Edital

Na clínica da Derdic/PUCSP, os problemas de linguagem são recortados e acolhidos por diferentes clínicas: a psicanalítica, a foniátrica, a fonoaudiologica, a terapia ocupacional e, todas elas se interrogam a respeito da constituição do sujeito falante. A psicanálise tem formulado e proposto uma direção clínica possível para o tratamento das demandas específicas que chegam a instituição. Dentro do referencial teórico psicanalítico a linguagem não seria um instrumento do qual a criança se serve para "expressar-se" e/ou "comunicar-se", mas é ela mesma por sua estrutura, causa do sujeito. A constituição subjetiva, tal como formulada pelo referencial psicanalítico desde Freud e principalmente no ensino de Lacan, está referida a entrada do sujeito na linguagem, a partir de uma matriz simbolizante e de suas incidências sobre o organismo.

Este aprimoramento se propõe a estudar a problemática da constituição do sujeito, a partir do ensino de Lacan, perpassando o estudo de Freud, fundamentado na definição do sujeito como efeito da função significante, a partir das distintas articulações e incidências do simbólico sobre o organismo, que delimita a relação do sujeito com o desejo, que está submetido ele mesmo, à existência e função de um certo efeito significante. (Lacan, 1999:492). Os desdobramentos da constituição subjetiva e da fundação do inconsciente comparecem por vezes, atravessadas por impasses que se apresentam de diversos modos, como sintomas na fala, leitura e escrita, embaraços no direcionamento ao outro, e no laço social.

Sabemos que a proposta da psicanalise, é se ocupar das questões que fundam o psiquismo e, nesse sentido, esse aprimoramento também se delineia a partir destas questões, e propõe articular os aspectos instrumentais e estruturais que tangem o desenvolvimento entrelaçados com a constituição subjetiva, possibilitando a construção de leituras sobre os fenômenos que acometem o sujeito em suas particularidades.

Os transtornos globais do desenvolvimento, apresentado no título desse aprimoramento, segundo a CID 10 - Classificação Internacional de Doenças (1993) estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, abrangem diferentes impasses na infância tais como: austimos (recentemente alçados a categoria de Transtornos do Espectro do Autismo - TEA), síndrome de Asperger, síndrome de Kanner e síndrome de Rett. Nesta classificação são descritos como distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida.  Considerar tal definição e articulá-la ao modo como a psicanálise propõe a leitura de tais fenômenos, colocando em relevo as questões que perpassam os distintos modos de subjetivação é a proposta desse aprimoramento. Assim sendo, a articulação do discurso da medicina com a psicanálise é fundamental, no sentido de produzir uma singularização que imprima as marcas da constituição subjetiva.

As discussões teóricas articuladas à supervisão do trabalho clínico sustentam o confronto entre a singularidade do caso e a universalidade inscrita na teoria possibilitando ao profissional não apenas aprimoramento de sua formação para atuação prática, mas também a abertura e preparação para o campo da pesquisa.

Este aprimoramento propõe estudo teórico-clínico ao profissional de psicologia dentro da especificidade conceitual e clínica da psicanálise para fundamentar sua compreensão das psicopatologias na infância entrelaçadas com impasses nas operações primordiais e constituintes do sujeito. Essa formação é enriquecida pela experiência de atendimento clínico institucional a partir de uma proposta interdisciplinar de tratamento seguido de supervisão de profissional qualificado na área em questão. Pretendemos então, a partir desta noção da teoria da constituição do sujeito, propor estratégias de intervenção.

Profa. Ana Carolina Afonso Lima Dias

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2002). Mestranda em Psicologia Social pela PUC-SP. Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Diagnóstico Diferencial das Patologias da Infância- PUC. Atuação na Docência e supervisão de estágios. Atualmente é psicóloga da Derdic -PUC, atuando como professora, de aprimoramento profissional e estágio extracurricular. Professora e orientadora do Centro universitário das faculdades metropolitanas unidas- FMU. Atuação na rede de saúde mental do município de São Paulo articulando as questões do atendimento psicossocial e a construção de redes intersetoriais (assistência, educação, saúde) na infância. Experiência na área de saúde mental e infância com ênfase em psicanálise e saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, autismo, clínica, instituições e CAPS infantil. Experiência na formação de profissionais, atuando como docente e supervisora nas áreas da saúde, assistência e educação.

Profa. Débora Storni Ragazzo

Possui graduação pela Pontifícia Universidade de São Paulo-PUCSP (2011). Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE)/ IAMSPE e Aprimoramento em Psicanalise e Infância pela PUC-SP. Psicanalista, atua há 5 anos na área clínica com foco nas questões relacionadas à infância. Atualmente é psicóloga da Derdic - PUCSP, atuando como professora, de aprimoramento profissional e estágio extracurricular. Além disso, atua na articulação da psicanálise com a pediatra na formação de equipe interdisciplinar em Detecção Precoce de Sinais de Risco de Sofrimento Psíquico em Bebês. Experiência em instituições de saúde pública e equipes interdisciplinares no cuidado à crianças que apresentam impasses na constituição subjetiva. Linhas de pesquisa: Detecção Precoce de Sinais de Risco de Sofrimento Psíquico em Bebês e Intervenção Precoce, Autismo, Educação e Reabilitação.