Passar para o conteúdo principal
Diálogos FUNDASP

Diálogos FUNDASP | A Liberdade é Preta! - 22/11/2022.

21/11/2022

Esta edição dos Diálogos FUNDASP discutirá as raízes negras do bairro da Liberdade. Neste mês da Consciência Negra, o programa reunirá pessoas envolvidas em várias frentes de luta pela reapropriação negra do bairro da Liberdade, cujo epicentro é a Capela dos Aflitos.
Desde 2018, foram muitas as conquistas das várias frentes de luta pela recuperação da epopeia negra no bairro da Liberdade, cuja identidade nipônica inadvertidamente soterrou, ao longo das décadas, uma história anterior de cerca de dois séculos onde os negros foram protagonistas escravizados, seviciados, mortos e jogados nas valas comuns do antigo cemitério que circundava a Capela. Assim como os indígenas. É a Capela dos Aflitos que articula todos estes braços e frentes que foram surgindo com mais força desde então, onde se entrelaçam vários movimentos da negritude: patrimonialistas do tombamento e restauração da Capela, que trabalham pela desapropriação dos terrenos circundantes e pela criação do Memorial dos Aflitos; também está presente o livre fluxo sincrético dos devotos das almas ali enterradas sem nenhuma identificação, assim como os devotos do negro Chaguinhas, o santo popular da causa, martirizado em frente à Capela em 20 de setembro de 1821.
No carnaval de 2023, o tema da Escola de Samba Mocidade Unida da Moóca, MUM, será a saga de Chaguinhas, com o nome de "O Santo Negro da Liberdade". O clipe do lindo samba-enredo, que conta a história dele, pode ser visto e ouvido em https://youtu.be/Gkey_ripsQI
Salve Chaguinhas!

TV PUC Diálogos FUNDASP