IFUSP em 1953

O Físico

Mário Schenberg é geralmente considerado como o pioneiro da física teórica e da astrofísica moderna no Brasil. Publicou seu primeiro trabalho de teoria da física em 1936 na revista italiana Il Nuovo Cimento, em que aplicava a eletrodinâmica quântica para obter a chamada interação Moller.

Fez os seus primeiros trabalhos de astrofísica nos Estados Unidos de 1940 a 1942. Nesse período entrou em contato com Albert Einstein e desenvolveu com George Gamow o processo Urca, mecanismo de explosão das estrelas supernovas.

Com Subramahmanyan Chandrasekhar, em 1942, obteve o limite para a massa do caroço de hélio que uma estrela pode suportar para evitar o colapso gravitacional. A medida que hidrogênio vai sendo convertido em hélio e este acumula-se nas regiões centrais da estrela, vai sendo cada vez mais difícil para a estrela suportar suas camadas mais externas. Schenberg e Chandrasekar mostraram que quando a massa do caroço de hélio ultrapassa 14,5% da massa inicial, da estrela, esta colapsa.

Esse limite é conhecido como Limite Schenberg-Chandrasekhar. O trabalho de Schenberg e Chandrasekhar, com o título "On the Evolution of the Main-Sequence Stars", foi publicado na revista The Astrophysical Journal (96, 161-172, 1942).

Por seus trabalhos sobre astrofísica, recebeu convite para trabalhar na Universidade de Chicago. Porém, preferiu retornar ao Brasil em 1944. Em 1948 foi para a Bélgica, onde lecionou na Universidade de Bruxelas. Desenvolveu trabalhos em raios cósmicos e mecânica estatística, tendo trabalhado com Ilya Prigogine. Retornou ao Brasil em 1953 para ser diretor do Departamento de Física da USP, permanecendo no cargo até 1961. Durante esse período, criou o Laboratório de Física do Estado Sólido e convenceu o então reitor, Ulhoa Cintra, a comprar o primeiro computador da Universidade. Dessa forma, foi diretamente responsável pelos cursos de computação da USP.

Publicou mais de uma centena de artigos em Física Teórica, Física Experimental, Astrofísica, Mecânica Estatística, Mecânica Quântica, Relatividade, Teoria Quântica de Campos, Fundamentos de Física, além de escrever uma série de trabalhos sobre matemática pura.