AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso oferece formação na área de tecnologias digitais para uso educacional e pedagógico, qualificando os profissionais que atuam na educação a responderem às demandas da docência e da gestão, cada vez mais amplas e diversificadas na realidade educacional brasileira, numa sociedade que disponibiliza diversos recursos tecnológicos em ambientes cada vez mais complexos e interconectados. Presencial, digital ou remotamente síncrona, a metodologia de ensino do curso busca a construção coletiva do conhecimento, além de propiciar o diálogo, respeitar os interesses e os diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo dos alunos. Também favorece a autonomia, o desenvolvimento das capacidades de abstração e a reflexão. Para tanto, os professores podem fazer uso de diferentes metodologias, tais como: estratégias de solução de problemas, estudos de casos, simulação, jogos, exposição dialogada, dentre outras. Destaca-se ainda a adoção da aprendizagem por projetos, expressa fundamentalmente nas disciplinas de Projetos Educacionais, Metodologia de Pesquisa e Projeto Orientado. Nelas, os alunos têm a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos em vivências práticas, desenvolvendo habilidades úteis e necessárias para o mercado de trabalho e para a vida (autonomia, proatividade, colaboração, comunicação interpessoal, dentre outras).

Metodologia

Aulas presenciais; aulas remotas síncronas transmitidas ao vivo ou por webconferências; e atividades digitais, por meio de conteúdos disponibilizados pelos professores, que devem ser acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

• Vivenciar o processo de formação como profissional da educação, em relação aos usos das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação regular, na educação corporativa e nas instituições educacionais.

• Construir recursos didáticos-pedagógico utilizando as tecnologias digitais.

• Refletir sobre as tecnologias e suas implicações no processo educacional, em relação à construção do conhecimento.

• Desencadear processos de reflexão crítica sobre o uso das TDIC no processo de ensino aprendizagem.

• Identificar e buscar soluções para problemas relativos às questões pedagógicas e o uso das TDIC.

• Analisar procedimentos de ensino integrados aos recursos provenientes das TDIC.

• Elaborar propostas educativas relacionando as perspectivas pedagógica e tecnológica.

• Realizar processos de pesquisa e de produção de conhecimento científico em educação, relacionados às TDIC.

• Utilizar as TDIC de maneira fluente e contextualizada, respeitando as especificidades dos espaços pedagógicos e sociais.

• Categoria: Especialização

Portadores interessados de diferentes áreas e/ou educadores, docentes e gestores, interessados em apreender o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na área educacional, na escola regular, na educação corporativa e instituições educativas, desde que portador de diploma de curso de graduação.

• Duração: 360h
  • Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Marilene Santana dos Santos Garcia

Concluiu mestrado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem – UNICAMP (1988) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1994). Concluiu em outubro/2016 pesquisa de Pós-Doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD – Departamento de Computação da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias da PUC-SP sobre mobile-learning, aplicativos e aprendizagem de línguas. Além de pesquisadora, é consultora e professora. Como consultora atua no desenvolvimento de conteúdos com foco em tecnologias como suporte à formação de professores (autora de conteúdos educacionais da editora SENAC-SP).

Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto