Educação Continuada

Psicoterapia de Adultos na Perspectiva Analítica - Jung

Aprimoramento

Esse aprimoramento oferece informações e reflexões sobre a práxis clínica na vertente da Psicologia Analítica de C. G. Jung, norteando os primeiros atendimentos do psicólogo que pretende seguir essa abordagem, possibilitando que possa usar adequadamente esses instrumentos terapêuticos como sonhos e recursos expressivos, buscando sempre investir no autoconhecimento daquele que se propõe a atender clinicamente. Sabemos que a leitura simbólica do paciente é algo que requer treino e uma formação adequada, com supervisão que exige envolvimento e comprometimento do aluno com seu processo terapêutico e prática profissional. O símbolo nos contos de fada, nos mitos, nas narrativas literárias, nas técnicas expressivas, será explorados nas supervisões.

Os psicólogos que optaram por atuar na abordagem junguiana, precisam ter conhecimento dos instrumentos que podem ser úteis no processo de atendimento clínico como análise dos sonhos, uso de recursos expressivos e leitura simbólica corporal. Todas essas técnicas necessitam de leituras de Jung e junguianos, mas também de treinamento prático para que possam aplicar nos atendimentos aquilo que estudaram e compreenderam enquanto conceitos e pesquisa. Para isso, são necessários conhecimentos teóricos e experiência prática numa formação consistente, com um exercício clínico pautado na ética e nos fundamentos da psicologia junguiana. O trabalho com sonhos, por exemplo, é considerado por Jung o meio técnico mais eficaz no acesso ao inconsciente, porém nem sempre o aluno sabe como tratar esses conteúdos que emergem espontaneamente do inconsciente numa linguagem estranha e desconhecida para a consciência.

Oferecer ao aprimorando a oportunidade do exercício da prática clínica individual, com adultos na perspectiva da psicologia analítica proposta por JUNG, dentro de uma clínica escola - Clínica Ana Maria Poppovic PUC-SP, num enfoque interdisciplinar.

Acompanhar, orientar e supervisionar o desenvolvimento da autonomia do aprimorando, buscando enfatizar que invista em sua formação pessoal ,principalmente no que se refere a atitude ética profissional e o manejo na construção do processo psicoterapêutico.

Objetivo específico

Propor uma leitura ao atendimento de adultos baseada na abordagem junguiana;
Desenvolver o hábito de anotações dos atendimentos realizados para posterior análise em supervisão;
Refletir sobre as atitudes do psicólogo no setting analítico;
Instrumentalizar e oferecer ferramentas para o manejo clínico cotidiano, a partir da vivência particular do aprimorando;
Ampliar as leituras teóricas que cada atendimento suscitará;
Compreender a psicoterapia no curso do processo de individuação;
Realizar relatórios de atendimento diários, semestrais e quando do encerramento;
Realizar uma monografia de aprimoramento em formato de artigo.

Diferenciais do curso

Como é do nosso conhecimento, em geral, os recém-formados na PUC procuram pelo aprofundamento reflexivo da prática clínica, ou seja, tanto os ex-alunos da FaCHS – PUC-SP quanto de outras instituições de ensino, buscam pela oportunidade de oferecerem e exercitarem o atendimento clínico como psicoterapeutas, nesse caso, individual para adultos na perspectiva analítica – Jung.

Também sabemos da relevante representação da PUC-SP no cenário mundial, como instituição reconhecida pela substancial carga horária em disciplinas obrigatórias e eletivas sobre a teoria de JUNG na graduação e na pós-graduação (mestrado e doutorado) ser a única no Brasil, além da reconhecida equipe de professores junguianos que a instituição congrega.

Deste modo, o COGEAE - a Clínica AMP propõe ao seu aluno que possa iniciar seus primeiros passos em atendimento clínico de forma segura, sob supervisão e indicação de subsídios teóricos adequados, refletindo sobre aspectos que não aprofundou na sua graduação, considerando em particular a prática clínica. Assim, esse curso oferta uma formação que busca aprimorar de fato o aluno para o mercado de trabalho, em um exercício profissional coerente com a abordagem pela qual optou e deve seguir de forma ética e consciente.

• Categoria: Aprimoramento

Psicólogos e médicos psiquiatras.

• Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"
  • INSCREVA-SE

Profa. Ma. Marisa V. Catta-Preta

Psicoterapeuta desde 1990. Mestrado  e doutoranda pela PUC de SP. Professora da PUC em Psicologia Analítica 1 e 2 , na graduação. Supervisora, ministra grupos de estudo em psicologia analítica e sonhos. Autora dos Livros : A noite da alma - sonhos e insônia, co-autora de Sonhos e Arte, Sonhos na Psicologia Junguiana, Jung e Saúde.

Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo