Devido às mudanças organizacionais, que se acentuaram nos últimos anos no Brasil, o número de colaboradores das empresas caiu drasticamente na maioria dos setores econômicos. Com isso, as pessoas foram inseridas em um modelo de gestão de alta competitividade e complexidade passando a exigir maior flexibilidade, agilidade e capacidade de aprender por meio de mecanismos de autodesenvolvimento. Igualmente, os gestores também tiveram de modificar padrões pessoais para alinhar-se à cultura da organização e seu modelo de gestão.

As mudanças estão presentes em todos os segmentos de negócio, exigindo uma reinvenção contínua dos produtos e processos. Essa realidade propicia a concepção de uma área de Recursos Humanos que vá além de processos técnicos (Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios, entre outros), dando fundamental importância para os controles gerenciais, materializados no BSC e seus indicadores. Como se trata de uma exigência relativamente nova e que tem sido fundamental para as práticas de Recursos Humanos, tem-se um significativo déficit de capacitação técnica dos profissionais RH, requerendo o esforço imediato de formação acadêmica e profissional que atenda tais demandas.

O curso capacita os participantes para desenvolver painéis de controle de informações gerenciais de Recursos Humanos, alinhados ao BSC, com indicadores qualitativos e quantitativos, bem como analisá-los, permitindo o alinhamento das métricas de RH com a estratégia e resultados organizacionais.

• Categoria: Extensão

Alunos de diferentes cursos de graduação e profissionais que atuam nas áreas de Administração, Economia, Psicologia, Pedagogia e Ciências afins, gestores e profissionais de Recursos Humanos, bem como aos interessados em ter uma visão geral sobre o tema.

• Local: Campus Perdizes
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof.ª Dra. Juliana Aparecida de Oliveira Camilo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2003), aprimoramento em Psicanálise no Hospital Geral pelo Instituto Sedes Sapientiae (2004), mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no curso de Psicologia (Departamento de Psicologia Social) e professora titular da Universidade Paulista, no curso de Gestão. É também coordenadora de diferentes cursos de extensão em Gestão de Pessoas na Educação Continuada da PUC-SP. Tem experiência em pesquisa científica nos seguintes temas: psicologia social do esporte, sofrimento do trabalhador, saúde mental, luta antimanicomial e técnicas de pesquisa.

Coordenadora temporariamente em licença