Apresentação

O gerenciamento e o controle das operações dos canais de distribuição, incluindo as ações do ponto-de-venda, são considerados estratégicos para o desenvolvimento do Varejo. O ambiente mercadológico conta com um número cada vez maior de pontos-de-venda, novos formatos e características e lançamento de produtos e serviços realizados quase diariamente (diversificação de produtos e serviços), acirramento da concorrência, mudanças dos cenários políticos, sociais, econômicos, etc.

Em relação aos produtos e serviços, temos ciclo de vida cada vez menor, necessidade emergente de personalização e um crescente conglomerado de marcas que disputam posição no mercado através de diferenciais competitivos. Este mercado competitivo leva a necessidade de melhorar a eficiência e a eficácia desde os processos organizacionais internos (incluindo a relação com os fornecedores e áreas organizacionais) até o produto finalmente alcançar o consumidor de forma mais conveniente.

Tratando especificamente deste processo que representa o produto ou serviço chegar até o consumidor de forma mais conveniente possível, as empresas convivem com o multicanal (Omnichannel), que são as várias formas que as empresas têm de estruturar sua distribuição e suas vendas. O consumidor moderno busca a conveniência através da escolha do canal de venda mais adequado ás suas necessidades. Ou seja, quando tratamos de personalização, não devemos limitar o conceito apenas ao produto, mas, também ao canal de venda (ponto-de-venda).

Isto obriga as organizações a estruturas sua estratégia de distribuição e do seu ponto-de-venda de forma mais adequada ao perfil de seu público-alvo e ser flexível para poder adaptar as mudanças rápidas de comportamento. Esta adaptação não diz respeito apenas ao formato e característica da distribuição e do ponto-de-venda, mas também em relação aos produtos e serviços comercializados, preços praticados e comunicação desenvolvida, ou seja, deve-se ter uma grande sinergia entre os elementos do comporto de marketing para se obter o sucesso das ações mercadológicas.

O Curso proporciona, assim, uma base para o desenvolvimento de estratégias eficientes e eficazes, em mercados usuais ou que exigem alta competitividade. Transmitir aos alunos os conhecimentos básicos de varejo e a importância dos canais de distribuição, bem como conhecimentos sobre as peculiaridades e técnicas mercadológicas na gestão e operacionalização de marketing no setor varejista. Esses são alguns dos temas que serão abordados no curso.


Objetivos

O objetivo geral do curso é apresentar os principais conceitos e estratégias de marketing aplicadas ao segmento do VAREJO.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    O curso está direcionado aos profissionais que atuam ou desejam atuar com atividades relacionadas ao varejo e, também, áreas correlatas, tanto para graduados como não graduados que atuam em empresas industriais, varejistas, atacadistas, prestadoras de serviços, órgãos governamentais e o terceiro setor.: Assim, o curso atende a gestores que necessitem do conhecimento de novas práticas mercadológicas para atuarem em um mercado competitivo. Atende também profissionais que queiram se preparar para o ingresso na carreira atuando no varejo. Como é útil também para atender as necessidades de empresários tanto de micro, pequena e média empresas, que desejam mais informações e capacitação referente a Canais de Distribuição e Comercialização.

  • Duração: 32 horas
  • Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone

Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Consultor organizacional especialista em Marketing possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Marketing e Vendas. É professor de Marketing do Curso de Graduação em Administração (PUC/SP) e Coordenador/Professor no Curso de Pós-Graduação (MBA em Marketing), também promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atuou também como Chefe do Departamento de Administração (biênio 2007-2009) e Suplente de Chefe do Departamento de Administração (biênio 2017-2019) da PUC/SP. É palestrante sobre Gestão,, escreve para boletins e revistas no Brasil e é autor dos livros: Marketing Sustentável, Marketing Futebol Clube, Gestão Estratégica de Marketing: conceitos e estratégias; Marketing de Relacionamento: tecnologia, processos e pessoas; Marketing Estratégico e Competitividade Empresarial; Marketing Social; Marketing da Promoção e Merchandising; Marketing da Gestão e Tecnologia; Customer Relationship Management (CRM): Mudando a Estratégia sem Comprometer o Negócio; Marketing da Comunicação e é co-autor do livro Novos Rumos do Marketing e Administração Hospitalar.

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