Apresentação

O mundo contemporâneo traz desafios de diferentes ordens, ao profissional que trabalha com as relações que se dão nos conjuntos humanos, considerando-se os planos da vida social: a pessoa e seus papéis, pessoa-pessoa, os grupos, as organizações e instituições que os atravessam. Localizar os desafios em seus respectivos contextos, os atravessamentos e interdependências dos mesmos diante do presencial e virtual, remetem-nos à importância do grupo social como locus em que se estrutura a vida do ser humano como socius. O Sociopsicodrama em suas ferramentas conceituais e metodológicas, mostra-se como caminho que fertiliza a prática profissional científica e eticamente, na saúde, na educação, no mundo corporativo e na comunidade. Tendo como eixo a compreensão de processos que envolvem a formação de grupos, as relações grupais complementares, papéis, redes e vínculos produtivos, o curso tem no horizonte a introdução ao universo sociopsicodramático e o desenvolvimento do papel de coordenador(a)de grupos, para um desempenho criativo e inovador em diferentes contextos.


Objetivos

O curso tem em vista o desenvolvimento do papel de coordenador (a) de grupos em diferentes áreas e contextos de trabalho, diante dos desafios da contemporaneidade e seu enfrentamento, por meio das ferramentas teórico-metodológicas do Sociopsicodrama.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Portadores de diploma de graduação em qualquer área: pedagogos, psicólogos, médicos, psiquiatras, professores, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais de RH, gestores, coordenadores, administradores e todos os profissionais que lidam com grupos. Graduandos em fase final de curso.

  • Duração: 36 horas
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Dra. Marilia J. Marino

Doutora em Psicologia Clínica e Mestre em Educação pela PUC-SP. Pedagoga com habilitação em Magistério, Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especialista em Supervisão Escolar pela PUC-SP e docente da Faculdade de Educação. Psicodramatista Didata Supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), membro da coordenação e docente do Curso de Formação em Psicodrama do Convênio SOPSP-PUCSP (pós-graduação lato senso/especialização de 1996 a 2017). Membro da Diretoria de Ensino e Ciência da Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP) – Núcleo de formação nas gestões 2003-2004 e 2005-2006. Integrante da Comissão Científica de vários Congressos de Psicodrama, e no de 2010 respondeu pela Coordenação da atividade EM CENA – Brasil.  Membro da Câmara de Representantes em várias gestões da SOPSP. Atuação socioeducacional na Escola, diferentes Organizações e Comunidades. Publicações na Revista Brasileira de Psicodrama e co-autora em livros de Psicodrama.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC