Programa inicia suas atividades em 2018 com aula inaugural de Teixeira Coelho

Dia 21 de fevereiro (quarta-feira), das 14h às 16h, no Auditório 100-A.

Entrada gratuita e aberta a todos

O ano letivo de 2018 no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP terá início com uma palestra do escritor e professor José Teixeira Coelho Netto, intitulada “Estética prática do romance contemporâneo: um caso pessoal”. O evento acontece no próximo dia 21 de fevereiro (quarta-feira), das 14h às 16h, no Auditório 100-A (1o andar do prédio novo no Campus Monte Alegre – PUC-SP). Teixeira Coelho realizará uma exposição que mescla literatura e filosofia, percepção e poética. Ele é autor da narrativa filosófica, ou ensaio filosófico narrativizado, História natural da ditadura (2006), pela qual recebeu o Prêmio Portugal Telecom 2007. A obra é considerada por muitos um dos romances mais importantes sobre o período das ditaduras militares na América Latina.

Tradutor consagrado de nomes como Balzac, Montesquieu e Peirce, além de autor e organizador de diversos títulos crítico-culturais em território brasileiro – como Semiótica, Informação, Comunicação (1974), Moderno, Pós-Moderno (1995), Dicionário crítico de política cultural (1997) e Dicionário do brasileiro de bolso (2003) –, Teixeira Coelho é professor emérito pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela mesma instituição, com pós-doutorado na University of Maryland, sendo também livre-docente da USP na área de política cultural.

Como crítico cultural e incentivador das artes e percepções estéticas na sociedade brasileira, o escritor e pensador trabalhou também como curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo (MASP), de 2006 a 2014, tendo anteriormente assumido a diretoria curatorial do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), de 1998 a 2002.

A fala de Teixeira Coelho e o debate com alunos, ex-alunos e público em geral abrem as atividades do ano que se inicia. A professora doutora Maria Aparecida Junqueira, coordenadora do Programa, declara: “A abertura do semestre letivo com uma Palestra/Aula Inaugural é uma forma de revitalizar o pensamento e promover o intercâmbio entre pesquisadores internos e externos ao Programa, na troca de reflexões urgentes e necessárias à literatura, à arte, à cultura”.

Serviço

Aula Inaugural:Estética prática do romance contemporâneo: um caso pessoal” (Prof. Dr. Teixeira Coelho)

Data: 21/02/2018 (quarta-feira)

Horário: das 14h às 16h