Apresentação

Inteligência Artificial é a busca por padrões que simulem a forma humana de pensar e por técnicas que permitam a tomada de decisão a partir de padrões existentes. O domínio desses métodos permite acelerar a pesquisa por novos medicamentos ou investir na bolsa ou desenvolver produtos, movimentando milhões de dólares ao redor do mundo. Muito além da técnica, a IA é uma nova forma que a humanidade encontrou para resolver seus problemas. Um exemplo é o reconhecimento facial que já está em operação em cidades chinesas e em testes no Brasil. Com essa tecnologia, pode-se detectar um fugitivo da lei ou simplesmente verificar se um adolescente está na sala de aula.

O potencial da IA já produz ferramentas para o atendimento bancário e carros autônomos, por exemplo. Aliado ao barateamento do hardware, atrai milhões em investimentos e transforma o dia a dia e as relações de trabalho por meio de novas ferramentas como drones que contribuem para a agricultura e relógios que avisam sobre e-mails que não foram respondidos. A combinação de todos esses fatores - econômicos, humanos e tecnológicos - torna a Inteligência Artificial e as suas ramificações peças de um futuro em crescimento acelerado, com novas possibilidades a cada dia.


Objetivos

Apresentar a evolução da inteligência artificial e suas diversas aplicações que nos permitem acessar dados e tomar decisões com maior rapidez e assertividade. Além disso, serão estudados modelos matemáticos que fundamentam a IA.

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados no desenvolvimento de projetos relacionados à inteligência artificial, machine learning e ciência de dados.

  • Duração: 15 horas
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Esp. Leonardo Cunha dos Santos

Mestrando em Sistemas de informação pela USP, dedica-se principalmente à pesquisa sobre Inteligência Artificial e Machine Learning. Concluiu MBA em Marketing na Business School São Paulo e graduou-se em Matemática pela PUC-SP. Integrou um projeto de iniciação científica sobre Simetria na área de Física Teórica e fez parte do corpo docente do projeto FOCO, uma parceria entre Unesco e PUC-SP. Também realizou trabalho voluntário como professor e coordenador de cursos pré-vestibulares nas áreas de Física e Matemática. Além das atividades acadêmicas, atuou também em empresas multinacionais como Equifax, Laureate e Nextel. Nelas desenvolveu projetos relacionados a produtos de crédito, planejamento estratégico e análise da concorrência, bancos de dados, estatística, desenvolvimento de software, Big Data, entre outros.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online
Especialização
Extensão, Curso Novo
Especialização
Aprimoramento
Aprimoramento
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC