Educação Continuada

Viver no mundo corporativo contemporâneo significa estar diante, a cada dia, a cada momento, de um cenário que exige das corporações, de maneira crescente, aptidão para responder a desafios cada vez mais exigentes. Como competir? Que estratégia utilizar e como garantir que todos na empresa estejam alinhados e prontos a caminhar na mesma direção? Como ter robustez de execução e ao mesmo tempo ter flexibilidade para se adequar às mudanças que o cenário impõe? Nesse cenário intensificaram-se e diversificaram-se as atividades laborais, acarretando o aumento do trabalho precarizado e novos riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores. Neste sentido, se coloca a questão: será que as leis e normas vigentes, que se direcionaram à proteção da saúde e da integridade do trabalhador, assim como os olhares da organização para este subsistema, conseguem atuar de maneira eficaz de modo a proteger os trabalhadores?  Esse cenário demanda a necessidade de uma nova forma de compreensão dessas relações e uma nova prática de atenção à segurança e à saúde dos trabalhadores, com intervenção profundas nos ambientes e processos de trabalho, a fim de estimular a promoção da saúde, a busca de qualidade de vida laboral, levando em conta a produtividade das organizações.

Tal como define o Ministério do Trabalho, a área de Segurança e a Saúde no Trabalho tem como objetivo proteger e prevenir riscos e danos à vida e à saúde dos trabalhadores, através de políticas públicas e ações de fiscalização. É também seu objetivo planejar e coordenar as ações de fiscalização dos ambientes e condições de trabalho, prevenindo acidentes e doenças do trabalho, protegendo a vida e a saúde dos trabalhadores.  O curso pretende auxiliar na formação dos profissionais que irão atuar na área de Saúde e Segurança do Trabalho, discutindo e apresentando a relação entre a saúde e o trabalho através da compreensão dos aspectos conceituais e históricos que caracterizam esta relação; a avaliação das situações de risco e dos acidentes e patologias associadas aos processos produtivos; a análise dos procedimentos utilizados para a investigação destas situações de risco; bem como das metodologias utilizadas na sua prevenção e controle.

Desenvolver nos participantes do curso o entendimento e análise crítica sobre Saúde e Segurança do Trabalho.

• Categoria: Extensão

Este curso é direcionado a alunos de diferentes cursos de graduação e profissionais que atuam nas áreas de Segurança do Trabalho, Administração, Economia, Psicologia, Pedagogia e Ciências afins, bem como a gestores e profissionais de Recursos Humanos e todos os interessados em geral.

• Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof.ª Dra. Juliana Aparecida de Oliveira Camilo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2003), aprimoramento em Psicanálise no Hospital Geral pelo Instituto Sedes Sapientiae (2004), mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no curso de Psicologia (Departamento de Psicologia Social) e professora titular da Universidade Paulista, no curso de Gestão. É também coordenadora de diferentes cursos de extensão em Gestão de Pessoas na Educação Continuada da PUC-SP. Tem experiência em pesquisa científica nos seguintes temas: psicologia social do esporte, sofrimento do trabalhador, saúde mental, luta antimanicomial e técnicas de pesquisa.