Educação Continuada

A Robótica Educacional, por concatenar atividades práticas destinadas à montagem e à programação de protótipos de robôs e afins, é uma área naturalmente afeita para a aplicação de Aprendizagem Baseada em Projetos.

O curso Robótica e Linguagens: Arcabouço Documental em Aprendizagem por Projetos de Robótica Educacional apresenta, através da temática da Robótica Educacional, um meio de integração dos componentes curriculares com particular enfoque na produção textual de gêneros textuais técnico-científicos. Ademais, permite mostrar ao professor como estimular os seus alunos a produzirem, no desenrolar das atividades típicas desta metodologia ativa, a documentação relativa ao transcorrer do projeto, seja a documentação técnico-acadêmica natural ao seu desenvolvimento, seja a documentação já comumente requerida como saberes curriculares da Educação Básica.

A documentação oriunda desta abordagem pedagógica, quando devidamente produzida sob a configuração dos vários gêneros textuais a ela inerentes, permite aos professores analisar, durante e posteriormente, a efetividade do desenvolvimento de saberes curriculares propostos, a partir do relacionamento sistemático e processual estabelecido entre a prática pedagógica e o desenrolar do projeto.

O forte engajamento dos alunos, como o que se dá no ambiente da prática educacional da robótica, é, portanto, uma oportunidade para tratar de gêneros e tipologias textuais de maneira autêntica e pertinente à Educação Básica.

Tendo em vista a necessidade de formação e atualização de professores que possam contribuir na criação de planos pedagógicos de integração de conteúdos curriculares capazes de contemplar novos itinerários formativos, sob as condições didáticas das metodologias ativas, propomos, como objetivo geral deste curso, o passo a passo prático da elaboração de documentação de projetos que contemplem a robótica, apresentando tanto os gêneros textuais quanto o momento oportuno em que deverá ser realizada.

Diferenciais do Curso

Este curso destaca-se dentre os demais que tratam de ensino de gêneros e tipologias textuais na Educação Básica, por atrelar a prática da elaboração textual às necessidades genuínas de documentação de projetos estruturantes de metodologias ativas.
Em particular, apresenta uma peculiar integração entre o ensino de produção textual e projetos de construção e programação de protótipos de robôs.

• Categoria: Extensão, Curso Online

Professores interessados em integrar a elaboração de gêneros textuais à implementação de projetos na Educação Básica.

• Duração: 20h
  • Local: Online