Na indústria moderna, necessita-se a constante aquisição e confecção de novos materiais metálicos, com as mais diversas propriedades. O uso de materiais não ferrosos, como as ligas de alumínio, níquel e titânio, vem sendo requerido para suprir a demanda de novas especificações de serviço que exijam maior durabilidade e limite de resistências em relação aos materiais tradicionalmente empregados.

Atualmente, as ligas não ferrosas, são amplamente empregadas nas mais diversas áreas da engenharia, como exemplo na área da indústria petrolífera, no qual se utilizam ligas de níquel devido a sua elevada resistência à corrosão a diversos tipos de corrosivos, como cloretos e oxidantes. Já na indústria biomédica, se utilizam ligas de cobalto-cromo e titânio, para implantação de órteses e próteses. Na engenharia elétrica (cabos e condutos de energia), empregam-se ligas de alumínio e, na engenharia aeroespacial, em chassi de aviões comerciais e militares.

Este curso tem como principal objetivo capacitar os alunos a realizarem uma seleção de materiais metálicos não ferrosos, de acordo com as propriedades necessárias para a finalidade requerida pela indústria. O aluno deve interpretar e julgar as propriedades físicas, químicas e mecânicas de cada tipo de material, para realizar a seleção adequada das ligas estudadas.

• Categoria: Extensão

Estudantes e graduados das áreas de engenharia e ciências exatas, tecnólogos e profissionais da indústria que tenham interesse em adquirir conhecimentos na área da metalurgia de materiais metálicos não ferrosos.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Igor Calado Porto Martins

Bacharel em Química com atribuições Tecnológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Engenharia de Materiais pelo Instituto de Pesquisa Energética e Nuclear (IPEN), onde atualmente realiza seu doutorado. Professor dos cursos de Engenharia, também atua com projetos de pesquisa vinculados à caracterização de propriedades mecânicas dos materiais, com enfoque em aços e ligas especiais, execução e elaboração de ensaios mecânicos, estudo de fratura, metalografia, e correlação entre macro e micro propriedades. Além disso, atua em caracterização química de materiais utilizando técnicas destrutivas e não destrutivas, como ICP-AES, Difração de Raios-X e na produção e caracterização do combustível nuclear do reator IEA-R1 do IPEN.