Todas as Notícias

OS Fóruns e Grupos de Trabalho da Fó - Brasilândia

Há alguns anos são realizados no território da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Freguesia do Ó/Brasilândia diversos fóruns e grupos de trabalho, voltados para a discussão de questões relevantes à gestão dos processos de trabalho no território e do cuidado em saúde coletiva. Estes espaços são promovidos com o objetivo de facilitar o encontro de trabalhadores e usuários do território, usando o dispositivo de Roda de Conversa, que permite a emergência de subjetividades e coletividades, para uma construção qualificada da assistência em saúde e de uma gestão democrática e compartilhada.

Cada fórum possui uma história, uma trajetória e atua de forma a tecerem redes no território. Atualmente acontecem o Fórum da Criança e do Adolescente, Fórum de Reabilitação, Fórum de Redes, Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), Fórum do Conselho Gestor da Supervisão, Fórum de Cultura de Paz/Prevenção à Violência e o Grupo de Trabalho de Saúde Mental (GTSM). A maioria possui encontros mensais e são de livre participação, outros são restritos aos seus participantes e convidados, como o GTI e o GTSM.

O território da Freguesia do Ó/Brasilândia é reconhecido como pioneiro na cidade de São Paulo com esta característica de organização de fóruns, tornando-se exemplo para outras regiões que atualmente estão construindo seus próprios espaços coletivos. A STS da Freguesia do Ó/Brasilândia tem tido um papel importante na articulação e no fomento destes encontros entre trabalhadores, gestores e usuários por acreditar que tais espaços coletivos constituem uma estratégia importante de discussão humanizada e democrática e de educação continuada dos profissionais da área de saúde, potencializando os sujeitos no processo de produção de saúde e de apropriação da missão do SUS. O Pró-Saúde tem participado de alguns dos fóruns realizados no território da Freguesia do Ó/Brasilândia, aproveitando tais espaços de discussão como oportunidade de aprendizado para os graduandos dos cursos de Psicologia, Serviço Social e Fonoaudiologia. Estes espaços são uma prática inovadora e permitem que o graduando entre em contato com questões e demandas do território e da saúde pública, auxiliando na construção de uma concepção ampliada de saúde e de práticas na rede de saúde e na comunidade.

Design:DTI-NMD