Passar para o conteúdo principal

Terra em Transe | Imperialismo dos EUA na Guerra Fria: 50 anos do golpe no Chile - 12/09/2023.

12/09/2023

“Somente buscamos o reestabelecimento de um Estado de Direito [...]. Estamos formados na escola de civilidade, do respeito à pessoa humana, da convivência, da justiça, do patriotismo.” 

Há 50 anos, em 11 de setembro de 1973, essas palavras eram proclamadas pelo Almirante José Toribio Merino, um dos responsáveis pela instauração da ditadura militar no Chile. Augusto Pinochet e a Junta Militar tomaram o poder, iniciando um período de terror que causou a morte, tortura, desaparecimento e exílio de 250 mil pessoas. A ditadura chilena teve suas individualidades, mas também fez parte de um projeto político-militar dos Estados Unidos da América durante a Guerra Fria, buscando a garantia da vitória ideológica do bloco capitalista. A reflexão nesse aniversário do golpe militar chileno é essencial para a memória do fluxo de poder ideológico e militar nas Relações Internacionais, bem como para compreender dinâmicas caras a uma América Latina ainda dividida entre o fascismo e o falso fantasma comunista, mesmo 50 anos mais tarde.

Para conversarmos sobre o tema, o GECI convidou Joana Salem, professora de História Contemporânea e História do Brasil Contemporâneo na Faculdade Cásper Líbero,  professora convidada da UFABC, Doutora em História Econômica pela USP e Mestra em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP (2013) e Graduada em História pela USP. Joana também é Coordinating Editor da revista Latin American Perspectives e Pesquisadora Associada do Centro de Estudios de Historia Agraria de América Latina.

TV PUC Terra em Transe