Ciências Contábeis e Atuariais

Avaliação CAPES: Triênio 2013 a 2016 - Conceito 3
Mestrado

Breve Apresentação

O Mestrado do Programa de Ciências Contábeis e Atuariais da PUC-SP iniciou suas atividades em 1978 e foi um dos primeiros credenciados pela CAPES em âmbito nacional na sua área de conhecimento. Ele confere, de acordo com o regime didático-científico estabelecido, o grau de Mestre Acadêmico em Ciências Contábeis e Financeiras.


Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Contabilidade e Auditoria:
Mensuração e avaliação patrimonial e do lucro empresarial, tanto em relação aos princípios e convenções da teoria contábil e aos ditames da legislação fiscal, como em relação aos sistemas que criam a informação contábil. Compreende principalmente os temas: Postulados, Princípios e Convenções Contábeis, Contabilidade de Setores Específicos, Ensino da Contabilidade, Sistemas Contábeis.

Linha 2 – Controladoria e Finanças Corporativas
Avaliação do desempenho econômico dos negócios e suporte de informações econômico-financeiras ao planejamento e controle empresarial. Gestão dos recursos financeiros requeridos para a continuidade empresarial.
Compreende principalmente os temas: Processo Decisório e Informações de Gestão, Planejamento Tributário e Engenharia Financeira, Gestão de Custos e Preços, Aspectos Comportamentais na Controladoria e Tesouraria, Análise Financeira Empresarial e de Mercado. Técnicas atuariais para analisar riscos em diversas áreas da gestão empresarial.

Observa-se que as linhas de pesquisa e a estrutura curricular utilizam conhecimento das Ciências Contábeis, Atuariais e Finanças, porém, há predomínio das Ciências Contábeis, conforme a estrutura curricular e vocação do Curso.

Menu
Pós-Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC