Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Varejo: fundame…

Apresentação
Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais
Neste período de quarentena, os cursos de
especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão
sendo realizados remotamente com o uso de
recursos digitais.
Trata-se do mesmo curso presencial, mas com
atividades remotas síncronas. As aulas, em
tempo real, acontecem nos dias e horários
previstos por meio do uso de plataformas
digitais.
Os cursos foram planejados mantendo o mesmo
padrão de qualidade da PUC-SP. Não são cursos
na modalidade a distância (EAD). O professor
efetivamente ministra a aula, interagindo com
os alunos, o que significa que não são apenas
disponibilizados vídeos de aulas pré-gravadas
e de material padronizado.
Aproveite esse momento para desenvolver novas
competências num mundo em constante
transformação e cada vez mais digital.
A PUC-SP, em parceria com a Microsoft, oferece
todos os benefícios do pacote Office 365
Educacional sem nenhum custo adicional para
sua comunidade. O estudante interage direta e
continuamente com o professor e colegas de
turma.
Amplie seu networking e se prepare para o novo
futuro.
O gerenciamento e o controle das operações dos canais de distribuição, incluindo as ações do ponto-de-venda, são considerados estratégicos para o desenvolvimento do Varejo. O ambiente mercadológico conta com um número cada vez maior de pontos-de-venda, novos formatos e características e lançamento de produtos e serviços realizados quase diariamente (diversificação de produtos e serviços), acirramento da concorrência, mudanças dos cenários políticos, sociais, econômicos etc.
Objetivos
O objetivo geral do curso é apresentar os principais conceitos e estratégias de marketing aplicadas ao segmento do VAREJO.
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
O curso está direcionado aos profissionais que atuam ou desejam atuar com atividades relacionadas ao varejo e, também, áreas correlatas, tanto para graduados como não graduados que atuam em empresas industriais, varejistas, atacadistas, prestadoras de serviços, órgãos governamentais e o terceiro setor.: Assim, o curso atende a gestores que necessitem do conhecimento de novas práticas mercadológicas para atuarem em um mercado competitivo. Atende também profissionais que queiram se preparar para o ingresso na carreira atuando no varejo. Como é útil também para atender as necessidades de empresários tanto de micro, pequena e média empresas, que desejam mais informações e capacitação referente a Canais de Distribuição e Comercialização.
- Duração: 32 horas
- Local: Vila Mariana - Educação Continuada
- INSCREVA-SE

Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone
Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Consultor organizacional especialista em Marketing possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Marketing e Vendas. É professor de Marketing do Curso de Graduação em Administração (PUC/SP) e Coordenado/Professor no Curso de Pós-Graduação (MBA em Marketing), também promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atuou também como Chefe do Departamento de Administração (biênio 2007-2009) e Suplente de Chefe do Departamento de Administração (biênio 2017-2019) da PUC/SP. É palestrante sobre Gestão,, escreve para boletins e revistas no Brasil e é autor dos livros: Marketing Sustentável, Marketing Futebol Clube, Gestão Estratégica de Marketing: conceitos e estratégias; Marketing de Relacionamento: tecnologia, processos e pessoas; Marketing Estratégico e Competitividade Empresarial; Marketing Social; Marketing da Promoção e Merchandising; Marketing da Gestão e Tecnologia; Customer Relationship Management (CRM): Mudando a Estratégia sem Comprometer o Negócio; Marketing da Comunicação e é co-autor do livro Novos Rumos do Marketing e Administração Hospitalar.
Saiba MaisCorpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
Coordenação:
Professor:
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Decisões do marketing varejista: conceitos de canais de comercialização
Apresentar a visão holística do varejo e o cenário atual do mercado brasileiro e mundial e os impactos na comercialização de produtos e serviços.
-
Cenário do varejo no Brasil e no mundo
-
O varejo como gerador de empregos e os desafios da gestão.
-
Novos formatos de varejo e suas interligações com os agentes de produção
-
Natureza dos canais varejistas e principais estratégias.
MIX de marketing aplicados varejo
Apresentar a relação do varejo e dos canais de comercialização com as demais ferramentas que compõm uma estratégia de marketing.
-
A força do mix de produtos/serviços e gerenciamento de categoria no varejo (ECR)
-
Branding e Brand Equity no varejo.
-
A estratégia de preço no varejo
-
Ciclo de vida do varejo
-
A importância do Ponto-de-Venda e do Trade
-
Negociação entre a indústria e as grades redes
Formatos de loja e não loja: trade e omnichannel.
Apresentar o conceito de Trade Marketing e de Omnichannel.
-
Conveniência, Departamento, Supermercado, Hipermercado, Showhoroom de Vendas, Loja dentro da Loja, Loja de Desconto e Lojas de Fábrica.
-
Comércio de Serviços, Marketing Direto, Venda direta e Maquina de Venda.
-
Varejo On-line (E-commerce)
-
Omnichannel e TRADE MARKETING
Comunicação Integrada do Marketing no Varejo e as novas ferramentas de interação com o consumidor.
Apresentar as ferramentas de comunicação e de relacionamento aplicadas ao varejo.
-
Comunicação Integrada de Marketing (CIM) aplicados ao varejo
-
Promoção de Vendas para os públicos: Interno e Externo
-
Merchandiding do fabricante e do distribuidor.
-
Comunicação em Rede (redes sociais
Valores
Desconto
*Desconto não acumulativo.
Valor total do curso:
• Matrículas de 23/02 até 22/03/2021
Matrícula de R$ 804,00 + 1 mensalidades de R$ 804,00 (Abril)
Com o desconto de 20% até o dia 28/02/2021:
Matrícula de R$ 643,20 + 1 mensalidade de R$ 643,20 (Abril)
Turmas e Horários
Início: 05 de março de 2021
Término: 30 de abril de 2021
Horário: Sexta-feira das 19h às 23h
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Vila Mariana
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br
Matricule-se
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
O curso está direcionado aos profissionais que atuam ou desejam atuar com atividades relacionadas ao varejo e, também, áreas correlatas, tanto para graduados como não graduados que atuam em empresas industriais, varejistas, atacadistas, prestadoras de serviços, órgãos governamentais e o terceiro setor.: Assim, o curso atende a gestores que necessitem do conhecimento de novas práticas mercadológicas para atuarem em um mercado competitivo. Atende também profissionais que queiram se preparar para o ingresso na carreira atuando no varejo. Como é útil também para atender as necessidades de empresários tanto de micro, pequena e média empresas, que desejam mais informações e capacitação referente a Canais de Distribuição e Comercialização.
- Duração: 32 horas
- Local: Vila Mariana - Educação Continuada
- INSCREVA-SE