Apresentação

O mundo contemporâneo traz desafios de diferentes ordens, ao profissional que trabalha com as relações que se dão nos conjuntos humanos, considerando-se os planos da vida social: a pessoa e seus papéis, pessoa-pessoa, os grupos, as organizações e instituições que os atravessam. Localizar os desafios em seus respectivos contextos, os atravessamentos e interdependências dos mesmos diante do presencial e virtual, remetem-nos à importância do grupo social como locus em que se estrutura a vida do ser humano como socius. O Sociopsicodrama em suas ferramentas conceituais e metodológicas, mostra-se como caminho que fertiliza a prática profissional científica e eticamente, na saúde, na educação, no mundo corporativo e na comunidade. Tendo como eixo a compreensão de processos que envolvem a formação de grupos, as relações grupais complementares, papéis, redes e vínculos produtivos, o curso tem no horizonte a introdução ao universo sociopsicodramático e o desenvolvimento do papel de coordenador(a)de grupos, para um desempenho criativo e inovador em diferentes contextos.


Objetivos

O curso tem em vista o desenvolvimento do papel de coordenador (a) de grupos em diferentes áreas e contextos de trabalho, diante dos desafios da contemporaneidade e seu enfrentamento, por meio das ferramentas teórico-metodológicas do Sociopsicodrama.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Portadores de diploma de graduação em qualquer área: pedagogos, psicólogos, médicos, psiquiatras, professores, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais de RH, gestores, coordenadores, administradores e todos os profissionais que lidam com grupos. Graduandos em fase final de curso.

  • Duração: 36 horas
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Dra. Marilia J. Marino

Doutora em Psicologia Clínica e Mestre em Educação pela PUC-SP. Pedagoga com habilitação em Magistério, Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especialista em Supervisão Escolar pela PUC-SP e docente da Faculdade de Educação. Psicodramatista Didata Supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), membro da coordenação e docente do Curso de Formação em Psicodrama do Convênio SOPSP-PUCSP (pós-graduação lato senso/especialização de 1996 a 2017). Membro da Diretoria de Ensino e Ciência da Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP) – Núcleo de formação nas gestões 2003-2004 e 2005-2006. Integrante da Comissão Científica de vários Congressos de Psicodrama, e no de 2010 respondeu pela Coordenação da atividade EM CENA – Brasil.  Membro da Câmara de Representantes em várias gestões da SOPSP. Atuação socioeducacional na Escola, diferentes Organizações e Comunidades. Publicações na Revista Brasileira de Psicodrama e co-autora em livros de Psicodrama.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso de Férias
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC