Educação Continuada

Apresentação

O curso baseia-se nas propostas atuais de integração dos componentes curriculares e justifica-se pela necessidade de formação de professores para atuarem com metodologias ativas, em especial, naquelas que decorrem do PBL (Problem Based Learning). Por partir do espaço interdisciplinar, o curso opta por abordar, a título de exemplo prático, pela introdução da temática das tecnologias emergentes (robótica e computação) sob o ponto de vista linguístico da documentação e da formulação de eixos de atividades capazes de orientar professores das diversas áreas a constituir, com a colaboração dos alunos, a documentação dos objetos de conhecimento e aprendizagem desenvolvidos durante o decorrer da execução de projetos em tecnologia.

A PUC-SP tem mostrado em sua história especial inclinação pela formação continuada para professores, buscando responder aos mais diversos desafios enfrentados pela natural adaptação da educação aos anseios sociais que se apresentam. Neste momento, em que se privilegia a integração de conteúdos curriculares, linguagens e códigos têm pertencimento tanto na área de tecnologia, como, por exemplo, no desenvolvimento de algoritmos, quanto nas humanidades, como, por exemplo, no coligir dos relatórios ou na divulgação científica. Conforme Certeau, há inequívoca dificuldade em representar as artes do fazer nas formas textuais empregadas no âmbito acadêmico. De igual maneira, Perrenaud aponta dificuldades em se realizar avaliações combinadas à prática de projetos por igual dificuldade de documentação. Desta forma, o cerne deste curso é, portanto, o entrelace entre o fazer do projeto e a produção documental que deriva dos saberes dele decorrentes.


Objetivos

Tendo em vista a necessidade de formação e atualização de professores para atuarem em planos de integração de conteúdos curriculares capazes de contemplar a temática das tecnologias emergentes, o curso visa a
- empregar um projeto de contexto específico da robótica educacional como exemplo para embasar as discussões durante o curso;
- discutir as várias metodologias ativas abarcadas em aprendizagem por projetos;
- aplicar as diferentes práticas de linguagem e sua convergência para a necessária documentação de projetos educacionais;
- analisar a relação língua/linguagem e cultura na elaboração de material didático próprio para a metodologia por projetos;
- refletir sobre o papel das tecnologias emergentes como áreas próprias para a realização interdisciplinar de conteúdos curriculares.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Online
  • Público-alvo:

    Professores de todas as áreas e interessados em conhecer processos de elaboração e documentação para projetos educacionais relacionados às tecnologias emergentes e, em especial, à robótica.

  • Duração: 40 horas
  • Local: Online
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Prof. Me. Luís Rogério da Silva

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas, mestre em Linguística Informática pelo Departamento de Linguística e Semiótica da FFLCH/USP, bacharel e licenciado em Física pelo IFUSP. É especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUCSP e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/Universidade de Irvine-California. Possui larga experiência em ensino de computação e robótica na Educação Básica, tendo sido, inclusive, Deputy Leader da delegação brasileira a representar o Brasil na International Olimpiad of Informatics em 2004 e mentor de projetos de robótica para a educação básica ganhadores de prêmios na Robocup. É diretor da Robótica Brasil; fundador e coordenador geral do TJR ? Torneio Juvenil de Robótica, do ITR ? International Tournament of Robots e da RoboLeague ? International League of Robots

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC