grupos relacionados.

[16] Esta é uma citação do documento online "vt100596.html", que pode ser encontrado sob o título "Transcripts of Two Recent Videos" na página da Internet do Heaven's Gate (o vídeo é de 5 de Outubro, 1996 com o título "Planet About To Be Recycled -- Your Only Chance To Survive: Leave with Us" http://www.heavensgatetoo.com/vt100596.htm). Atualmente, ainda existem diversos "sites espelhos" do grupo na Internet (facilmente encontráveis através das ferramentas de busca) cf. a seção de links sobre UFOS no meu verbete MJR (cf. nota 1).

[17] W. Schmidt, no "UFO und Astro als mörderischer Mechanismus", Materialdienst (EZW) 60 (1997), 185-187, sugere uma continuidade básica entre a cosmologia do Heaven's Gate e o cenário apocalíptico dos grupos de UFOS que vivem a expectativa de uma limpeza final, e iminente transformação da terra de acordo com as mensagens de "Ashtar" e membros da fraternidade estelar.

[18] Esta analogia é retirada do primeiro capítulo, "The Cargo and the Millennium on both sides of the Pacific", do livro Cargo Cults and Millenarian Movements (35-94). Trompf já anunciou outro estudo, mais detalhado, da comunidade Sunburst community (cf. 78, nota 11), mas ele me disse em 1997 que até essa data ele não tinha podido conduzir pesquisas de campo adicionais para completar sua investigação. A fim de obter uma compreensão mais completa das idéias ufológicas sobre "astronautas do passado" e "paleo-Seti", tem-se que citar a primeira edição do livro de Nomam Paulsen: Sunburst: Return of the Ancients. An Autobiography by Norman Paulsen, Goleta/CA 1980 (reimpresso com o título The Christ-Consciousness. The Pure Self within You, Salt Lake City 1984, 1994; uma nova edição está sendo preparada atualmente). Muitas das passagens "visionárias" relacionadas a questões ufológicas (escatológicas) foram retiradas do livro em edições mais antigas (e.g. 117 ss. da edição de 1980). As principais afirmações sobre este movimento no texto acima são basicamente devedoras das descrições de Trompf (esp.35-57), e as referências citadas em parênteses são do volume Sunburst de Paulsen (faz pouco tempo que eu consegui finalmente ter acesso à literatura primária relevante).

[19] Pauline P. Meyer, uma membra antiga do grupo, forneceu um relato dos anos de sua formação em M.Arcudi & P.Meyer, "The brotherhood of the Sun, 1969-1985: A Memoir", Communal Societies (NHCSA), Vol. 5, 1985, 82--89. Outra visão pode ser obtida no livro de Dusk e Willow Weaver: Sunburst -- A People, A Path, A Purpose. The Story of the Most Provocative Communal Group in America Today. San Diego 1982.

[20] A idéia do continente submerso Mu (a maioria das vezes identificado com Lemuria) e sua história mítica pode ser traçada (entre outros) até James Churchward (The Lost Continent of Mu, 19311, The Children of Mu, 19311, e publicações similares, ele afirma ser capaz de "ler" as crônicas ancestrais de Mu com seu olho interior (cf. Trompf, 44-46, e sua detalhada indicação de referências bibliográfica sobre a tradição de Mu 80 s.). Churchward, de fato é a "autoridade chave" (Trompf) para Paulsen, como ainda pode ser visto na página de sua atual Fundação do Logos Solar (http://www.solarlogosfoundation.org), onde as publicações de Churchward estão entre a literatura básica em estoque. Aliás, a idéia do continente perdido de Mu é também parcialmente incorporada nas crenças de outro grupo de UFO antigo, que se reunia em torno do "Mrs. Keech" (cf. When Prophecy Fails, 42).

[21] "Os construtores decidiram dar ao novo homem no Planeta Terra todo o conhecimento da árvore da vida, o sistema nervoso central e suas forças e poderes. Ele receberá o batismo de fogo imortal e a alma dos anjos homem e mulher descerão sobre ele. La-Lu e os construtores, em seus laboratórios genéticos, terão sucesso, depois de muitas tentativas, na produção de um embrião de proveta [...] . Os Construtores tiveram sucesso e produziram quatro raças de homens Cro-magnon. As quatro raças criadas receberam a impressão, ou a imagem dos Construtores: o vermelho, o azul, o amarelo e o branco. "À sua imagem e semelhança os criou, macho e fêmea os criou". (N.Paulsen, Sunburst, 354). Trompf relaciona esta idéia de quatro raças distintas, a alguns mitos Hopi aos quais Paulsen obviamente teve acesso (cf. Trompf, 46); no Sunburst, Paulsen retrata os Hopi como "os remanescentes da antiga Raça Vermelha criada pelos Construtores" e como os "guardiães originais do elemento terra"(355).

[22] Esta idéia de obter acesso a energias secretas desconhecidas é um tema padrão da fé em UFOS e é manifesta em diversas publicações, assim como em muitas discussões na Internet sobre energias livres, ou os chamados " artefatos de energia livre". De fato, houve um artefato deste tipo chamado o "Gerador Sunburst" (ou "Gerador Homopolar Sunsburst" ou "Sunburst N Machine") que foi projetado por Bruce DePalma e construído por Charya Bernard da Comunidade de Santa Barbara por volta de 1979 (informações sobre este artefato ainda podem ser obtidas na Internet em páginas sobre as energias livres).

[23] Informações em primeira mão sobre a comunidade, e publicações e idéias de Paulsen podem ser obtidas através da pagina do grupo "http://www.solarlogosfoundation.org". Cf. também o verbete "Fundação Logos Solar" in J. Gordon Melton, Encyclopedia of American Religions, Detroit 19996, 644.

[24] O endereço antigo na Internet era http://www.portal.ca/~ground/crew/. As citações a seguir são baseadas nas minhas cópias pessoais de dados na Internet (depois da divisão do movimento), que agora são apenas parcialmente acessíveis em dois novos endereços referidos abaixo, e em muitos casos eles foram completamente removidos dos arquivos do movimento (cf. Note 28!).

[25] As duas facções, em suas páginas na Internet, publicaram diferentes razões para a divisão. A primeira declaração de S. Nidle com o título "Cada Moeda Tem Dois Lados" (cf. http://www.paoweb.com/twosides.htm) foi imediatamente respondida por Valerie Donner, em 16 dezembro de 1997, com o título "Documento da Verdade". Ela se defendeu veementemente contra as acusações de desvio de dinheiro, mas o documento foi depois removido do servidor, aparentemente porque ela não queria entrar e uma guerra na Internet (cf. V.Donner's ".../updates/vdonner/120897.html")

[26] O Ground Crew atual (Valerie Donner) opera na Califórnia; o endereço na Internet é http://www.thegroundcrew.com/. A Planetary Actrivation Organization está localizada no Hawaii, o endereço é http://www.paoweb.com/. Até onde sei Chr. Helland foi o único a tratar destes dois grupos no seu verbete Ground Crew/Planetary Activation Organization in J.Lewis, UFOs and Popular Culture. An Encyclpedia of Contemporary Myth, 140-143.

[27] Segundo uma breve biografia na Internet ("bio.html" no servidor PAO), Nidle nasceu em Nova York em 11 de novembro de 1946. O documento afirma que Nidles contata alienígenas desde sua infância; na atualidade as mensagens apocalípticas da "Federação Galáctica" são transmitidas a ele telepaticamente.

[28] Os detalhes que seguem foram retirados dos documentos anteriores do GCP: O arquivo "landings.htm" escrito em 1996 por Bil El Masri (agora um membro importante da Organização para a Ativação Planetária), e o documento "Uma mensagem para a humanidade do Projeto o Grupo da Terra" ("messhum.htm") e o mais recente "Mensagem urgente para a humanidade (Agosto de 1977; "messhum2.htm") foram colocados na página do GCP até que as expectativas apocalípticas atingiram o ápice no verão de 1997. Nenhum destes arquivos foi colocado na rede outra vez por qualquer um dos grupos, mas sob o título do último, um vídeo de S. Nidle é agora oferecido na Internet (cf. arquivo PAO "lectad1.htm"). Nota: Valerie Donner e Bil El Masri do antigo GCP deram-me sua permissão explícita (outubro de 1998) para tornar este arquivos acessíveis novamente, eles foram colocados na rede, na minha pagina, da Universidade de Mainz.

[29] A terra é entendida como um ser vivo e chamada enfaticamente de "Mãe Terra": "A Mãe Terra é um ser vivo e consciente. Ela começou sua vida em um nível de consciência muito mais elevado que aquele que nós sabemos que ela tem agora. No seu estado original Ela era o Céu na Terra" (cf. o arquivo "messhum2.htm", e também "messhum.htm"). Concepções análogas podem ser encontradas, por exemplo, em "http://www.gaiamind.org" e "http://www.gaiamind.com".

[30] "O aleijado andará, o cego verá, o surdo ouvirá, e o triste, perdido e sozinho será preenchido com alegria" Mas a descrição no arquivo "landings.htm" vai mais longe que estas imagens bíblicas adicionando: "Você rapidamente se tornará telepático".

[31] Isto é explicitamente afirmado em "messhum2.htm".

[32] Há também um breve resumo da história mítica até a situação atual no final do milênio ("messhum2.htm"): A terra foi criada originalmente para ser "Céu na Terra". Mas o "Criador Supremo" pediu a ela que participasse de um experimento divino, e permitiu que "cerca de 6 bilhões de almas iluminadas deste e de muitos outras galáxias" fossem colocadas na terra para que amadurecessem e crescessem espiritualmente sob as condições deste "reino tridimensional". Mas o experimento falhou: as almas sementes "começaram a perder o contato com suas consciências mais elevadas", e finalmente toda a vida na terra começou a sofrer e a se tornar disfuncional. Agora, no começo do novo milênio, a "Mãe Terra", está finalmente voltando outro vez ao estado de Céu na Terra. Cf. (com pequenas diferenças) o esquema mítico em "messhum.htm".

[33] Citado de "messhum2.htm". Cf. in "messhum.htm": "Você será capaz de criar tudo o que quiser com sua mente e as novas tecnologias que você receberá [...] Você será capaz de viver por centenas ou milhares de anos. Você será completamente curado do que quer que esteja errado com você agora."

[34] Citação de "messhum2.htm". Contudo, todas estas "enormes mudanças serão trazidas pela graça de Deus. Deus é o responsável aqui" (ibd.).

[35] Citação do "messhum.htm". Esta nova tecnologia "estará além de sua imaginação mais selvagem (ibd.). Numa entrevista colocada na rede ("intrview.htm"), S. Nidle afirmou em agosto de 1977: "Nós precisamos da ajuda extraterrestre para que possamos passar para o próximo nível, quer você veja como puramente científico ou puramente espiritual. Não há outra forma de conseguir isto. Este é o único jeito de sair fora. Por isto que as pessoas, se elas olharem de uma maneira lógica, verão isto. Assim você apenas tem que abandonar este jogo cético. Você tem que se livrar de suas programações.

[36] Em sua pagina na Internet, o GCP oferece uma camiseta com este logotipo (arquivo de imagem "gclogo.jpg").

[37] Existe uma abundância real de fontes relevantes na Internet. O "Spiritweb" (o endereço principal é http://www.spiritweb.org/, O site espelho na Europa é http://www3.eu.spiritweb.org), por exemplo, possui muitas páginas e links de tópicos ligados à fé e UFOS como "Ashtar" (e.g. ".../Spirit/ashtar-command.html" ou ".../Spirit/our-mission-athena.html") e outros Mestres do Espaço. Na Alemanha, uma ferramenta similar podia ser encontrada até recentemente em http://www.freemind.de. Mais uma vez, o uso de ferramentas de pesquisa como "http://www.fireball.de" (para páginas disponíveis na Alemanha), "Webcrawler" ou "Alta Vista" (internacional) é recomendado, pois eles podem fornecer uma lista ordenada de links atualizados, para termos específicos a serem procurados.

[38] Em contraste com os "trabalhadores da luz" (almas da terra com fortes preocupações espirituais) , "as sementes das estrelas" são almas que em tempos mitológicos foram trazidas para terra de outras partes do universo. Cf. a explicação disponível na página do PAO ("starseed.htm" e "glossary.htm").

[39] Cf. "landings.htm" e outros documentos do GCP. Idéias similares sobre a reunião de energia espiritual para mudar o mundo podem ser encontradas não apenas em tradições esotéricas e Nova Era, mas também em outros movimentos religiosos. A Meditação Transcendental, por exemplo, sempre insistiu nos resultados de purificação dos grupos de meditação (o Efeito 1%, O Efeito Maharishi, ou mesmo O Efeito Global Maharishi); cf. http://www.mum.edu/tm_research/tm_charts/welcome.html.

[40] Até quando?, Valerie Donner pergunta em seu poema-GCP Tempo ("gc072597.htm"): "O tempo não é mais o que parece./ De manhã até à noite seu significa se altera./ Uma hora voa, e assim o dia, / Mas a espera por naves pode tornar os seus cabelos brancos. [...] Como nós podemos viver neste tempo louco? / Naves acima flutuam e a Mãe Terra não parece tão bem./ O tempo não é mais o que era./ Talvez isto seja parte da nossa libertação./ As naves estão chegando/ Mas quando, quando, quando???/ Se você me teletransportar Scotty,/ Eu serei a sua melhor amiga.

[41] Cf. V.Donner no seu poema-GCP "Espalhe a Palavra" ("gcrw092097.htm"): "Pregue a palavra./ Espalhe-a para todos os lugares./ Não há nenhum lugar para correr./ Não há onde se possa esconder.[...] Informe a humanidade sobre as mudanças que virão./ Avise a humanidade. Bata os tambores./ Diga a todo o mundo que o fim está próximo. / Nossos UFOS, anjos e Deus estão aqui,/ Não seja tímido, não seja envergonhado./ Há muita coisa acontecendo na Terra e no Céu./ Ajuntem-se todas as forças da Luz./ Façamos o nosso trabalho agora e façamos as coisas acontecerem."

[42] Para a relação entre as esperanças cargo e fascinação exótica, cf. K.-H.Kohl, "Cargo-Kulte in Melanesien - Religiöse Heilserwartungen im kolonialen Milieu", in H.Wißmann (Hg), Zur Erschließung von Zukunft in den Religionen. Zukunftserwartung und Gegenwartsbewältigung in der Religionsgeschichte. Würzburg 1991, 167-183.

[43] Para a origem, história e sociologia deste movimento, as publicações de Robert W.Balch são de especial significado; cf. sua contribuição para este volume, e o já citado J.Lewis, The Gods have landed, 137 ss. (Lit.!).

[44] A página na Internet do Grupo Heaven's Gate cf. "http://www.heavensgate.com" (não mais acessível), (http://www.heavensgatetoo.com/ ou outras páginas espelho ainda encontráveis na Internet) mostram uma edição editada e transcrita do vídeo datado de 29 de Setembro de 1996 com o título "Última chance de evacuar a terra antes que ela seja reciclada". Nos parágrafos seguintes acima, eu uso minha cópia pessoal destes dados, que obtive em abril de 1997.

[45] Esta idéia foi reformulada inúmeras vezes nos arquivos do grupo na Internet.

[46] Este documento programático está contido no arquivo Online-Book "1-4.htm"e "95upd96.htm" da página principal. Cf. as citações seguintes e também afirmações em "Encarnando e Desencarnando" no arquivo "a48.htm" e no livro do grupo Online-Book ("a48.htm" no apêndice).

[47] Algumas vezes também é chamado de Próximo Nível (NL "Next Level"), "Reino de Deus" ou "Reino dos Céus". Os LAH não têm gênero e "criaram tudo".

[48] Applewhite declarou: "No começo dos anos 70, dois indivíduos (meu parceiro e eu) do Nível Evolucionário Acima do Humano (o Reino dos Céus) encarnaram (mudamos para dentro e possuímos) dois corpos humanos em seus quarenta anos. Eu mudei para um corpo masculino, e minha parceira, que é o Membro Mais Velho do Nível Acima do Humano, tomou um corpo feminino. (Nós chamamos esses corpos de veículos, pois eles servem apenas como um veículo físico para usarmos enquanto em trabalho entre humanos. Eles foram escolhidos e separados para o nosso uso desde o seu nascimento.)" (cf. "1-4.htm" ou 95upd96.htm).

[49] Mil anos na terra equivalem a um dia de 24 horas de um LAH.

[50] "a48.htm" no apêndice do Online-Book.

[51] O membro do grupo Jnnody declarou no arquivo "as48.htm": "Este é o único futuro (vida) que aguarda os humanos, pois periodicamente, o jardim é destruído como preparação para um novo ciclo de civilização humana. Neste tempo todos aqueles que não foram separados para o Reino de Deus serão reciclados ou destruídos".

[52] Tal rejeição é declarada diversas vezes em sua página na rede. Cf., por exemplo, no Online-Book do grupo (a35.htm) com as seguintes declarações programáticas: "Muitos seguidores da Nova Era acreditam em naves espaciais, mestres ascensos, e assim por diante. Assim, os alienígenas os levaram a crer que descobriram algum segredo metafísico importante. Estes mesmos alienígenas promovem a consciência cósmica, encorajando os adeptos da Nova Era a manterem suas cartas de tarot, seus cristais, e seus mantras. Embora tais passatempos não sejam mais maldosos que qualquer outra prática religiosa [...] Isto é uma fraude alienígena e nada mais que uma fuga artificial do mundo. Eles tentam encontrar aquilo que eles procuram na superfície deste planeta, através da criação de outra religião atada à Terra, tornando-se parte de algum enclave do Himalaia. Infelizmente, nenhum mestre ascenso ou do Himalaia teria permissão para entrar no Próximo Nível, mesmo como principiantes. Nenhum Membro do Próximo Nível se consideraria um mestre, mas continuamente procuraria ser um servo melhor do Próximo Nível, através do seu Membro mais velho. E você pode ter certeza que qualquer movimento religioso que quer que você deseje paz na Terra, ou pregue o "Céu na Terra", que quer você desejando estar na terra ou no reino humano, em qualquer nível, mesmo em uma situação monástica, contém um vírus de má informação, que é, uma versão corrompida da informação do Próximo Nível. O Próximo Nível não poderia coexistir no reino humano mais que um humano escolheria viver nas restritas condições de um mundo de cavalos ou de cachorros (meus itálicos). Mais, cf. "3-3.htm"e "1-4htm" do livro Online para outra dura recusa de conceitos esotéricos e teosóficos como os de "mestres ascensos" (que já pode ser encontrado em H.Blavatsky) ou de descrições esotéricas de Jesus como apenas " uma invenção artística de alguns, em roupas floridas, dados a manifestações de paz e amor..."

[53] Isto está documentado no arquivo 3-3htm do livro Online, onde o conceito "New Age" de Jesus como sendo um dos mestre ascensos das montanhas do Himalaia é rejeitado com base no texto bíblico sobre a tentação, pois ela ocorreu em uma alta montanha (!), Mateus 4:8:9. "Da mesma forma, Ti e Do foram igualmente tentados pelas forças de Lúcifer, quando nos estágios iniciais de seu despertar, eles foram levados a estudar Teosofia, com seus ensinamentos sobre mestres ascensos, os materiais de Blavatsky e as Cartas de Mahatma. Em mais de uma ocasião, Ti e Do foram convidados a assumir posições de liderança e poder, uma armadilha, de Lúcifer. Numa dessas vezes o convite ocorreu no topo, da que os adeptos da Nova Era consideram, a mais alta montanha espiritual dos Estados Unidos [...]. Ti e Do reconheceram, assim como Jesus, que isto era um plano de Satã, e não vinha de seu Pai Celestial.

[54] Isto pode ser encontrado em "a35.htm"(cf. as notas precedentes com a longa citação de "a35.html", com a dura rejeição de qualquer utopia do tipo "Céu na Terra"). Outras fontes são "59upd96.htm" // "1-4.htm", "a52.htm", "a38.htm", e "vt100596.htm" // "vg100596.htm".

[55] O quase amigável termo "Luci’s camp" (o campo de Lúcifer) bem pode ser um alusão ao assim chamado "Luci’s Trust (ou Companhia Editora Lúcifer, 1922 ss.) dedicada aos trabalhos de Alice A.Bailey.

[56] Esta idéia central é repetidamente declarada no site do grupo na Internet. Cf, por exemplo, em dois vídeos acessíveis na pagina principal. A welcome-page (página de boas vindas) contém a seguinte mensagem: "A alegria é que nosso Membro mais Antigo do Nível Evolucionário Acima do Humano (o Reino dos Céus) tornou claro para nós que a aproximação do Hale-bopp é o marco que nós estávamos esperando, o tempo da chegada da nave espacial do Nível Acima do Humano para nos levar para o seu mundo, no Céu, literalmente. Nossos 22 anos ou escola, aqui no Planeta Terra finalmente estão terminando, a "graduação" no Nível Evolucionário Humano. Nós estamos felizmente preparados para deixar este mundo e partir com a tripulação de Ti".

[57] "O ato final da metamorfose ou separação do reino humano é a desconexão, ou a separação do container ou corpo, a fim de ser libertado do ambiente humano e entrar no próximo mundo, ou o ambiente físico do Próximo Nível. Isto ocorrerá sob a supervisão dos Membros do Próximo Nível em um procedimento clínico. Nós nos encontraremos nas ‘nuvens’ (uma nave mãe gigante) para recebermos instruções e para a jornada para o Reino dos Céus, literalmente" ("95upd96.htm" // "1-4.htm").

[58] O " Reino Evolucionário Nível Acima do Humano [...] existe literalmente no Céu, com seus exclusivos containers biológicos ou corpos, e naves espaciais de viajem ou UFOS (Online-Book: "6-9.htm").

[59] Estes tipos humanóides aparentemente sem gênero ("member.htm") são um tema e um traço comum, constante, de descrições atuais de alienígenas (e.g. as alegadas fotografias de Roswell etc.).

[60] No Online-Book ("465.htm") está escrito "o nosso mundo é tão artificial, e assim o nosso julgamento humano é artificial. Conforme nós nos movemos e entramos na transição para nos tornarmos bebês no Reino de Nosso Pai, [...] Nós começamos a perder a confiança que uma vez tivemos no artificial [...] Assim, você então diz: 'Está funcionando. Eu estou abandonando o artificial'. Em outras palavras, eu não estou mais enganado pelo o lado errado. Eu estou enfraquecendo a programação".

[61] Cf. para o conceito de "Programação Luciferina" ou "Programa Luciferino" neste mundo, a declaração de Applewhite entitulada "Do’s intro: Purpose-Belief", no arquivo "dosintro.html (ou no "03.htm" do Online-Book).

[62] Numa seção intitulada "Religiões são as assassinas humanas número 1 da alma"(Online-Book "a35.htm") o membro do grupo Jwnody reafirma que alienígenas luciferianos criaram vírus de erros para contaminar a percepção humana: todas as religiões, portanto, contem somente "arquivos corrompidos" e "dados distorcidos".

[63] As funções do corpo como um "container" para o "espírito". Ou, na analogia de computador, "o corpo é a máquina, e o espírito é o programa" (Online-Book "a48.htm").

[64] Cf. o fim do arquivo "a.3.htm": "Nós [..] seremos "salvos" [...] quando o Próximo Nível der um fim a esta existência temporal e impermanente (se não holográfica)".

[65] No filme Alemão para televisão "Welt am Draht" um especialista em computadores, Stiller, responsável por uma ampla simulação de realidades sócio-econômicas em computador, repentinamente percebe que seu próprio mundo é somente "realidade virtual", somente outra simulação em um computador de alto nível. Eva, uma representante digital deste nível verdadeiramente real, o auxilia a sair deste programa: no momento em que ele está morrendo, virtualmente, a consciência de Stiller (ou alma) é "salva" no Nível Superior da Realidade.

[66] No Online-Book ("465.htm") temos a citação: "É claro, os ao lado de Satã poderiam dizer: Não está você quando se muda para o novo computador e o seu programa, indo para o que é artificial? Não é o velho o real?

[67] Perto do fim do arquivo "a52.htm". Para declarações similares, cf. "6-9.htm": "Este Reino do Próximo Nível criou o mundo físico, como nós o conhecemos, como uma escola holográfica [...]. Este holograma em breve será cancelado e reiniciado, pois sua utilidade e função como escola terminaram".

[68] Em oposição ao software original do verdadeiro Nível Acima, "não há futuro sustentável que possa ser encontrado neste mundo", todas as outras religiões possuem um software de morte, acorrentando a alma humana à vida na terra ("a48.htm").

[69] Cf. por exemplo H.v.Stietencron, "Kalkulierter Religionsverfall: Das Kaliyuga in Indien", in H.Zinser (org.), Der Untergang von Religionen. Berlin 1986, 135-150.

[70] Cf. a famosa definição de um avatâra e sua função compensatória (fortalecimento do dharma contra o aumento do adharma), in Bhagavadgîtâ IV, 7f. Especulações análogas sobre os tempos de "mal" dharma se desenvolveram na história do Budismo. Cf. P.Hacker, "Zur Entwicklung der Avatâralehre", WZKSO 4 (1969), 47-70; A.Eschmann, "Der Avatâragedanke im Hinduismus des neunzehnten und zwanzigsten Jahrhunderts", Numen 19:2-3 (1972), 229-240; R.Seemann, "Versuch einer Theorie des Avatâra", Numen 33 (1986), 91-140.

[71] "a38.htm"

[72] Na página da Internet do grupo Heaven's Gate, cf. as três "Declarações de Partida (cf. ‘exit.htm" que não é disponível em todos os sites espelhos!), assim como as razões dadas para a "desconexão" final na seção sobre " Nossa posição contra o suicídio" ("letter.htm"), e o texto de Jnnody "Encarnação e desencarnação" no Online-Book ("a48.htm").

[73] Cf. a seguinte declaração de Applewhite ("vt100596.htm"; cf. "vg100596.htm" para a versão alemã): "Eu estou muito feliz, pois o meu tempo é curto aqui. Se você vier conosco, seu tempo aqui poderá ser encurtado. Quando Jesus partiu 2000 anos atrás – ou aquele que estava em Jesus, ou quando Eu parti 2000 anos atrás, bem pouco tempo depois dele a verdade foi significativamente corrompida. Assim, pouco importa quem tentou usar o nome de Jesus, de Cristo, ou a sua informação, vendo-os como verdadeiros e reais, referindo-se ao que foi dito, ou ao que é necessário para entrar no meu Reino. A verdade desintegrou-se, foi deteriorada, e tornou-se não importante. É um milagre que os Ensinamentos Dele possam ainda ser encontrados nos evangelhos. Eles ainda estão lá, você ficaria espantado, você deve lê-los novamente. Da mesma forma neste tempo, depois que eu partir, quando nós partirmos, quando entrarmos na nave espacial do meu Pai a fim de ingressarmos no serviço de seu Reino, a verdade irá se deteriorar tão rápido quanto nossa partida. Ela deixará a atmosfera dentro de muito pouco tempo" (meus itálicos).

[74] Originalmente em "www.highersource.com"; cf. agora "http://www.thur.de/religio/highersource/server/" (ou outro site espelho).

[75] O mundo como um holograma ou "holo-deck", o conceito de almas do Nível Acima do Humano como uma Equipe do Próximo Nível, tudo isto traz o espírito das série de ficção científica Jornada nas Estrelas, que era entusiasticamente assistida pelo grupo. Assim não só a última imagem da página de ilustrações (".../pro/graphics.htm") lembra o holodeck da nave espacial Enterprise, mas o local da Fonte Superior é realmente desenhada e retratada em um ambiente espacial interestelar.

[76] Eu encontrei a referência para este grupo no artigo na Internet "Beam me up" (April 9, 1997) de Florian Rötzer (cf. em "http://www.ct.heise.de/deutsch/inhalt/glosse/1162/1.html"). Nos seus comentários sobre o suicídio coletivo ele incluiu um link para a página do grupo Andrômeda (agora modificado); o endereço atual é "http://www.andromedagroup.com". Eu consegui encontrar dois arquivos ("the39.html" and "hgbin1.html") com as alegadas mensagens dos integrantes do Heaven's Gate ("canalizadas" por um membro do grupo Andrômeda, em 29 de Março de 1997, i.e. somente três dias depois do suicídio da comunidade!) Nota: Agradeço a gentil permissão do Grupo Andrômeda para copiar estes dois arquivos agora acessíveis na pagina my homepage da Universidade de Mainz.

[77] G.Trompf, Cargo Cults, 9.

[78] Nos seus estudos sobre o Protestantismo na América Central, Heinrich Schäefer apontou que estes dois tipos de variantes de milenarismo cristão podem estabilizar um ao outro, de uma forma bastante assustadora uma vez que eles produzem uma legitimação de fato, da liderança e dos poderes políticos. De um lado, dentro de um quadro de um pré-milenarísmo pentecostal, os "súditos do reino", dos estratos mais baixos aceitam sua própria condição inevitável como "vítimas", e as devastadoras realidades sócio-políticas como um "sinal necessário do iminente final do mundo" durante "A Grande Tribulação". Por outro lado, e à luz do pós-milenarismo neopentecostal, os "governantes" podem reconfirmar seu poder (ou poder num estado de crise) novamente através da identificação de cada questionamento da atual ordem política com as forças do "Mal" (aqui, Satã solto pela última vez), e, assim, eles podem justificar a luta ardente contra estas forças alinhando-se ao lado do "poder superior de Deus". Na verdade, "os dois sistemas religiosos estão funcionando como um mecanismo de sustentação de classe para a legitimação do status quo na sociedade", conclui "Dualistische Religion aus gesellschaftlichen Gegensätzen", Wege zum Menschen 41 (1989), 52-70 (especialmente 67 s.). Cf., do mesmo autor, Protestantismus in Zentralamerika: Christliches Zeugnis im Spannungsfeld von US-amerikanischem Fundamentalismus, Unterdrückung und Wiederbelebung "indianischer" Kultur. Frankfurt/M. 1992; e Befreiung vom Fundamentalismus: Entstehung einer neuen kirchlichen Praxis im Protestantismus Guatemalas. Münster 1988.

[79] Cf. nota 11 acima.

[80] "Fiat Lux", uma pequena comunidade religiosa da Floresta Negra, que foi discutida publicamente diversas vezes durante os últimos anos na Alemanha em jornais e televisão, é centrada em volta do "único tubo falante de Deus" (das einzige Sprachrohr Gottes), deste tempo, a alegada médium , de "transe total", com o nome espiritual de "Uriella" (Erika Bertschinger Eicke). Uriella, por exemplo, também desenvolveu fortes aspectos ufológicos no seu cenário de fim dos tempos, com pequenas miniaturas de naves espaciais, (para evacuar um terço da humanidade) e uma nave mãe gigante, contudo, neste caso, todas são redondas, e com uma profecia fracassada para o grande teletransporte que ocorreria em 1998. Na Alemanha, o imaginário de tais naves esféricas pode ser traçado até (pelo menos) Leona & Veit, Evakuierung in den Weltraum. Ausserirdische Raumschiffe im Einsatz am Ende der Zeit. Gütersloh 41966, cf. 35f + 49-52 (= "mensagens" de 1974/75). É muito interessante ver que hoje mesmo movimentos mais antigos e não relacionados a UFOs começaram a reformular suas escatologias para incorporar explicitamente a fé em alienígenas.

[81] O tema das faculdades paranormais, dentro do contexto das antropologias religiosas e soteriologias, merece um estudo mais aprofundado. Ele tem um importante papel na soteriologia do milenarismo ufológico assim como na Cientologia (a liberação do Thetan, exteriorização, memórias de incidentes do nível Theta etc.), mas pode ser encontrada no Budismo primitivo e nos Yogasutras. Cf. meu estudo comparativo sobre este assunto no volume do Menschenbild und Menschenwürde, ed. por E.Herms (VWGTh) (2001), o volume da conferência da X. European Theological Convention de Viena (de 26 a 30 de setembro de 1999). Cientologia seria também um interessante caso para o estudo de traços ufológicos, e.g, a relação entre as novelas de SF Hubbards e as mitologias do Caminho Completo, que é provavelmente mais evidente no romance de ficção científica não publicado "Revolta nas Estrelas" (ca. 1976-79; cópias não autorizadas, aparentemente confiáveis apareceram na Internet); ver o meu artigo "Scientology" in Lewis's UFOs and Popular Culture (cf. Note 1).