Inteligência Artificial é a busca por padrões que simulem a forma humana de pensar e por técnicas que permitam a tomada de decisão a partir de padrões existentes. O domínio desses métodos permite acelerar a pesquisa por novos medicamentos ou investir na bolsa ou desenvolver produtos, movimentando milhões de dólares ao redor do mundo. Muito além da técnica, a IA é uma nova forma que a humanidade encontrou para resolver seus problemas. Um exemplo é o reconhecimento facial que já está em operação em cidades chinesas e em testes no Brasil. Com essa tecnologia, pode-se detectar um fugitivo da lei ou simplesmente verificar se um adolescente está na sala de aula.

O potencial da IA já produz ferramentas para o atendimento bancário e carros autônomos, por exemplo. Aliado ao barateamento do hardware, atrai milhões em investimentos e transforma o dia a dia e as relações de trabalho por meio de novas ferramentas como drones que contribuem para a agricultura e relógios que avisam sobre e-mails que não foram respondidos. A combinação de todos esses fatores - econômicos, humanos e tecnológicos - torna a Inteligência Artificial e as suas ramificações peças de um futuro em crescimento acelerado, com novas possibilidades a cada dia.

Apresentar a evolução da inteligência artificial e suas diversas aplicações que nos permitem acessar dados e tomar decisões com maior rapidez e assertividade. Além disso, serão estudados modelos matemáticos que fundamentam a IA.

• Categoria: Extensão

Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados no desenvolvimento de projetos relacionados à inteligência artificial, machine learning e ciência de dados.

• Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SE

Prof. Esp. Leonardo Cunha dos Santos

Mestrando em Sistemas de informação pela USP, dedica-se principalmente à pesquisa sobre Inteligência Artificial e Machine Learning. Concluiu MBA em Marketing na Business School São Paulo e graduou-se em Matemática pela PUC-SP. Integrou um projeto de iniciação científica sobre Simetria na área de Física Teórica e fez parte do corpo docente do projeto FOCO, uma parceria entre Unesco e PUC-SP. Também realizou trabalho voluntário como professor e coordenador de cursos pré-vestibulares nas áreas de Física e Matemática. Além das atividades acadêmicas, atuou também em empresas multinacionais como Equifax, Laureate e Nextel. Nelas desenvolveu projetos relacionados a produtos de crédito, planejamento estratégico e análise da concorrência, bancos de dados, estatística, desenvolvimento de software, Big Data, entre outros.

Extensão, Curso Novo
Aprimoramento