Apresentação

Este curso tem como objetivo capacitar educadores no planejamento e construção de um escape room como uma metodologia ativa de aprendizagem. O Escape Room é um jogo onde os participantes permanecem trancados em uma sala e precisam desvendar enigmas de forma transversal e colaborativa para encontrar a saída. A cada enigma desvendado, o feedback ocorre instantaneamente com o desbloqueio de mais uma pista até que a saída seja liberada. Esse divertido jogo traz provocações das mais diversas, tratando do protagonismo, motivação, jogabilidade, pesquisa e trabalho em equipe. Nosso curso visa trazer uma proposta pedagógica onde um escape room pode ser construído com uma temática de serious game, trazendo temas voltados ao currículo escolar. Através de estratégias voltadas ao Design Thinking e experiência mão na massa, nosso curso proporcionará aos educadores a aprendizagem desde o planejamento até a construção de um escape room criativo, utilizando apenas materiais de baixo custo e sucatas como material de base.
A proposta vem de encontro à aprendizagem criativa voltada a competências do século XXI, trazendo uma abordagem voltada a cocriação, criatividade, trabalho colaborativo, cooperação, trabalho com sentido, protagonismo e diversão. A vivência através da resolução de pistas, enigmas, problemas e construção de pequenos projetos, além da provocação voltada ao tempo cronometrado e o storytelling claro da gamificação, o escape room traz a construção do conhecimento de forma coletiva, além de testar conhecimentos e poder ser utilizado como uma forma de avaliação formativa, já que o erro se torna parte do processo. Além disso, a experiência mão na massa (“do it ourselves”) durante a construção do escape room traz aspectos voltados a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), com destaque especial a utilização da arte na confecção de detalhes do cenário da gamificação. A vivência permite exercitar habilidades voltadas a capacidade exploratória, atenção, conexões entre diversas áreas do saber, agilidade, raciocínio lógico e comunicação.


Objetivos

Capacitar os participantes a planejar o storytelling e as etapas relacionadas a jogabilidade em um escape room e sua construção através de experiência mão na massa com materiais de baixo custo, de forma a explorar conteúdos curriculares em diferentes áreas do saber de forma transversal.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Educadores (ensino fundamental, ensino médio, universitário, profissionalizante e demais interessados), artistas, pesquisadores, gestores educacionais, desenvolvedores de tecnologia, empreendedores e demais interessados em Escape Rooms no contexto da Aprendizagem Criativa, Gamificação e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

  • Duração: 18 horas
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Fabiana Raulino da Silva

Fisioterapeuta (UNICID). Especialista em Ergonomia de Sistemas de Produção (USP). Mestre em Engenharia de Produção (UFSCAR). Técnica em Segurança do Trabalho (UNICSUL). Membro do Juri do Prêmio Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho pela Revista Proteção. Professora e Consultora Especialista na Rede Senac SP, com desenvolvimentos de planos de cursos a nível estadual. CEO na empresa de Inovação e Desenvolvimento Organizacional Métis Consulting. Membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (vinculada ao MIT, ONU e Fundação Lemann). Consultora e docente em Ergonomia há 15 anos. Atua com projetos relacionados ao Movimento Maker e Robótica com Sucata. Consultora, Mentoring e Palestrante em Ergonomia e Inovação Organizacional em grandes empresas e universidades a nível nacional.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC