Passar para o conteúdo principal
Palestras/eventos

Escrevendo a história da psicanálise em Israel - Os pioneiros na Palestina do início do século XX - 29/08/2023.

29/08/2023

Os pioneiros na Palestina do início do século XX
Apresentação e discussão da pesquisa sobre as origens do movimento freudiano na Palestina britânica na primeira metade do século XX, do psicanalista israelense Guido Liebermann, de passagem pelo Brasil para lançar o seu livro Freud no kibutz (São Paulo: Bucher, 2023).

Palestrantes:
- Adela Stoppel de Gueller
Psicanalista, Dra em Psicologia Clínica pela PUCSP, pós-doutora em Psicanalise pela UERJ, profa do Curso de Especialização em Teoria psicanalíca e do Sedes Sapienteae. Autora de diversos artigos e livros sobre Psicanálise com crianças e história da psicanálise.

- C. Lucia M. Valladares de Oliveira
Psicanalista, Dra. Pela Universidade Paris VII, pós-doutoramento pela PUCSP,  profa. e auxiliar de coordenação do Curso de Especialização em Teoria psicanalítica e  historiadora da psicanálise. Membro da Société Internacionale de l’Histoire de Psychiatrie et de la Psychanalyse  Autora de diversos artigos e livro sobre história da psicanálise no Brasil.

- Guido Liebermann
Psicanalista, historiador e psicólogo clínico no Hospital da Universidade de Tel Aviv. Membro da Société Internacionale de l’Histoire de da Psychiatrie et de la Psychanalyse. Autor de diversos artigos e dos livros: A psicanálise em Israel: sobre as origens do movimento freudiano na Palestina britânica (1918-1948) [São Paulo: Annablume, 2019] e Freud no Kibutz [São Paulo: Blucher, 2023).

- Renato Mezan
Prof. Titular da PUCSP, coordenador do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica – Educação Continuada PUCSP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autor, entre tantos de O tronco e os ramos. Estudos de história da psicanálise [São Paulo: Cia das letras, 2014].

TV PUC Palestras/eventos