Apesar do suposto “contínuo desencantamento do mundo”, observamos como novas expressões religiosas e espiritualistas se formam, se transformam e crescem diariamente. Neste processo, nos deparamos como "Religião" é um conceito complexo, podendo se apresentar num espectro que distingue religiosidade e espiritualidade. A busca atual pelo "transcendente", pelo "divino" e/ou pelo "sagrado", associada às formas flexíveis e customizadas de fé e processos simbólicos sincréticos - sendo tais processos uma característica tipicamente brasileira - resulta em expressões religiosas e espiritualistas multifacetadas e não institucionalizadas.

Neste curso pretendemos apresentar como algumas expressões modernas destas espiritualidades e religiosidades associadas a técnicas comumente denominadas "xamânicas" e "mediúnicas", acabam por se mostrar fundamentais em processos de cura e na constituição de sentido, individual e social, de conceitos como saúde e doença. O curso tem ainda como proposta tratar o tema da dependência química, enfatizando como a busca de sentido pode se tornar um dos suportes centrais para a superação e elaboração desta demanda.

O curso tem por objetivo explorar a conexão entre saúde, espiritualidade e religiosidade.

• Categoria: Extensão

Direcionado a profissionais e estudantes da área da saúde, de forma geral, mas também atende a públicos que transitam nas áreas de humanas e aqueles que manifestam interesse pelas questões alvo do curso.

• Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Marcelo Simão Mercante

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Human Sciences/Consciousness and Spirituality - Saybrook University (2006 – Estados Unidos).

Prof. Ms. Ricardo Assarice dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014), mestrado em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017) e é doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo.