Passar para o conteúdo principal

Justiça Climática e as Negociações Internacionais do Clima - 19/09/2023.

18/09/2023

Desafios e Perspectivas para o Brasil na governança global do clima - Justiça Climática e as Negociações Internacionais do Clima.

O objetivo é fomentar o diálogo entre a universidade, organizações da sociedade civil e formuladores de políticas públicas no tema das mudanças climáticas, especialmente a partir das Relações Internacionais.

As mudanças climáticas, um consenso há muito apontado por órgãos científicos como o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), têm ganhado também urgência política nos últimos anos. A demanda por esforços de mitigação das emissões de gases do efeito estufa tem se manifestado em discursos e práticas de vários atores. É fundamental que a universidade, em diálogo com organizações da sociedade civil, esteja atenta ao debate político, de forma a produzir pesquisa e conhecimento científico com potencial impacto na sociedade.

Nesse sentido, o Programa de Educação Tutorial em Relações Internacionais (PET-RI), o Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais e a Repórter Brasil realizam o presente Seminário “Desafios e perspectivas para o Brasil na na governança global do clima”, nos dias 18 e 19 de setembro.

- Suliete Baré, Diretora do Departamento de Justiça Climática do Ministério dos Povos Indígenas.
- Patrícia Pinho, Diretora Adjunta de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e autora líder do relatório do IPCC.
- Luiza Lima, Coordenadora de Políticas Públicas do Greenpeace.
- Representante do Instituto Clima e Sociedade.
- Coordenação: Terra Friedrich Budini, Doutora em Ciência Política e Professora da Graduação em Relações Internacionais e do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC.

Organizado por: PET-RI, Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais e Repórter Brasil

TV PUC Palestras/eventos