Apresentação

Educar para o contemporâneo é desafiante em suas múltiplas fases que (re)significam o ato educativo. Pontua-se como necessária a mudança de posicionamento docente, não mais como transmissor de informações, mas como mediador do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, o estudante assume seu papel como protagonista, sujeito partícipe e transformador da própria realidade. Por assim, o curso trilha uma nova perspectiva, de forma crítica, construtiva e emancipadora, na busca seleção e uso de recursos digitais de informação e comunicação que (re)signifiquem a educação no século XXI. Por assim, a questão-problema que orienta este curso, e propiciará um rico percurso a todos os envolvidos é: Como se constituem ações pedagógicas, na escolha e uso de tecnologias digitais no currículo da Educação Básica?

A resposta a questão se dará de múltiplas formas, no respeito ao contexto de cada participante, professores, gestores e pesquisadores, na exploração de novas metodologias de ensino e aprendizagem. Será priorizado o alinhamento das tecnologias ao currículo, a elaboração coletiva e individual de planos de aula e unidades de aprendizagem. Para mais, conhecer, selecionar e utilizar recursos educacionais abertos, softwares/aplicativos, plataformas de autoaprendizagem/adaptativas, em seleção criteriosa e atividades práticas. Em ação, aos envolvidos neste processo, cada aula será um convite ao (re)pensar a própria prática, a descoberta de novas ferramentas digitais para a educação e seu real significado à escola.


Objetivos

Construir caminhos didáticos para a seleção e uso crítico de tecnologias digitais como recursos pedagógicos à prática significativa em sala de aula.

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Professores, gestores escolas, profissionais de múltiplas áreas envolvidos na inserção de tecnologias no ambiente escolar.

  • Duração: 32 horas
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Cíntia Acioli da Silva Ramos

Licenciada em Computação (UNASP). Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância (UAB- UFF). Especialista em Tecnologias aplicadas à Educação (PUC-SP). Mestre em Educação: Currículo (PUC-SP). Estudante em Gestão da EAD na UFSCAR. Assessora pedagógica. Quinze anos de experiência em desenvolvimento de ações pedagógicas para implantação e gestão de recursos digitais para ambientes educativos.

Professor em Destaque

Leandro Wendel Martins

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedagogo pela Universidade do Grande ABC. Autor e editor de materiais didáticos, assessor pedagógico e gestor de equipes multidisciplinares. Estudante em MBA em Gestão Escolar na USP e de Gestão da EAD na UFSCAR.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC