Passar para o conteúdo principal
Terra em Transe

Terra em Transe | Balanços e perspectivas sobre o Brasil na COP-27 - 22/11/2022.

21/11/2022

De 06 a 18 de novembro de 2022, ocorreu no Egito a 27a edição Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP 27. Participaram 198 países signatários da Convenção Quadro, representados por governos nacionais, sociedade civil, movimentos sociais, empresas, entre outros atores.
Nos últimos anos, especialmente durante o governo Bolsonaro, o Estado brasileiro não apenas "abandonou" a sua posição de liderança no tema ambiental, como intensificou de maneira sem precedentes a destruição dos biomas nacionais. Segundo o INPE, em 2021, a Amazônia  teve o pior nível de desmatamento desde 2006, com 13.235 km² desmatados.
Na COP 27, porém, o país parece ter retomado o seu protagonismo na pauta climática, com a presença do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva sendo muito comentada mundialmente, em uma indicação de uma possível recuperação do papel internacional do Brasil. 
Para fazer um balanço do que foi a COP 27 e conversar sobre expectativas para o Brasil e para o mundo após o evento, o Terra em Transe #92 convida Sarah Darcie, bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP, especialista em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela FIA Business School, e ativista pela causa ambiental e animal. Sarah Darcie participou da COP27 representando o Conselho de Juventudes pela Ação Climática (CONJUCLI).

TV PUC Terra em Transe