Apresentação

Educar para o contemporâneo é desafiante em suas múltiplas fases que (re)significam o ato educativo. Pontua-se como necessária a mudança de posicionamento docente, não mais como transmissor de informações, mas como mediador do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, o estudante assume seu papel como protagonista, sujeito partícipe e transformador da própria realidade. Por assim, o curso trilha uma nova perspectiva, de forma crítica, construtiva e emancipadora, na busca seleção e uso de recursos digitais de informação e comunicação que (re)signifiquem a educação no século XXI. Por assim, a questão-problema que orienta este curso, e propiciará um rico percurso a todos os envolvidos é: Como se constituem ações pedagógicas, na escolha e uso de tecnologias digitais no currículo da Educação Básica?

A resposta a questão se dará de múltiplas formas, no respeito ao contexto de cada participante, professores, gestores e pesquisadores, na exploração de novas metodologias de ensino e aprendizagem. Será priorizado o alinhamento das tecnologias ao currículo, a elaboração coletiva e individual de planos de aula e unidades de aprendizagem. Para mais, conhecer, selecionar e utilizar recursos educacionais abertos, softwares/aplicativos, plataformas de autoaprendizagem/adaptativas, em seleção criteriosa e atividades práticas. Em ação, aos envolvidos neste processo, cada aula será um convite ao (re)pensar a própria prática, a descoberta de novas ferramentas digitais para a educação e seu real significado à escola.


Objetivos

Construir caminhos didáticos para a seleção e uso crítico de tecnologias digitais como recursos pedagógicos à prática significativa em sala de aula.

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Professores, gestores escolas, profissionais de múltiplas áreas envolvidos na inserção de tecnologias no ambiente escolar.

  • Duração: 32 horas
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Cíntia Acioli da Silva Ramos

Licenciada em Computação (UNASP). Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância (UAB- UFF). Especialista em Tecnologias aplicadas à Educação (PUC-SP). Mestre em Educação: Currículo (PUC-SP). Estudante em Gestão da EAD na UFSCAR. Assessora pedagógica. Quinze anos de experiência em desenvolvimento de ações pedagógicas para implantação e gestão de recursos digitais para ambientes educativos.

Professor em Destaque

Leandro Wendel Martins

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedagogo pela Universidade do Grande ABC. Autor e editor de materiais didáticos, assessor pedagógico e gestor de equipes multidisciplinares. Estudante em MBA em Gestão Escolar na USP e de Gestão da EAD na UFSCAR.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC