Apresentação

O curso fundamenta-se em referências sobre sistemas de narrativa e ambiência nos meios audiovisuais, considerando os trabalhos de Xavier (1977), Avellar (1982), Mello (2008), Bastos (2015), Felinto (2016), Mittermayer (2016) e Cestari (2018). Narrativa é o desvelar de eventos coerentes unidos e conduzidos através do espaço-tempo em um universo. Ambientação é a mediação contínua, propositada e efetiva de qualidades possíveis e presentes que criam e desenvolvem o espaço onde sentimos, agimos e pensamos.

Cinema, televisão, internet e videoarte, projeções e combinações entre imagem e som são capazes de imaginar muitas realidades e universos. De que maneiras funcionam signos e mecanismos usados por autores e obras do audiovisual para nos encantar e envolver em seus ambientes narrativos? O curso seleciona e exibe trechos de filmes e séries com o propósito de investigar a relação entre narrativas e ambientações produzidas e desenvolvidas a partir dos meios audiovisuais. Em encontros semanais selecionamos, com base em eixos temáticos, fragmentos de obras para assistir e comentar, discutindo e analisando juntos como narrativa e ambiência implicam um ao outro em cada caso. São bem-vindos entusiastas, estudantes e pesquisadores interessados em cinema, games, roteiro, crítica, artes, vídeo, design, literatura e arquitetura. Com abordagem interdisciplinar, a intenção é englobar uma variedade de expressões, movimentos e épocas da produção audiovisual nacional e internacional.


Objetivos

  • Capacitar, por meio de aulas expositivas, exercícios práticos, discussões e análises em grupo, os participantes a produzir, descrever, analisar e criticar roteiros e obras para meios audiovisuais, levando em conta como relações variadas entre narrativa e ambiência podem compor um espaço comunicacional coerente e envolvente.
     
  • Identificar modelos e tendências de narração e ambientação em obras audiovisuais, aprendendo a organizá-los conforme interesses e temas comuns;
     
  • Descrever e comparar como tais temas aparecem em obras pertencentes a diferentes períodos históricos;
     
  • Analisar as interações entre narrativa e ambientação em filmes e séries;
     
  • Produzir roteiros e críticas para audiovisual que considerem envolvimentos e implicações entre narrativa e ambientação;
     
  • Habilitar estudantes a desenvolver pesquisas acadêmicas sobre meios e processos audiovisuais.

 

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Online
  • Público-alvo:

    Professores, pesquisadores, universitários e profissionais nas áreas de cinema, games, roteiro, crítica, artes, vídeo, design, literatura e arquitetura, além de interessados em espacialidade, semiótica e estudos da presença.

     

  • Duração: 36 horas
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Dr. Marcus Vinicius Fainer Bastos

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde é professor vinculado ao Departamento de Artes, desde 2003, e ao programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, desde 2012. Publicou os livros Audiovisual ao Vivo: tendências e conceitos (com Patricia Moran, Intermeios, 2020), Limiares das Redes (Intermeios, 2014) e Cultura da Reciclagem (Noema, 2007, ebook), além de organizar Cinema Apesar da Imagem (com Gabriel Menotti e Patricia Moran, Intermeios 2016) e Mediações, Tecnologia, Espaço Público: panorama crítico da arte em mídias móveis (com Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli, Conrad, 2010).

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC