Projetos PET Saúde
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Pet Saúde III- Síntese do Projeto:

"Aprimoramento do cuidado em saúde mental no território da Freguesia do Ó e Brasilândia: a presença da Atenção Básica"

Proponentes:

Fonoaudiologia: Altair Cadrobbi Pupo e Maria Cecília Bonini Trenche

Psicologia: Kátia El-Id; Edna Peters Kahale; Elisa Zaneratto Rosa e Maria Cristina G. Vicentin

Serviço Social: Maria do Socorro Cabral

Tutores:

Edna Peters Kahale; Elisa Zaneratto Rosa e Maria Cristina G. Vicentin

Participantes:

MARIA CRISTINA GONCALVES  VICENTIN  Coordenador

EDNA MARIA SEVERINO PETERS KAHHALE Tutor

ELISA ZANERATTO ROSA Tutor

Estudantes Bolsitas

ALBERTO RODRIGUES DA SILVA - Março 2013 a Julho 2014

ALINE FERREIRA DO NASCIMENTO

ANDREA NUNES MARIN

ANDREIA BADAN FISCHER

ANDRESSA BARROS NOVAES DA SILVA

ANGELICA DE AGUIAR TOZZO

BEATRIZ MARTINHO AZEVEDO

CAMILA SIMIONATO  

FERNANDA MARTINGO TULHA

HELOISA NAMI PONTES YZUMIDA

JULIA PAGNAN CONDINI

KELLY KARINA OLIVEIRA DE ALMEIDA

KLARA GRINBERG CHASLES  

MARCOS MARTINS DO AMARAL

MARIANA DE FARIA MIGLIOLI

MARIANA RIBEIRO DE SOUZA RIBAS

MIRIAN AURELIA LINARES

NAIARA DE OLIVEIRA DIB

PRISCILA ANDRADE FABBRI0

RAISSA BOUMAN DE OLIVEIRA

RENATA DA CONCEICAO SIQUEIRA

SELMA MARTINS DE OLIVEIRA

THIAGO ESTIVALET BRAGA

BIANCA MARA MARUCO LINS LEAL

Preceptores:

FLAVIA DE MARTELLA MARTINS FONTES  agosto de 2012  até junho de 2014.   

GLEICE BORGHESI DUCATTI PEROSA

ISABELLA SILVA DE ALMEIDA

JANAINA ELEUTERIO MARTINS

JULIANA MARTINEZ SERRANO GUIDUGLI agosto de 2012 até junho de 2014     

JUSSARA SPOLAOR

MIRIAN RIBEIRO CONCEICAO

ROSA MARIA DE BRUM DIAS agosto de 2012 a fevereiro de 2014

SANDRA RIZZI   preceptora voluntária agosto de 2013 até junho de 2014. 

SILVIA REGINA ROCHA

SUZI MEIRE PAES FERREIRA

THAINA DECICCO MINICI GRECO

Participaram:

ANDREA BADAN FISHER, agosto 2012 a julho de 2014

ANGELICA DE AGUIAR TOZZO, março de 2013  até fevereiro de 2014

BEATRIZ MARTINHO AZEVEDO, agosto 2012 a julho de 2014

CAMILA SIMIONATO, março de 2013 até fevereiro de 2014

ELISA PIRES MARTINS- estudante bolsista- participação período 01 de agosto de 2012 a 28 de Fevereiro de 2013.

FERNANDA MARTINGO TULHA, agosto 2012 a julho de 2014 

GABRIELA VALIENGO DE SOUZA agosto de 2012 até fevereiro de 2013

GABRIELA CURI MENEGATTI- estudante bolsista- participação 01 de agosto de 2012 a 28 de fevereiro de 2013.

JULIA LIMA FIGUEIREDO PEGORADO DE SOUZA- estudante bolsista - participação 01 de agosto de 2012 a fevereiro de 2013.

JULIA PAGNAN CONDINI , agosto 2012 a julho de 2014

MARIA FERNANDA VIEIRA CORREA GUIMARÃES- estudante bolsista- participação 01 de agosto de 2012 a fevereiro de 2013.

MARCIA FLORA NEZINHO- preceptora- participação 01 de agosto de 2012 a 1 de Março de 2013.

MARCOS AMARAL, agosto 2012 a julho de 2014      

MARIANA  MIGLIOLI, agosto 2012 a julho de 2014                 

MARIANA RIBEIRO DE SOUZA RIBAS agosto de 2012 até julho 2013

MARIANA VISOCKAS BATAGIN- estudante bolsista - participação 01 de agosto de 2012 a 30 de março de 2013.

NARALICE CANDIDA DE JESUS - estudante bolsista- participação 01 de  agosto de 2012 a 30 de abril de 2013.

PRISCILA FABRI, agosto 2012 a julho de 2014

RAISSA BOUMAN DE OLIVEIRA   agosto de 2012  até   fevereiro de 2014

RENATA DA CONCEIÇÂO SIQUEIRA, agosto 2012 a julho de 2014

SUZI MEIRE PAES FERREIRA - preceptora- participação 01 de agosto 2012 a 31 de Julho de 2013.


Objetivos do Pró-Saúde II PUC-SP

  1. Ampliar/consolidar repertórios dos alunos e trabalhadores do território para o cuidado em saúde mental (na interface com a AB) e para o trabalho em equipe e em rede.

  2. Desenvolver pesquisas e ações em rede no campo da atenção à saúde mental na interface com Atenção Básica, abrangendo os problemas relacionados aos transtornos mentais, álcool e outras drogas, que atendam as necessidades de saúde da população e a territorialização das ações.
  3. Aprimorar os processos de formação em saúde na IES e nos serviços de modo a contribuir nos processos de transformação das práticas de saúde, orientadas pelos princípios do SUS, no sentido de uma visão de integralidade da assistência.

  4. Criar mecanismos para a institucionalização da parceria PUC-SP/Coordenadoria de Saúde Norte/Supervisão Fó/Brasilândia e para a integração curricular dos cursos envolvidos.


Atividades:

Oficinas e seminários de Metodologias de escuta para o cuidado:

  1. Cartografias do Cotidiano; b.Narrativas e Histórias de Vida.
  2. Clínica ampliada em saúde mental: o diagnóstico situacional em saúde mental e a construção do Projeto Terapêutico Singular como projetos de vida.

  3. Grupos de Estudos Temáticos.

Oficinas e seminários:

  1. Família, políticas sociais e metodologias para o trabalho neste âmbito.

  2. Intervenções grupais e comunitárias em saúde mental.

  3. Intervenção na crise/ urgência e emergência em saúde mental.Os desafios do uso racional de psicofármacos: prescrição compartilhada com o usuário e a equipe. Psicofarmacologia e a perspectiva epidemiológica.

  4. Estratégias de cuidado em redução de danos.

  5. Abordagens com crianças e adolescentes.

  6. O Trabalho em equipe e em rede.

  7. Co-gestão e comunicação no processo de trabalho

  8. Controle Social e Participação dos alunos nos Fóruns do território, nos movimentos
    sociais e redes sociais locais e formulação de plano de comunicação destas atividades.

  9. Diagnóstico das ações e demandas de saúde mental (incluindo álcool e outras drogas)

  10. Participação da universidade no Grupo de Trabalho de Saúde Mental para articular a elaboração e implantação de um sistema de referência /contra-referência (R/CR), de pacientes entre serviços especializados da PUC-SP e os serviços de saúde da região.

  11. Elaboração de vídeo com narrativas de usuários e profissionais sobre itinerários de cuidado e auto-cuidado no território.

  12. Elaboração de guias/cartilhas de atenção em saúde mental

Apoio à produção científica dos serviços e ao registro de suas experiências práticas

  1. Oficinas de Pôster e/ou Paper com a colaboração de alunos da pós-graduação (oficinas).

  2. Participação de profissionais, docentes e professores nos eventos científicos e dos serviços: Encontro de Pesquisadores
    da Saúde PUC-SP, Encontro de Humanização Zona Norte/PNH

  3. Capacitação de docentes e profissionais da rede em metodologias de Formação em Saúde (Seminários e relatos de experiência com convidados em torno de metodologias de formação em saúde; sistematização das experiências do território e da universidade)

  4. Capacitação de profissionais da rede para as atividades de tutorias.

  5. Construir site do Pró-Saúde PUC, co-gerido pela IES e Serviços, como instrumento de visibilidade das ações e aprendizagem.

  6. Publicação com experiências e produções da IES e Serviços no âmbito do Pro-Pet Saúde.

  7. Participação nos Centros de Integração Ensino-Serviço e nos conselhos gestor e conselho de saúde local.

  8. Ampliar os processos de parceria Clinica Psicológica/Derdic e território (referência e contra-referência)

  9. Definição conjunta (Universidade e Serviços) de projetos de pesquisa interdisciplinares/linha de pesquisa em Atenção Básica/ Saúde Mental/Educação Permanente.

  10. Elaboração de documento com subsidio para a integração curricular dos cursos da FACHS (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia) com base na experiência do Pró-Saúde.

Subprojeto Pet-Saúde 1:

Aprimoramento do cuidado em saúde mental (transtornos mentais) no território da Freguesia do Ó e Brasilândia:
a presença da Atenção Básica.


Objetivos:

  1. identificar a incidência de casos e analisar o acesso às ações de cuidado na rede de saúde em relação aos transtornos mentais no território;

  2. identificar os itinerários terapêuticos e de auto-cuidado dos usuários já inseridos em ações de saúde mental;

  3. caracterizar as situações de vulnerabilidade ao desenvolvimento de transtornos mentais;

  4. identificar, apoiar e qualificar as ações já existentes realizadas pelos profissionais de saúde e o desenvolvimento de projetos de prevenção relativos aos cuidados em saúde mental

  5. apoiar a integração da rede de saúde mental , reabilitação e da atenção básica e a superação de intervenções setorializadas e fragmentadas no território;

  6. construir metodologias de escuta que qualifiquem a atuação do programa saúde da família no diagnóstico de demandas em saúde mental e no desenvolvimento de estratégias de cuidado;

  7. construir instrumento de monitoramento e avaliação das ações dos serviços na atenção e promoção de saúde mental;

  8. construir uma rede temática de troca de saberes na universidade relativa aos transtornos mentais e fomentar a construção de um grupo de pesquisa;

  9. qualificar a formação dos estudantes na área da saúde mental, de acordo com os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica, por meio de estudos, pesquisas e inserção no campo, com ênfase na atenção básica.

Metodologia:

o desenvolvimento do projeto terá dois eixos: pesquisa e apoio à formulação e acompanhamento de projetos de intervenção no território. A pesquisa terá duas etapas: realização de diagnóstico/mapeamento da população com transtorno mental grave atendida pelos serviços e em situação de vulnerabilidade, tendo como indicadores os previstos no documento "Saúde mental e atenção básica: o vínculo e o diálogo necessários" (Brasil, 2003) e no manual instrutivo do "Programa Nacional de Melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica (Brasil, 2011).

A 2ª. etapa irá caracterizar os itinerários terapêuticos nos cuidados em saúde mental de usuários que frequentam as UBS's e outros serviços de saúde mental. Tem como método a realização de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, tomando como indicadores: estratificação social da população; condições sociais de existência; itinerários terapêuticos; autocuidado; enfrentamento da doença; adesão ao tratamento; identidade e relações de gênero.

Dada a especificidade da temática, é fundamental incluir nesses indicadores faixa etária e desenvolvimento. Além disso, serão desenvolvidas oficinas de aprimoramento e formulação de projetos de intervenção no território, por serviço, e/ou integrando serviços diferentes ou setores diferentes. esses projetos de intervenção a serem construídos nos serviços de saúde deverão ser acompanhados em sua formulação, desenvolvimento e avaliação pelo preceptor.

Resultados Esperados:

  1. instrumentos de diagnóstico e monitoramento das necessidades em saúde mental

  2. mapeamento dos itinerários terapêuticos e rede de cuidados dos usuários de um micro-território da Fó/Brasilândia com demandas em saúde mental

  3. diagnóstico das ações e demandas de saúde mental

  4. produção de cartilhas de linhas-guias de cuidado em saúde mental na atenção básica

  5. vídeo com narrativas de usuários e profissionais sobre itinerários de cuidado e autocuidado no território

  6. projetos terapêuticos articulados entre UBS e outros serviços de saúde/saúde mental

  7. ampliação da formação das equipes para metodologias do cuidado em saúde mental

  8. rede temática de troca de saberes na universidade relativa aos transtornos mentais e construção de um grupo de pesquisa.

Subprojeto Pet- Saúde 2:

Aprimoramento do cuidado em saúde mental (álcool e outras drogas) no território da Freguesia do Ó e Brasilândia: a presença da Atenção Básica


Objetivos:

  1. identificar a incidência de casos e analisar o acesso às ações de cuidado na rede de saúde em relação aos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas no território;

  2. identificar os itinerários terapêuticos e de autocuidado dos usuários já inseridos em ações vinculadas ao uso abusivo de álcool e drogas;

  3. caracterizar as situações de vulnerabilidade ao uso de risco de álcool e outras drogas;

  4. identificar, apoiar e qualificar as ações já existentes realizadas pelos profissionais de saúde e o desenvolvimento de projetos de prevenção relativos aos cuidados vinculados ao uso abusivo de álcool e drogas;
  5. apoiar a integração da rede de saúde mental/reabilitação e da atenção básica e a superação de intervenções setorializadas e fragmentadas no território;
  6. construir metodologias de escuta que qualifiquem a atuação do programa saúde da família no diagnóstico de demandas vinculadas ao uso abusivo de álcool e drogas e no desenvolvimento de estratégias de cuidado;
  7. construir instrumento de monitoramento e avaliação das ações dos serviços na atenção e prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas;
  8. construir uma rede temática de troca de saberes na universidade relativa aos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas e fomentar a construção de um grupo de pesquisa;
  9. qualificar a formação dos estudantes na área da saúde mental, de acordo com os princípios do sus e da reforma psiquiátrica, por meio de estudos, pesquisas e inserção no campo, com ênfase na atenção básica.

Metodologia:

O desenvolvimento do projeto terá dois eixos:

Pesquisa e apoio à formulação e acompanhamento de projetos de intervenção no território.

A pesquisa terá duas etapas:
Realização de diagnóstico/mapeamento da população com uso abusivo de álcool e outras drogas atendida pelos serviços e em situação de vulnerabilidade. Tendo como indicadores os previstos no documento "Saúde mental e Atenção Básica: o vínculo e o diálogo necessários" (Brasil, 2003) e no manual instrutivo do "Programa Nacional de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica (Brasil, 2011).

A 2ª. etapa irá caracterizar os itinerários terapêuticos nos cuidados vinculados ao uso abusivo de álcool e drogas de usuários que frequentam as UBS's e outros serviços de saúde mental. Tem como método a realização de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, tomando como indicadores: estratificação social da população; condições sociais de existência; itinerários terapêuticos; autocuidado; enfrentamento da doença; adesão ao tratamento; identidade e relações de gênero. Dada a especificidade da temática, é fundamental incluir nesses indicadores faixa etária e desenvolvimento. Além disso, serão desenvolvidas oficinas de aprimoramento e formulação de projetos de intervenção no território, por serviço, e/ou integrando serviços diferentes ou setores diferentes. Esses projetos a serem construídos nos serviços de saúde serão acompanhados em sua formulação, desenvolvimento e avaliação pelo preceptor.


Resultados Esperados

  1. mapeamento dos itinerários terapêuticos e rede de cuidados dos usuários de um micro-território da FÓ/Brasilândia com demandas vinculadas ao uso abusivo de álcool e drogas;

  2. diagnóstico das ações e demandas vinculadas ao uso abusivo de álcool e drogas;produção de cartilhas de linhas-guias de cuidado na atenção básica, vinculadas ao uso abusivo de álcool e drogas;

  3. projetos terapêuticos articulados entre UBS e outros serviços de saúde; ampliação da formação das equipes para metodologias do cuidado vinculado ao uso abusivo de álcool e drogas; vídeo com narrativas de usuários e profissionais sobre itinerários

Cenários de Práticas:

Os subprojetos PET-Saúde serão desenvolvidos inicialmente em uma Unidade Básica de Saúde, UBS Silmarya Rejane Marcolino Souza, estendendo-se posteriormente às outras três UBS que concentram as ações do Pró-Saúde dessa IES. Serão envolvidos os serviços especializados da rede de atenção à saúde mental.

Cronograma de Atividades: 2012-2013

  1. Pactuações e organização do processo de trabalho: 1º ao 3º mês.

  2. Processo de realização da pesquisa-intervenção: 4º ao 10º mês.

  3. Processo de realização de oficinas e seminários de formação e desenvolvimento de projetos: 3º ao 16º mês.

  4. Análise final dos dados, avaliação e sistematização dos produtos para publicação: 10º ao 24º mês.
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