O avanço da tecnologia e o crescente volume de dados deu origem aos sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD), que utilizam a modelagem entidade relacional (ER) para armazenar informações estruturadas em tabelas. O sucesso dessa técnica é o motivo de empresas da atualidade ainda fazerem uso desta tecnologia.
Com o modelo relacional, proposto por Edgar Codd em 1970, pode-se construir bases para os mais diversos fins, como os estudos estatísticos, financeiros e o desenvolvimento de bases para dashboards.
A Linguagem T-SQL, codificação utilizada na programação de banco de dados, é de simples aprendizado e pode ser aplicada durante o desenvolvimento de consultas e funções.
O conhecimento sobre T-SQL é um diferencial importante na carreira do analista de dados e a habilidade em lidar com bancos estruturados permite desenvolver projetos que agregam valor à informação.

Capacitar os participantes para atuação profissional com a linguagem T-SQL, aplicando conceitos de modelagem relacional, banco de dados, conexões com ferramentas de visualização de dados e geração de estatísticas.

• Categoria: Extensão

Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados no desenvolvimento de projetos que envolvam a modelagem de dados e tecnologia de informação para tomada de decisão.

• Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá, Vila Mariana
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Esp. Leonardo Cunha dos Santos

Mestrando em Sistemas de informação pela USP, dedica-se principalmente à pesquisa sobre Inteligência Artificial e Machine Learning. Concluiu MBA em Marketing na Business School São Paulo e graduou-se em Matemática pela PUC-SP. Integrou um projeto de iniciação científica sobre Simetria na área de Física Teórica e fez parte do corpo docente do projeto FOCO, uma parceria entre Unesco e PUC-SP. Também realizou trabalho voluntário como professor e coordenador de cursos pré-vestibulares nas áreas de Física e Matemática. Além das atividades acadêmicas, atuou também em empresas multinacionais como Equifax, Laureate e Nextel. Nelas desenvolveu projetos relacionados a produtos de crédito, planejamento estratégico e análise da concorrência, bancos de dados, estatística, desenvolvimento de software, Big Data, entre outros.

Extensão, Curso Novo
Aprimoramento