Passar para o conteúdo principal

Debates Le Monde Diplomatique Brasil: O CRIME E O TERROR NO RIO GRANDE DO NORTE 20/03/2023.

O CRIME E O TERROR NO RIO GRANDE DO NORTE


JULIANA MELO
Antropóloga



Juliana Melo é doutora em antropologia e Professora Associada no Departamento de Antropologia e Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
É vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Representações Simbólicas, onde fomenta a Linha de Pesquisa: Cidade, violência e direitos.
É membro da Diretoria da Anpocs (2021) e integra o Comitê Cidadania, violência e gestão estatal da ABA (2021). Atualmente pesquisa as temáticas da antropologia do direito e do crime, com ênfase no sistema prisional, em processos de expansão e consolidação de coletivos criminosos e direitos humanos.
É pesquisadora do Laboratório de Gestão de Políticas Penais e do OBVIO (Observatório da Violência).


JOSÉ LUIZ RATTON
sociólogo



É doutor, professor/pesquisador do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE
Foi Pesquisador Visitante da Universidade de Amsterdam, com apoio da CAPES (2015-2016). coordenador do NEPS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança da UFPE). Pesquisador do CNPq.
Mais recente livro: CRIME, POLÍCIA E JUSTIÇA NO BRASIL(Contexto).
livros publicados:
Violência e Crime no Brasil Contemporâneo (1996),
Polícia, Democracia e Sociedade (2007), em co-autoria com Marcelo Barros,
As Ciências Sociais e os Pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil (2011), em co-autoria com Renato Lima,
Crime, Polícia e Justiça no Brasil, em co-autoria com Renato Sérgio Lima e Rodrigo G. Azevedo, Illegal Markets, Violence and Inequality: Evidences from a Brazilian Metropolis (2018), em co-autoria com Jean Daudelin, Palgrave-Macmillan,
Dicionário dos Negacionismos no Brasil, em co-autoria com José Leon Szwako (2022). Trabalha na construção, desenho, acompanhamento e monitoramento de Políticas de Prevenção da Violência em contextos de desigualdade social.

TV PUC Le monde diplomatique