Apresentação

O curso fundamenta-se em referências sobre sistemas de narrativa e ambiência nos meios audiovisuais, considerando os trabalhos de Xavier (1977), Avellar (1982), Mello (2008), Bastos (2015), Felinto (2016), Mittermayer (2016) e Cestari (2018). Narrativa é o desvelar de eventos coerentes unidos e conduzidos através do espaço-tempo em um universo. Ambientação é a mediação contínua, propositada e efetiva de qualidades possíveis e presentes que criam e desenvolvem o espaço onde sentimos, agimos e pensamos.

Cinema, televisão, internet e videoarte, projeções e combinações entre imagem e som são capazes de imaginar muitas realidades e universos. De que maneiras funcionam signos e mecanismos usados por autores e obras do audiovisual para nos encantar e envolver em seus ambientes narrativos? O curso seleciona e exibe trechos de filmes e séries com o propósito de investigar a relação entre narrativas e ambientações produzidas e desenvolvidas a partir dos meios audiovisuais. Em encontros semanais selecionamos, com base em eixos temáticos, fragmentos de obras para assistir e comentar, discutindo e analisando juntos como narrativa e ambiência implicam um ao outro em cada caso. São bem-vindos entusiastas, estudantes e pesquisadores interessados em cinema, games, roteiro, crítica, artes, vídeo, design, literatura e arquitetura. Com abordagem interdisciplinar, a intenção é englobar uma variedade de expressões, movimentos e épocas da produção audiovisual nacional e internacional.


Objetivos

  • Capacitar, por meio de aulas expositivas, exercícios práticos, discussões e análises em grupo, os participantes a produzir, descrever, analisar e criticar roteiros e obras para meios audiovisuais, levando em conta como relações variadas entre narrativa e ambiência podem compor um espaço comunicacional coerente e envolvente.
     
  • Identificar modelos e tendências de narração e ambientação em obras audiovisuais, aprendendo a organizá-los conforme interesses e temas comuns;
     
  • Descrever e comparar como tais temas aparecem em obras pertencentes a diferentes períodos históricos;
     
  • Analisar as interações entre narrativa e ambientação em filmes e séries;
     
  • Produzir roteiros e críticas para audiovisual que considerem envolvimentos e implicações entre narrativa e ambientação;
     
  • Habilitar estudantes a desenvolver pesquisas acadêmicas sobre meios e processos audiovisuais.

 

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Online
  • Público-alvo:

    Professores, pesquisadores, universitários e profissionais nas áreas de cinema, games, roteiro, crítica, artes, vídeo, design, literatura e arquitetura, além de interessados em espacialidade, semiótica e estudos da presença.

     

  • Duração: 36 horas
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Dr. Marcus Vinicius Fainer Bastos

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde é professor vinculado ao Departamento de Artes, desde 2003, e ao programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, desde 2012. Publicou os livros Audiovisual ao Vivo: tendências e conceitos (com Patricia Moran, Intermeios, 2020), Limiares das Redes (Intermeios, 2014) e Cultura da Reciclagem (Noema, 2007, ebook), além de organizar Cinema Apesar da Imagem (com Gabriel Menotti e Patricia Moran, Intermeios 2016) e Mediações, Tecnologia, Espaço Público: panorama crítico da arte em mídias móveis (com Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli, Conrad, 2010).

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC