Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Serão trabalhados em cinco encontros o relatório do Nuffield Council on Bioethics (NCoB) sobre “Solidarity: Reflections on an emerging concept in Bioethics” (Barbara Prainsack e Alena Buyx, https://www.nuffieldbioethics.org/publications/solidarity) e perspectivas para o setor $aúde 4.0 no Brasil no período pós-pandemia de COVID-19 por meio de iniciativas solidárias no Brasil (https://www.iau.usp.br/colab/) e dois estudos de caso a partir de achados levantados (https://medium.com/@bprainsack) por Prainsack e colaboradores do Centre for the Study of Contemporary Solidarity da Universidade de Viena na Áustria (CeSCoS, https://viecer.univie.ac.at/coronapanel/), e por Bobby Duffy (https://www.kcl.ac.uk/policy-institute/assets/getting-used-to-life-under-lockdown.pdf) no Policy Institute do King’s College London no Reino Unido (https://www.kcl.ac.uk/policy-institute) sobre percepções acerca da experiência da pandemia (emergência em saúde global) COVID-19. Os Capítulos 1-5 do relatório do NCoB serão tratados no primeiro encontro para delinear este conceito emergente de Solidariedade em Bioética. O Capítulo 6 do relatório do NCoB será tratado no segundo encontro para discutir sobre os reflexos deste conceito de ‘Solidariedade na Prática’ em contextos de biobancos e bancos de (grandes quantidades de) dados. O Capítulo 7 do relatório do NCoB será tratado no terceiro encontro para discutir sobre os reflexos deste conceito de ‘Solidariedade na Prática’ em contextos de pandemias e emergências em saúde global, tratando do estudo de caso da ‘Gripe Aviária’ (SARS) de 2009/2010. No quarto encontro, discutiremos sobre os reflexos deste conceito de ‘Solidariedade na Prática, tratando do estudo de caso da COVID-19 com achados de experiências na Áustria, Brasil e Reino Unido. No quinto e último encontro, trataremos do Capítulo 8 do relatório do NCoB para discutir sobre os reflexos deste conceito de ‘Solidariedade na Prática’ em contextos de doenças relacionados a estilos de vida. Portanto, debateremos questões sobre medicina de precisão (preditiva, preventiva, personalizada e participativa), solidariedade e infodemia neste pré- durante e pós-pandemia de COVID-19, usando o exemplo da obesidade, como uma doença de ‘estilo de vida’.


Objetivos

  • Compreender o conceito de ‘Solidariedade na Prática’ conforme estabelecido no referido relatório do NCoB;
     
  • Discutir a importância de experiências de Solidariedade na Prática em contextos de Saúde no mundo contemporâneo;
     
  • Refletir sobre como as discussões realizadas a partir dos três contextos de Solidariedade na Prática em Saúde no mundo contemporâneo podem nos ajudar a desenvolver soluções sustentáveis para resolver questões complexas da $aúde 4.0 e garantir equidade de acesso a tecnologias e abordagens de atenção e cuidados em saúde no pós-pandemia de COVID-19.


     
Sobre o Curso
Professor em Destaque

Profa. Dra. Sharmila Sousa

M Sharmila A de Sousa, biomédica, especialista em Medicina Farmacêutica, mestre em Medicina (Endocrinologia, Genética do Câncer), e doutora em Medicina (Endocrinologia, Medicina Translacional, Bioética e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia) pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Medicina, Ciência e Sociedade pelo King’s College London. Embaixadora no Brasil da Research Impact Academy, coordenou o grupo de pesquisa $aúde 4.0 no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ durante o primeiro semestre de 2020. Trabalhou no projeto Rising Powers II do Departamento de Política Econômica do King’s College London (2013/14), e na Rede ePORTUGUESe da Organização Mundial da Saúde (Genebra, 2014). Pesquisadora associada à Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz/Brasília (2017/20) e à Disciplina de Endocrinologia do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (2007/20), traduziu conhecimentos para aprimorar os processos de participação social na gestão da incorporação de tecnologias ao SUS para o Ministério da Saúde do Brasil, e para apoiar o desenvolvimento e a implementação estratégica de uma iniciativa de saúde pública genômica para ambos setores privado em saúde no Brasil, respectivamente.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC